sábado, 5 de março de 2011

PORQUE DEFINHA PORTUGAL?

«Carga fiscal sobe mais em Portugal que no resto da UE. Desde 2008 que soam os alertas sobre o aumento da carga fiscal em Portugal.
Como é que o cidadão e empresas financiam o Estado? A lista de siglas de impostos é longa: IRC, IRS, ISP, ISV, IVA.... Tributação directa e indirecta que recai diariamente sobre cada contribuinte para encher os cofres estatais - que esperam embolsar mais de 34 mil milhões de euros este ano: cerca de 3.240 euros por cada português. São mais de 2.000 milhões de euros relativamente à estimativa do que os impostos terão rendido em 2010 e que vão pesar nos bolsos de quem trabalha e produz riqueza.»

UNILATERAIS OU MULTILATERAIS?

«Hoje ... analiso alguns aspectos da ida de José Sócrates a Berlim, para concluir que na União Europeia não há espaço para qualquer unilateralismo. A UE é uma Comunidade. Quando deixar de o ser acabou» Medeiros Ferreira
Que saudades de socialistas na política activa como Medeiros Ferreira e como outros políticos como Sá Carneiro, Sottomaior Cardia, Amaro da Costa, Maria de Lurdes Pintassilgo, Sousa Franco, Lucas Pires até Álvaro Cunhal.

A política tinha, de facto, outro sabor e outra dimensão.

A VERDADE DOS OUTROS QUE É A NOSSA

«O que mais chateia neste país é o excesso de produção legislativa de qualidade duvidosa. A necessidade de fazer, de reformar a reforma. Nada se sedimenta, amadurece, solidifica e no final é testado. E este mal, nas ultimas décadas agravou-se.
Vive-se num emaranhado de leis, feitas por advogados e juristas acantonados no parlamento, que servem os seus interesses e dos seus clientes, tudo congeminado naqueles naqueles mega-escritórios de advogados que abominam Marinho Pinto, e reduzem a profissão à proletarização.» Fonte: SOU CONTRAACORRENTE

ANTÓNIO SERRANO, MELHOR MINISTRO DESTE GOVERNO

Quando se junta alguém que ouve, com humildade, simplicidade e com competência a resultante é o melhor ministro deste governo: o actual ministro da Agricultura, António Serrano, bom ministro em qualquer governo partidário, um paradigma do que deve ser um governante sem teias de arrogância, do não sei ouvir, ou teias partidárias. 
E não é por ter substituído Jaime Silva, esse ministro que ofendia o pequeno écran.

SÍNDROME PATOLÓGICO FAMILIAR INSTALADO

«Sócrates e ministra da Saúde visitam hospitais em construção no Norte e no Centro do país»

 Um dos problemas da despesa pública tem a ver com esta loucura pelas visitas de inauguração e pela contínua deslocação do primeiro a todo o lado onde se coloca pedra, que se confunde com propaganda ou mesmo com grande dinâmica. Dinâmica de tempo de qualidade?
Este é aliás outro dos deficits de Portugal. Admirada por muitos a ubiquidade do Primeiro, há que pensar se esta falta de vida familiar do Primeiro é saudável para a saúde financeira e para o equilíbrio e percepção do elemento mais importante da sociedade Portuguesa: as famílias Portuguesas.
As finanças que quer equilibrar a todo o custo recorrendo ao quase exclusivo sacrifício dos Portugueses contrasta com este modo completamente inebriante e dispendioso de fazer política, jogando no sentido contrário do necessário equilíbrio saudável das famílias Portuguesas - que agradeciam reverentes que o Senhor Primeiro Ministro adorasse e praticasse o seu badalado mais socialista Nórdico modo de fazer política.
Tempos desequilibrados e loucos os que vivemos?
Talvez, ou a atracção pela engenharia de construção, mas decididamente muito caros para os bolsos dos sangrados e esbulhados Portugueses!

O PAS DE DEUX TRICHET - MERKEL

«Pois bem, há na RTP alguém que nos quer convencer que foram as declarações de Trichet ante-ontem que impediram uma descida das taxas de juro nos mercados internacionais. Era o que nos faltava, acusar Trichet para desculpar Merkel» Fonte: Córtex Cerebral, M.Ferreira
Como quase sempre Medeiros Ferreira coloca questões muito interessantes em cima da mesa, sem querer saber de trincheiras.
O "  diálogo"   Trichet - Merkel é um diálogo que não se esgota nos interesses duais das duas figuras, apesar do constructo Europeu completamente errado em termos financeiros institucionais para  uma moeda única. 
Apesar disto o anúncio de Trichet não veio na melhor altura em tempos de pressão petrolífera e de preços dos alimentos no mercado internacional. 
Mas quase que aposto que o anúncio ficar-se à por isso, ou seja por ser apenas um cartão preventivo que não vai querer atirar lenha para  a fogueira da recessão ou para a retoma tímida - segundo as capitais onde nos achemos colocados.

O NOVO PARTIDO DO PODER, O PCPBEPSPSDCDS

«Uma luta que os comunistas “sozinhos, não conseguem”.
“Valorizamos a luta dos trabalhadores, da juventude, das mulheres, dos pequenos e médios empresários, dos agricultores, do movimento sindical. Estas são as forças que comportam a mudança”, afirmou, lembrando que, na História, “quando as classes dominantes e os governantes conduziram mal o país, foi o povo português que o resgatou”.»

Num quadro democrático o PCP poderia ser uma alternativa à desilusão e à desesperança de muitos Portugueses. 
Poderia, não fosse o PCP  assumir opções de cartilha completamente erradas em termos de defesa da democracia de que se diz defensora. 
Então pode-se aceitar para quem quer defender os trabalhadores e os pequenos e médios empresários que se defenda um regime como o regime Líbio. 
É por estas e outras que  os Portugueses já não se reconhecem nestes partidos deste regime e se auto excluem da participação cívica.  
A solução era congregar apenas as proposta que cada um  tenha de melhor.
E ainda há quem ache que não há espaço para  a criação de um novo sistema político e de novos partidos mais de acordo com os desejos e os tempos.
O seu nome seria estranho e longo, qualquer coisa como PCPBEPSPSDCDS.

sexta-feira, 4 de março de 2011

MAIS 20% PARA NOS REPRESENTAREM?

Será possível que a CHAMADA classe política QUE NÃO QUER SER VIL aos olhos dos Portugueses tenha aumentado as suas próprias despesas de representação em 20%?
Neguem já, para O POVO poder ter uma réstea de esperança em Portugal.
De outro modo  não estranho o povo  pensar que sois a escumalha da Europa e de Portugal!

O PARADOXO DA PARTICIPAÇÃO

Ainda na decorrência da posta anterior, fica o paradoxo da participação. Se em muitas instâncias se considera a necessidade de participação dos Portugueses nos seus destinos, através da denominada sociedade civil, essa participação é por outro lado muito mal vista e confundida com o por mim ou contra mim dos apaniguados de qualquer coisa. 
Contrariamente à verdadeira sociedade civil que não se atem a essas lealdades, as lealdades partidárias que dão poder virtual, ou real, empregos e status para os boys, não convivem bem com a expressão livre temática dos assuntos, escrutinados ao pormenor do possível. 
Do possível, sim, dada a falta de transparência do funcionamento do Estado e de muitas das suas instituições em Portugal. 
A democracia em Portugal só funcionará em pleno, quando a razão estiver quase sempre, à semelhança do cliente que tem quase sempre razão, do lado do cidadão. Só nessa altura se poderá dizer que o dono da bola não é mais o político profissional, essa figura mítica antidemocrática, mas o cidadão - político. 

A ALARVIDADE CEGA DO EMBAIXADOR: A SUESTE O MELHOR DOS MUNDOS

Para o simpático e empático embaixador de Portugal em França questionar os juros pagos a 7% face aos 3% do FMI é alarvidade.  Vive aliás o Embaixador no melhor dos mundos, o mundo dos políticos dos factos não relevantes e desprovidos de responsabilidades.
Descontado o facto de Seixas da Costa ser para além de embaixador, militante PS, não se compreende como alguém pense que resistir a pôr as contas em dia olhando-as à lupa do FMI é negativo para Portugal.
Ou será que muita coisa se esconde por detrás do tapete, muito que não extravasa no sussurro das paredes das Necessidades? 
E ainda há quem pense que não há responsáveis em Portugal pelas alarvidades que muitos cometem contra o seu próprio povo, OU QUEM PENSE QUE A CEGUEIRA PARTIDÁRIA PARA ALÉM DE QUALQUER RAZOABILIDADE NÃO É O PIOR DOS MALES?

P.S. Nutro alguma simpatia pelas Duas ou Três coisas de Seixas da Costa, ficassem elas no limbo das Cartas familiares de França ou dos bilhetes de Paris, ao estilo de Eça. O problema, que não afunda senão parcialmente a visão de simpatia,  é que Seixas da Costa é daqueles adeptos que não consegue despir a camisola e ver o que o meu povo sofre com as aleivosias e responsabilidades dos últimos (muitos) anos (independentemente das cores dos responsáveis).
Pudesse SC ser capaz de separar as águas e seria um digno e interessante continuador, à sua dimensão, do autor da Tragédia da rua das Flores e do conde de Abranhos - mesmo se a tragédia, hoje, se desenrole mais para S. Bento.

JUROS DA DÍVIDA: A UNIÃO DESARMONIOSA

«Os juros do empréstimo do FMI à Irlanda vão cair entre 0,13 e 0,20 pontos percentuais para valores entre 3,04 e 3,85% consoante o prazo dos créditos.»
A informação e contra informação sobre os juros da dívida com a parcela de empréstimos do FMI a quedar-se nos 3% contra os 6% dos amigos da UE contra os 7% a que se financia Portugal nalguns prazos, faz arrepiar os cabelos.
O que é certo é que cada vez mais dúvidas se colocam aos Portugueses sobre esta aparente má fi(l)a de interesses pouco transparentes que se instalaram em organismos comunitários. 
A subida dos juros anunciada por Trichet é outra das estranhas notícias em ambiente de consolidação orçamental. É bom que a informação chegue límpida aos pagantes das dívidas, ou seja ao contribuinte Português e Europeu. De outro modo ficará sempre esta dúvida: quem anda a ganhar com esta União desarmoniosa?

DEMOCRACIA ESQUEMÁTICA OU DEMOCRACIA REUMÁTICA?


Quando João Paulo Guerra fala em Democracia esquemática podíamos perguntar se podia ser de outra maneira. Podia, não fosse Portugal um país onde muitos dos seus dirigentes actuais e passados terem bebido muito pouco chá quando pequenos.
A outro nível, mais Camarário, estou a lembrar-me de um composto chefe de Departamento Camarário, pai de família, sempre muito composto e sorumbático, afivelando sempre uma gravidade no perfil e na voz, compostura que já não lhe vi quando num ambiente mais informal olhando para umas moças bonitas que por ali andavam, espumando e salivando alarvemente atirou a maior atoarda ordinária que tenho memória.
É este tipo de grandes servidores da Pátria que temos, os duplos de si mesmos, os trogloditas politicamente encasacados.

NOTÍCIAS DO FMI

«O fundamental nos países afectados é «regressar ao crescimento económico», mas tal obriga a desobstruir a «criação de emprego, resolver os problemas fundamentais na economia - sejam estruturais ou financeiros - e que as finanças públicas sejam fortalecidas».

PACHECO PROTECTOR DO CONTRA

Pacheco Pereira fala em Portugal como protectorado, medidas idênticas, etc...
Mas ò Pacheco, há medidas verdadeiramente diferentes a serem tomadas. É que a diferença não se faz ao nível das elites mas ao nível da generalidade do povo Português. Cada vez mais constatamos que a geração rasca não é a que está à rasca, mas a geração do poder onde Pacheco se insere. É que Portugal se se pôs a jeito de ser um Protectorado é porque a sua elite política assim o deseja, porque não toma as medidas devidas que obviamente mais que ao povo que já está completamente estrangulado, ia tocar aos senhores do orçamento. 
Tudo passa pelo orçamento, mas o orçamento não é Portugal. O PSD pondo-se ao lado do PS na manutenção do escândalo dos rendimentos obscenos dos gestores públicos, pondo-se ao lado do PS na precariedade e na manutenção dos recibos verdes e do novo código contributivo, enquanto vemos todos os dias as empresas do PSI20 com lucros cada vez mais obscenos, está a suicidar-se como alternativa.

Quer medidas?
Campanha Nacional junto à distribuição para deixar de importar produtos alimentares e dar lugar à produção nacional. Continuar a deixar a produção sem escoamento enquanto se importam produtos não é razoável nem patriota.  Aliás qualquer governo devia tentar reverter a situação de uma distribuição cada vez mais concentrada, dando novo fôlego à pequena distribuição que cria verdadeiramente empregos auto sustentados. 

Mas há mais, nomeadamente o plafonamento imediato com efeitos retroactivos para 1500€ das reformas. Portugal não tem riqueza para sustentar reformas acima desse valor, sendo que a manutenção dessas reformas só serve uma distribuição cada vez mais injusta do rendimento.  

Outra medida a assumpção imediata do Orçamento de base zero.

É verdade também que com Passos, inexperiente, sem carisma, confuso nas suas ideias, muito à procura ainda de posicionamento perto do povo,  sem a fibra necessária de um líder experiente e empático com o povo, o PSD entrará rapidamente no plano inclinado.

Se o PSD apontasse a Primeiro Ministro Rui Rio ou mesmo A.J.Jardim, a história podia ser outra. Podia, pois outro dos grandes deficits actuais de Portugal é a credibilidade da gente que actualmente anda pela política e que se denomina pomposamente de classe política, como se a política não fosse apenas um instrumento e não uma profissão.

quinta-feira, 3 de março de 2011

EDP: OS RESULTADOS QUE NOS APAGAM

«Lucros da EDP crescem 5% para valor recorde
Resultados da eléctrica chegam aos 1.079 milhões em 2010»

É estranho não nos congratularmos por tal façanha. Mesmo que essa façanha possa esconder muito endividamento criativo ou alavancagem ao estilo de Modiglianni I ou Modiglianni II.
Excelente, ou obsceno, quando se sabe que uma parte substancial dos Portugueses vive internamente no frio do Inverno ou já quase à luz de velas.
E que uma parte substancial das PME têm de fazer o Trade OFF entre maus salários ou existência, fruto do grande sugador energético. 
Obsceno, pelo que demonstra como um monopólio nunca deve ser privatizado sem criar verdadeiras condições concorrenciais.
Portugal aparenta estar na primeira década do século XXI com condições mais gravosas do que há mais de 40 anos.
Estes resultados em vez de nos alegrarem e alumiarem a alma, só nos apagam a luz que nos devia alumiar a vida.

A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO E-LEARNING

«Comparado com o ensino à distância tradicional, o e-learning oferece ainda a hipótese de comunicar com o professor ou com os outros alunos, em fóruns de discussão online.
Por tudo isto, "o e-learning coexistirá com outras formas de ensino no futuro e poderá ajudar a reinventar o próprio ensino presencial", considera Hermínia Vilar. Na opinião de Helena Pereira, também não há dúvidas: "O futuro ensino terá certamente uma grande componente de interacções que não se vão desenrolar presencialmente".
"No caso do e-learning, o futuro já começou", conclui Paula Cristina Martins.»
Pediram-me um trabalho de investigação sobre os sistemas de ensino e aprendizagem. Está feito.
O e - learning é o futuro sendo já o presente de muitas escolas.
Dimensões comparativas maiores: a dimensão superior pedagógica e mais outras que se verão aqui brevemente.

MENSAGEM DE KHADAFI AOS SEUS IRMÃOS PORTUGUESES

A EUROPA DE SILVA PENEDA É A MINHA EUROPA

Diz Silva Peneda que a questão do crescimento e do Euro é uma questão não dos países, mas uma questão Europeia. Combater os deficits de alguns com maior recessão para os mesmos não resolve a questão dos crescimentos assimétricos e da Europa no seu conjunto.
Subscreve-se inteiramente, estando na hora de avançar para propostas concretas de maior coesão económica.
De outro modo não há futuro para o Euro e para a própria Europa.

CAETANO ELÉCTRICO: A REPLICAR PORQUE É A HORA!

Que ninguém tenha dúvidas que os Portugueses quando motivados são os melhores entre os melhores. Melhores na capacidade criativa e melhores no trabalho se bem enquadrados.  

Tendo nós terrenos agrícolas que no actual estado da arte, estufas, hidroponia, seriam capazes de alimentar todo um povo, poupando 3000 milhões de importações, e se a isso juntássemos retornando ao  transaccionável, construção naval, ferroviária e um novo conjunto de indústrias de nicho baseadas no capital conhecimento e inovação, como o Caetano eléctrico - feito e pensado em Portugal, a replicar urgentemente, não para 50 unidades produzidas ano mas para 500 unidades.

Chega pois de braços caídos, de centros comerciais, de lamúrias ou gente desaproveitada!
É a hora!

O MEU NOME É JOSÉ

Estava para aqui a pensar em como somos um país de Josés e a vaidade que o nome carrega pelo menos nos últimos séculos, pois não é possível por virtuosidade incluir o José carpinteiro da Maria. Ele é o José Sócrates, nada vaidoso como sabemos, o José Mourinho, uma parede de humildade, o José Calvário, um brinquinho, o José Hermano ou Hermano José, um rebuço passado de sensível candura e outros mais que poderiam preencher page's down's de blog. 

Ah, mas esperem lá que a patroa me chama: o José já te chamei  duas vezes para a mesa? Pois é, desculpem-me, tenho de ir, se não apanho nas orelhas!  

SOBRE A GRANDE MENTIRA DO ESGOTAMENTO DO AEROPORTO DA PORTELA

«Todas as lojas da Portela sabem pela caixa registadora que o aeroporto está praticamente às moscas fora a hora de ponta (8-9) e de semi-ponta (14-15))que tem nas 16 horas em que está aberto à circulação. Bastaria um gráfico das caixas registadores para chegar a esta conclusão insofismável, sem gastar rios de euros com consultores das confrarias do Bloco Central da Corru opção. Os jornalistas têm que começar a interrogar o pseudo-ministro Mendonça e José Sócrates sobre a mentira insistente do esgotamento da Portela.»
Claro que sobre isto pode sempre o governo de Portugal, na pessoa da DGCI, obrigar os lojistas a lançar facturas em branco todos os 15 minutos. 
Haveria sempre uma inefável cheiro a grande movimento e grande desenvolvimento! 

UNIÃO EUROPEIA UMA UNIÃO USURÁRIA?

«Merkel: Juros irlandeses têm de ser maiores que os de PortugalA chanceler alemã afirmou ontem que se o Governo irlandês pedir, o nível das taxas de juro acordadas no pacote de resgate poderá ser revisto, mas nunca poderão ser inferiores aquelas que Portugal paga.» "Se o Governo irlandês tem um problema com as taxas (...) podemos discutir. Mas há alguns padrões" a respeitar, explicou Angela Merke

Pergunta: a União europeia está pela mão da Alemanha a transformar-se numa União Usurária? Uma Europa que não admite falhas nem permite correcções?

Solidariedade regional, não?
Afinal para que serve a actual Europa? Para abrir o mercado aos produtos Alemães?

O GRANDE CHARLATÃO

Há muito pouco tempo pessoa normalmente não impressionável habituada aos corredores do poder, dizia-me que o Homem  - não,  não é o Homem de Irwing Wallace, mas um Caucasiano - impressionava pela sua assertividade e pela sua capacidade de afirmação em qualquer dificuldade e em qualquer cenário. Questão de coragem, perguntei-me.

Lembrei-me então da capacidade enorme de todos os charlatães, dessa característica indomável de perante as evidências serem capazes de traçarem destinos diferentes à medida, como os fatos e a vaidade que normalmente ostentam. Obviamente que me lembrei, mas nada a haver com a figura impressionável e recta de qualquer  primeiro, desigual entre iguais.  

OS OLHOS DA CHANCELER: A PAIXÃO PELA IMPRESSIONANTE CAPACIDADE DE AUTO SUSTENTAÇÃO

               Fonte: SIC


A dada altura da resposta de Sócrates, pensa Ângela: 

This is without no doubt, a great merchandiser or even a great marketeer! He sells enormous! Even in Arabic soil or in Lybia he sells heaters like refrigerators! Fantastic José!

NURI EL-MISMARI. RECADO AO GREGO OCIDENTAL

Tu vendedor internacional com nome de Filósofo Grego não tens vergonha? Ouviste hoje Nuri El- Mismari o chefe de protocolo do regime de Kadhafi durante mais de 35 anos que prevê um futuro negro para a Líbia com o ditador a continuar a resistir à insurreição que alastra por todo o país?

Foste tu e os teus amigos que mantiveram um regime autocrático e sanguinolento. Os interesses não justificam tudo, tu que te dizes (deixa-me gargalhar) socialista e internacionalista. Já percebemos que é assim que desgovernas o país, com uma mão no bolso e a outra com mão de Judas.

BANCOS NÃO DEFENDEM VALORES MAS INTERESSES DOS SEUS ACCIONISTAS

DE: «Bancos não defendem valores mas interesses dos seus accionistas»

Numa economia de mercado obviamente que os valores são os do mercado. O problema é quando o mercado funciona mal por sequestro do mesmo ou mesmo por sequestro dos reguladores.  Aliás a própria defesa dos interesses dos accionistas em muitas empresas em bolsa é uma falácia, pois normalmente essas empresas só defendem os interesses dos accionistas privilegiados e não o pequeno accionista a quem manipulam facilmente.

Pelo que todos já perceberam , menos o regulador da concorrência, que o problema dos preços dos combustíveis está na formação do preço dos mesmos, já que os diferentes custos e lucros das diferentes fases permitem em mercado de monopólio a sua fácil manipulação pelo incumbente. 

Interesses dos accionistas, sim, mas em mercados perfeitamente concorrenciais, não em mercados de monopólio ou em mercados onde o poder político ande interesseiramente de mão dada com o poder económico. O capitalismo dito popular tem de ser fiscalizado e recriado sob pena de servir só interesses pessoais e muito estritos.

Afinal os vícios da contingentação industrial e do modelo económico de antes do 25 de Abril, não foge muito aos vícios de um regime que os transpôs para o arco do poder e faz das ex - empresas de Estado e das sujeitas a licenciamentos, reserva de emprego para os seus apaniguados.

Isto não é uma economia de mercado, mas uma fraude generalizada de uma má democracia!

quarta-feira, 2 de março de 2011

O QUE FAZ CORRER SÓCRATES II?

Portugal consegue 'resolver os seus problemas sozinho', afirma Sócrates

 E a pergunta é: o que faz Sócrates fugir tão abertamente da entrada do rigor e controlo do FMI, não se importando minimamente de fazer o país pagar mais juros e exigir o já não passível de ser exigido ao seu povo?

E O POVO, PÁ?

«... dois povos que se complementam, os Alemães são sádicos e nós masoquistas...»

QUANDO A BUROCRACIA É SINTOMA E CAUSA DE FALTA DE DEMOCRACIA

«Começo por discordar do modo excessivo, embora brilhante, como
descreveu as burocracias. Aliás, Sr. Kafka foi um burocrata – e desse
emprego dependeu para sobreviver. É certo que a burocracia enegrece,
frequentemente, a vida de inocentes cidadãos ou empregados. É também
verdade que produziu máquinas monstruosas na Alemanha, na União
Soviética e em todo o lugar onde os desejos burocratizados do «homem
novo» imperaram. A máquina horrenda produziu o inominável – o que
mostra como o ser humano pode ser louco

Estás proibido de escrever à direita! O teu pensamento vai ser sujeito a IRS e tens de passar factura! Escreveste à direita?
Vais ser penhorado e preso!

PALAVRAS DE INGRID BETANCOURT


«... porque a política na Colômbia é manipulada, é mentirosa. Utiliza a difamação, a calúnia e não quero voltar a isso", afirmou, sublinhando que deseja que um dia, não só na Colômbia, mas no mundo inteiro, "haja a possibilidade se fazer uma política limpa"»

BOLSAS SÓ PARA INDIGENTES

«Cortes nas bolsas do ensino superior atingem até 90% dos alunos»


A EUROPA DOS DESCENDENTES DE KOHL OU BISMARK

Um dos problemas que se colocam hoje no processo de construção Europeia é saber se é possível com esta Alemanha, a Alemanha de Merkel, a Alemanha sem Kohl, a Alemanha que incorpora os traumas escondidos de derrotas consecutivas e enxovalhos à sua grandeza Bismarkiana, se é possível uma Europa solidária. 

O processo de construção Europeu pode ser aprofundado até à quase federalização se nunca esquecer a especificidade dos povos.

A subsidiariedade não pode ser tomada por "granted" no vocabulário Germanófilo. O Anschluss Germânico nunca poderá passar das portas de Viena!

SÓCRATES AO BEIJA MÃO

"  Faremos... faremos? farei! tudo o necessário para colocar o défice nos 4,3%. E tudo significa manter a despesa com os amigos que me mantêm no púlpito do partido, construir o TGV para o Coelho, mesmo que para isso tenha de tirar subsídio de Natal aos Portugueses, aumentar o IVA para 25%, reformar a lei do arrendamento colocando centenas de milhar de velhos a viver debaixo das pontes, ... 
Tudo, tudo, pela minha sobrevivência política e quem sabe qualquer outra que esteja debaixo de olho do poder judicial.
É que eu não sou Claudius, mas Sócrates, com um S de Sousa no fim!"

terça-feira, 1 de março de 2011

O RESULTADO DA PRIVATIZAÇÃO DOS MONOPÓLIOS: A ESCRAVIDÃO!

Apesar dos lucros acrescidos da EDP o que acham os Portugueses da mesma.

«Uma das empresa mais endividadas do país que suga diariamente milhões de euros dos consumidores e empresas portuguesas reduzindo o poder de compra dos primeiros e a competitividade dos segundos. Esta empresa e outras que vivem no limbo entre coisa pública e coisa privada são uma das causas do nosso atraso estrutural face à Europa» 
 «Empresas e famílias na falência para pagar ao monopólio.» 
«Isto começa a ser um embaraço ver os sectores energético, comunicações, bancário e seguradoras com lucros pornográficos quando os pagantes tem dificuldade em pagar estes serviços essenciais. Aonde vamos parar?»

O RESULTADO DA INDIFERENÇA


'Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam'. (Edmund Burke)

EU VALTER: O HUMANO VALTER

«As novas regras de atribuição do subsídio determinam a obrigatoriedade, durante os primeiros 12 meses de desemprego, de aceitação de um trabalho que ofereça um salário 10% superior ao subsídio de desemprego mas, a partir do terceiro mês, a lei considera emprego conveniente o correspondente a um salário de valor igual ao subsídio.
«Não consigo perceber que alguém ache que os desempregados, quando lhes é oferecido um emprego, possam recusar», afirmou o governante.»
É por não perceberem nada que estes " senhores"  têm de ser rapidamente apeados e legalmente perseguidos pelas malfeitorias que andaram a fazer. 

ANNIE E JANE

Duas mortes neste dia, duas sensações de tristeza não só para os cinéfilos mas para os cidadãos do mundo. 
Annie Girardot e Jane Russel. 
Hoje o mundo fica menos bonito.

SOCIEDADE CIVIL VERSUS SOCIEDADE DE BOYS

«Portugal, jamais conseguirá baixar o défice para 4,6% em 2011, se o Estado não começar realmente a emagrecer. Existem milhares de institutos, fundações, empresas públicas com prejuízos de milhões de euros por ano e que não são vitais para a economia, que deviam fechar urgentemente, e que apenas servem para dar tacho aos boys PS.
Se estes organismos públicos fechassem portas, o problema do défice português estava resolvido, e não seria necessário sacrificar ainda mais os contribuintes. É um crime o governo pedir mais sacrificíos aos portugueses por causa do défice e da crise, e continuar a manter as mordomias de milhares de boys que se alimentam de um povo e país falido.»
Esta dicotomia é grave e está em cima da mesa com o levantamento da comodista sociedade civil, estrangulada e sem ar.
Quem lhe tirou o ar não sabe paradoxalmente o mal que lhe faz nem o bem que lhe fará.
Mas quem a colocou em cima da mesa? Os cidadãos não representados, ou os partidos políticos que sequestraram para si a política?

DOCES DIKTATS

"O mundo é como um livro. Quem nunca viaja, não passa da primeira página e vê apenas uma das suas facetas"

E O SEGREDO ESTÁ NOS OLHOS

Quando Sócrates cair poderei ufanar-me. Eu bem avisei e logo ao segundo dia. É que o segredo está em olhar nos olhos. Os olhos não traem e mostram a alma despida e mesmo que se vistam de jargões, as mentiras dançam à superfície traídas por estranhos espasmos que não nos deixam adormecer em ilusões de encobertos Dons Sebastiões.

ECOA AQUI O OCHOA E ECOA MUITO BEM

E ASSIM VAI PORTUGAL, AFUNDANDO-SE

«Moradores e comerciantes do centro histórico de Sintra estão indignados com as ações fiscalizadoras da Policia Municipal e da empresa municipal que gere o estacionamento, contestando a "caça à multa" e o recente bloqueio de viaturas»
Criar empresas para exportar para enriquecer os cofres do Estado por via dos impostos, não!
É preferível criar empresas desqualificadas e parasitas com o hipócrita argumento que é para disciplinar o estacionamento público.
Pobres políticos de vistas curtas e mão quente!

POBRE LÍNGUA

Nem à língua deram uma hipótese!
Estava eu posto em sossego de meus maduros dias posto em sossego quando o Bom Português disparou: de acordo com o novo acordo ortográfico vêem passa a escrever-se veem. Veem, veeeeeeeeem,  mas que raio... Conseguem ler esta forma cada vez mais empobrecedora e não diferenciadora da língua? Estava linda Inês posta em sossego de seus verdes anos colhendo doice fruito... 

OS DONOS DA CRISE

Um dos problemas mais graves da sociedade actual é que o polvo de que fala Jardim tudo faz para sobreviver. 
Acolitados em fundações, empresas municipais, empresas estatais em barda, o polvo funciona no inverso da crise. 
Há crise? Então nós que somos os "donos da bola" não ajustamos para baixo os preços de todos os serviços e taxas que dominamos. Há crise, as águas de Portugal triplicam o preço das coimas se falhar o pagamento no dia. Há crise, manda-se a polícia cobrar multas por tudo e por nada. Há crise, aumenta-se a taxa do áudio visual para manter uma empresa em mercado putativamente concorrencial para manter um canal Partido. Há crise retira-se aos explorados recibos verdes quase todo o rendimento via contribuições para a SS, para manter os reformados dourados do regime, em vez de limitar todos a uma reforma com plafond de 1500€.
Se há crise, não tenhamos dúvidas que ela assenta nos Donos da Crise, essa mole enorme de gente que atropela todos para manter os privilégios de uma elite foleira convencida que é nobreza de Estado.

ALBERTO JOÃO: A VERDADE DA VERDADE OU O POLVO SOCRÁTICO

«A razão por que o Governo quer agora lançar mais medidas para penalizar os portugueses é para manter este Estado polvo, este Estado ladrão, onde estão os «boys» do partido socialista e portanto não se corta no Estado, vai-se carregando nas pessoas, com mais sacrifícios», disse Jardim.

O social-democrata considerou ainda que mais medidas são «inaceitáveis» e uma intervenção internacional acabará por acontecer. «O povo não aguenta mais peso em cima de si. Mais cedo ou mais tarde nós vamos estar sujeitos a uma intervenção internacional. É escusado o Governo estar a fazer todas estas fitas, por que é inevitável uma intervenção internacional».
Durante anos fez-se de AJJ um canalha que governava a Madeira ao estilo Bocassa. 

Mas AJJ, o mito, é mais do que isso, ou não é verdadeiramente isso. 

É talvez um dos únicos verdadeiros políticos que vê a política metendo-se na pele do povo, bem melhor do que aqueles políticos que se metem na pele do polvo. 

E o povo vai "agentando". Até ao dia que diz basta de vestir a pele do cordeiro!

PRÓS E PRECÁRIOS

No final do Prós e Contras que a dado momento mais parecia um combate de gerações e como estão irritadas as novas gerações (com muita razão), ouviu-se um grito de alarme pela comparação da situação no Egipto e Países Arábes com Portugal. 

«É que Portugal é uma sociedade democrática, sem elites corruptas.» Aí é que eu me engasguei, enquanto olhava para o Tridente a sair a barra de Lisboa. Só me apeteceu na altura pegar no livro de recibos verdes  e aproveitá-los da melhor maneira na divisão menos asséptica da casa. Mas afinal para que servem os recibos verdes? Mas afinal porque existem já tantos recibos verdes em gerações menos maduras? Mas afinal porque estão as gerações mais novas à rasca?
Talvez porque se sentem politicamente bloqueadas e economicamente exploradas, carne para canhão dadas  a sacrifício pelos seus pais como numa qualquer imolação Inca. 

Talvez, digo eu! Talvez, porque tenho a certeza!

LEI DO ARRENDAMENTO

Perpassa na sociedade Portuguesa  a ideia pouco saudável que todos os males estão na actual lei da renda.
Cuidado com a lei do arrendamento que Sócrates se prepara para contrariar na sua anterior assumpção. 
O trânsfuga que ontem dizia que a alteração só causaria mais desigualdade social, amanhã dirá o seu contrário pregando mais um prego nos miseráveis reformados. 
É que a um Estado que deixou de ser social, não se injecte a ideia que vamos colocar a viver debaixo das pontes os milhões de reformados que já nem a água conseguem pagar. 
Ou então é para facilitar a recolha dos velhos que em vez de morrerem em casas geladas, passam a morrer na rua e a serem recolhidos na hora pelos camiões do lixo. 
Neste último caso que se coloquem então ao lado dos pilhões ou dos vidrões, contentores de defuntos, para se poder reciclar em sabões os nossos defuntos.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MAIS ANEDOTÁRIO PORTUGUÊS

«...isto de ter um esquentador como presidente do Eurogrupo deixa-me angustiado...» JUNKER

TIME TO RETHINK EU

«O ministro das Finanças da Alemanha defendeu a aplicação dos valores de mercado às taxas de juro para os empréstimos à Grécia e à Irlanda, rejeitando fazer cedências que beneficiem os países em maiores dificuldades orçamentais».
Para qualquer especialista da construção Europeia a posição da Alemanha é incomprensível e não se coaduna com os princípios orientadores da União Europeia. Solidariedade e alturas extraordinárias exigem medidas extraordinárias. 
É o ex-Leste Alemão a falar ou o Oeste que deitou o muro abaixo a falar?

Não podendo ficar reféns de uma Alemanha que se quer dona da Europa, será tempo de repensar o nosso posicionamento no Euro (mesmo com as dificuldades inerentes) e na própria UE. Afinal não nos falta espaço para cá do Oceano, nem nos faltam cada vez mais a capacidade inventora dos Portugueses numa cada vez maior capacidade de criação científica. Sofreremos mas saíremos mais  fortes se impusermos aos partidos uma nova visão não despesista  de Portugal e um novo assomo de participação da sociedade civil extra-partidos.

O que pensaria a Alemanha de ter de pagar novamente taxas alfandegárias aos seus produtos no espaço extra-Schengen?
Nunca pensei assistir outra vez a esta incapacidade Alemã Bismarkiana de pensar  "  out of the box "    da sua rigidez e dos seus tiques centenários! Os povos do Sul da Europa já receberam a mensagem! 

SECRETÁRIO DE ESTADO COM SENTIDO DEMOCRÁTICO

«O secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, defendeu uma nova lei eleitoral com criação de círculos uninominais nas eleições para a Assembleia da República.»

ANEDOTÁRIO NACIONAL

«- Diz o inglês:
Tivemos um fulano que foi atropelado e a única coisa intacta que tínhamos era o seu dedo mindinho. Pois, a nossa equipa conseguiu, pelo DNA refazer a mão, um novo braço, um novo corpo!
O paciente ficou tão capacitado que ao ter alta, tirou o emprego de cinco pessoas!
- Isso não é nada! - Diz o americano:
Nós tivemos o caso de um operário que caiu no reactor atómico de uma central nuclear!
A única coisa que sobrou dele foi um cabelo. Pois pelo DNA dele conseguimos reconstituir completamente todo o seu corpo. Depois de ter alta, esse paciente mostrou-se tão eficiente que cinquenta pessoas perderam o emprego!
O português pede a palavra:
O caso que vou contar é muito mais interessante:
Um dia em que eu estava a andar pelo hospital senti o cheiro dum peido.
Imediatamente, capturei-o num saco que levei até ao laboratório.
Chamei a minha equipe e começamos a trabalhar.
Primeiro, a partir do peido, fizemos um ânus, em seguida reconstituímos o intestino, e depois, pouco a pouco, todo o corpo e por fim o cérebro.
O projecto desta criatura foi chamado José Sócrates e está a ter um desempenho tão fantástico que centenas de milhar de pessoas já perderam o emprego!!!»

PERDIDO EM CASA


Na linha da sapiência de Lula falta o essencial: cortar empresas públicas, contrair administrações públicas, plafonar ordenados de gestores e cortar com toda a austeridade que rima com mais aumentos de impostos, cortes em ordenados baixos, aumento de taxas, multas, penalizações, ...

O QUE PENSAM OS PORTUGUESES 20110228

«...transferir as consequências das insuficiências e das incompetências do Estado para as Empresas é tão criminoso como um cidadão fugir aos impostos...»

ASSOMO DE CORAGEM!

DA SÉRIE ESQUECI-ME QUE FUI E SOU MINISTRO

«Não é sustentável viver na base do endividamento»
Ministro das Finanças culpa «historial de crédito fácil e barato» pela situação actual do país»

Mas continuam a insistir nos salários esplendorosos dos gestores públicos?!
Como é fácil dizer-se uma coisa e fazer o seu contrário?
Ou Teixeira é apenas um mordomo de Sócrates?

...E NÃO APRENDERAM NADA!

«Elisa Ferreira: “Não houve em 2008 uma opção súbita dos Estados – Portugal inclusive – pelo sobre-endividamento”»

Pois não! Houve foi uma enorme falta de atenção aos desequilíbrios!

É que governar não é gastar aquilo que se não tem, esperando que a factura nunca seja cobrada! 

Nem criar um Estado policial de taxas em barda e multas brutais por atrasos e por tudo e por nada, gerando o maior big brother da história, bem mais violentador que o Estado autocrático do Estado Novo. 

Mudam-se os regimes, mas ficam os tiques. 

Estes socialistas brincarão sempre aos monopólios com o dinheiro, o suor e o estertor do povo, em nome de uma justiça social que na realidade agravam, sendo responsáveis pela maior expatriação da história Portuguesa quase em linha com a guerra colonial dos anos 60 e 70.

QUINTUS: SUBSCREVE-SE E RECOMENDA-SE ESTE ARTIGO

» O euro encontra-se no epicentro da atual crise precisamente porque é uma irracionalidade: uma moeda única para economias imensamente díspares. Esta irracionalidade é a causa pela qual os especuladores assentaram baterias contra os países mais periféricos e com economias menos competitivas. A atual (e incurável) Crise do Euro decorre de a moeda ter sido adotada antes de existir a mínima harmonização dos sistemas fiscais, dos níveis salariais e dos padrões de produção e consumo. Perante um conjunto tão dispare de situações económicas, pretender estabelecer uma “moeda única” só poderia ser um disparate com as consequências que hoje estão à vista de todos: uma periferia hiperconsumista e um centro produtor e credor que agora exige os juros de uma política de décadas de destruição dos setores produtivos em trocas de subsidiarização.
O euro é uma moeda artificial. Foi forjada a partir de uma determinação política, para erguer uma União Europeia a partir de um alicerce económico. Não poderia jamais acomodar realidades económicas muito diversas, que tinham todo um mundo de riqueza, produtividade e rendimentos separando-os… Para colocar todos os membros da União Europeia num único saco de gatos, tentou conciliar-se o inconciliável. Colocados perante tamanho imperativo, os pequenos e periféricos julgaram-se subitamente ricos e entraram numa espiral de endividamento crescente e explosivo – a prazo – que hoje os coloca à beira da Bancarrota. Os país com economias onde o setor produtivo era mais forte (como a Alemanha e França) passaram pelo Euro com relativo à vontade, porque continuaram a exportar para os países periféricos, mas estes entraram num aumento de dívida descontrolado.

ESTADO TERMINAL: GAME OVER PARA TEIXEIRA E SÓCRATES

A postagem anterior feita de um comentário de um Português anónimo em S. Paulo, Brasil, possivelmente um dos que se teve de expatriar para fugir à aniquilação pessoal, de um Estado que tornou os Portugueses seus escravos, dá uma verdadeira dimensão do pântano a que nos atirou este governo de incompetentes e lunáticos.

Tendo governado Portugal sem se preocupar minimamente com os desequilíbrios da economia Portuguesa, gastando à tripa forra sem se preocupar com a criação de almofadas para tempos difíceis, este governo teve no entanto o seu maior pecado capital na construção de um espartilho fiscal que já fazia antever isto. 

Sem concorrência fiscal e sem margem para o empreendedorismo não há país que resista a seis anos de governação de esbulho e inquisição fiscal em nome da manutenção de insuportável nível de despesa. 

Sócrates e Teixeira comportaram-se como o homem do fraque que a todos a vida penhora, com o único objectivo de manter um Estado irreal cuja despesa mata a montante a sua própria criação de riqueza. 

Hoje todos os Portugueses sentem que essa espada de Dâmocles que está sempre uns centímetros apenas das suas cabeças, tem apenas como resultante e resposta o encolher e a queda de braços. 

Trabalhar para quê se o Estado não tem limites ao esbulho e à pilhagem das suas vidas?  

O QUE PENSAM OS PORTUGUESES DO MEDÍOCRE TEIXEIRA

«Este senhor devia ter vergonha do resultado económico a que deixou conduziu Portugal, este Sr. é o pior Ministro das Finanças desde a Fundação da Nacionalidade, não admira também foi a 4ª escolha, este sr comportou-se como um simples tesoureiro de uma qualquer Repartição Pública, recebe a ordem e dá o dinheiro ou paga os recibos, nunca teve a coragem de dizer "não deixo gastar mais do que o que temos," O MINISTRO DAS FINANÇAS SOU EU", tal como fez o anterior, foi o grande obreiro do linchamento económico do povo, deve ser judicialmente responsabilizado pela gestão danosa da coisa pública, da humilhação internacional a que conduziu o pais e o seu povo, sempre se enganou nas contas ou porque não sabe, se calhar o seu curriculum nem é tão bom, ou porque simplesmente quer ser ministro a qualquer preço mesmo que seja a fome do povo»

domingo, 27 de fevereiro de 2011

JOSHUA E O PERFUME SOCRÁTICO

«Estou a ver, pela SICN, um coiso acossado, repleto de raivas e novos slogans, «células estaminais»; «igualdade»; «por um País mais próspero»«Porque eles querem privatizar». Gagueja, sibila, atropela as sílabas, pantomina, gesticula, ginga, joga, abre as asas, esganiça, dramatiza, faz esgares rasgados como sorrisos de crocodilo. Alguém lhe explique que «célere» é igual a «rápido». Uma tempestade de demagogia este Sócrates, no seu reduto de parlapatice. «Eu acho», diz ele. «O Estado e o Estado e o Estado». «Eles têm uma agenda ideológica». Há qualquer coisa de infinita e criminosamente desfasado da realidade neste cromo que não se enxerga e na sua frenética «moção global estratégica nacional»Bom apetite para ela, otários! É grande a comédia da palavra esgrimida pelo Khadafiócrates local cujo valor é o mais absoluto zero. A fealdade moral e política está toda lá: todo o socratismo é ultradireita, castração, mentira por grosso. «Viva o Partido Socialista! Viva o PS!», diz ele. Deus tenha piedade de nós.»
Ainda há quem se bata, quem não se deixe enganar pela vil miséria que o "pantomineiro" espalha, qual Rita Lee a lançar perfume, enquanto destrói as colheitas e o fulgor e o orgulho de ser Português. 
Em todos os tempos devia haver uma Alta Autoridade Nacional para a "pantominice", feita de muito de nós, os que não se deixam roer pela fanfarronice ou pelo dislate grandiloquente  irreal, os que não vivem de lealdades, mas de cada um dos sinais, sejam de esquerda ou de direita, chamem-se apenas falta de carácter, de interesse comum ou de verdade. 

Joshuaquim é um desses, um verdadeiro guardião denunciador dos "trolhas" delirantes que reencarnam em corpos humanóides mas não humanitários e que nos destroem a vontade de viver em harmonia, felicidade e paz.   

VARYAG E O CAPITALISMO

«They are no doubt financing their new carrier with the profits from selling us the products that we used to manufacture in this country until corporate greed moved all our manufacturing jobs overseas. Oh, by the way, the execs all got bonuses for that. Can you say treason?»
Esta notícia sobre a reconstrução pela China do ex porta aviões soviético Varyag é interessantíssima porque revela através de um comentador anónimo Americano aquilo que muitos pensam mas poucos falam.

É que as corporações continuam, mau grado muitos pensarem que já não faz sentido a análise profunda de um certo capitalismo, a serem por interesse próprio e pouco das comunidades, os coveiros dos interesses da maioria. 

Tal aconteceu com as grandes corporações que pagarão, parafraseando Jerónimo de Sousa, com língua de palmo, o terem deslocalizados todas as suas produções para a China à procura de maiores margens de lucro, escolhendo um país a quem falta o maior dos bens, a democracia. 

Quando a China começar a projectar já não apenas o seu poderior económico, mas o seu poderio militar, será por certo muito tarde para as democracias acordarem, democracias que têm os seus pontas de lança que marcam na própria baliza, as greed corporations! 

A Europa que o diga com as corporações Alemãs que fizeram o favor de destruir o projecto social Europeu e que tudo fazem para destruir o processo de União Europeia!   

TAP A PRÓXIMA LATAM DA EUROPA

Sócrates, o socialista de lata, prepara a toda a força a venda de parte da TAP (mesmo que em sede de PS  aponte esse dislate  aos seus adversários: «Porque eles querem privatizar».  Numa altura em que a TAP começa a mostrar resultados de EBIT positivos, Sócrates quer alienar mais uma jóia da coroa Portuguesa. A quem? À Latam, fusão da LAN Chilena com a TAM. Companhia Brasileira que está nas mãos familiares e que não tem mantido por muito anos empresas de transporte aéreo, bem ao modo da defunta AIRLUXOR.

Depois de endividar Portugal até à quase bancarrota, Sócrates, o grande amigo de Khadafi, de Chavéz e de outros delirantes mundiais, desfaz-se das jóias dos Portugueses que nos garantiam alguma independência e imagem externa. Tudo a bem da sua sobrevivência e a mal de Portugal. Só os acréscimos dos juros da dívida que sobem retumbantemente, por falta de confiança e crédito em governações tais, dariam para pagar uma TAP quase todos os anos. 

Ao contrário de qualquer gestor que destrói valor, Sócrates mantêm-se no entanto a governar, não nos deixando governar a nós próprio, muito satisfeito como os seus resultados miseráveis. O seu discurso estratégico de recandidatura no PS mostra-o como um homem perigoso, delirante, sem remorsos nem rebuços de consciência, capaz no entanto de lealdades cegas. Na história  da humanidade, homens como este levaram povos à miséria e à desgraça, mau grado durante um grande período quase todos terem enganado com os seus quilos de energia delirante.
 
Visão estratégica, 0, Socialismo, 0! Que miséria havia de acontecer a Portugal no século XXI e que impressionante e delirante energético miserável havia de contaminar Portugal! Culpa de quem? De nós, os da maioria silenciosa, que ainda não o encostámos a um canto com uma reprimenda e um energético puxão de orelhas igual à sua incomensurável lata, de Latam, da Europa!