sábado, 11 de junho de 2011

EX MINISTROS SEM OPORTUNIDADES

«Ex-governantes ocupam um terço da bancada do PS»

Pobre democracia esta, a democracia dos funcionários sem qualificações para o mercado de trabalho. Talvez por isso a importância para eles das novas oportunidades.  Profissão Tipo: filósofo; actividades profissionais Tipo (a bem da nação, não a mal do orçamento e do peso para a sociedade civil: funcionário do partido, ...

Esta a Pátria nossa, politicamente funcionalizada!

MARIA DE BELÉM: CONSELHO SÁBIO!

«No entanto, e sem referir o nome de Sócrates, lamentou a existência dos chamados yes men. «Há uma tendência muito grande para quando as pessoas são ganhadoras reunirem à sua volta um conjunto de pessoas que lhes dizem que está tudo bem (...) A governação é tão pesada que as pessoas não conseguem perceber que os subservientes nunca são bons conselheiros. Normalmente são perniciosos».
Quando um líder é concentracionista a sua voz torna-a um eco. Um eco repetido mil vezes pelos eunucos, homens e mulheres subservientes ao líder, verdadeiros amigos da onça do mesmo.

É que mais do que querer ouvir a sua voz, o líder democrático tem de ouvir a voz de outras límpidas e não subservientes consciências (sob pena de viver num mundo virtual e com resultados perniciosos por acções baseadas em más avaliações). Mesmo que lhe pese!

MASSANO CARDOSO A LEMBRAR ADOLFO COELHO, O NOSSO TORGA

Massano Cardoso é um médico poeta e escritor que só se pode apreciar. Muitos médicos tem esta "coisa boa" de ao se confrontarem com a pequenez do homem face à vida e à morte, destilarem humanidade e sentido de relatividade, sendo monumentos rochosos contra a vaidade, a luxúria, o egocentrismo e o novo riquismo.  Face aos nossos medos, ansiedades, receios, saúde e doença, vale a pena perceber o que lhes vai na alma, tal o sentido da efemeridade da vida. Vale a pena ler o seu Pessoa Com Doença, no blog da república que há-de nascer: o quarta república. Fala ele da confusão e dos termos médicos que se instalam no espaço público, quando se digladiam muitos galos para o mesmo poleiro.    

O problema é quando a aparência de esquizofrenia invade o espaço público. Não sendo médico, mas tendo um certo sentido para as soft competencies, tão diferentes das hard que qualificam, a minha dúvida fica em saber se o diagnóstico de tal doença não é passível de ser diagnosticado no espaço público? Ah, pudesse eu ser médico não de esqueletos, de dentisteria ou de outros quaisquer tecidos moles, mas do tecido da psique e jogaria quase todos os dias em frente à TV ao jogo da verdade e consequência pelos olhares, trejeitos, espasmos que indiciam (indiciam?) esquizofrenia, bipolaridade, ansiedade, delírio... ou a pior de todas as doenças, a falta de humanidade e de sentido de si e de nós.

O PODER PROVINCIANO E A REPRESENTATIVIDADE DA TRETA

Neste tempo de aperto um problema sobreleva de todos os outros: a representatividade!

A representatividade é amiga da abstenção, do país vagamente democrático, do país que se mantêm fiel a si mesmo, o país dos iluminados -  que não dos iluministas.

Alguma coisa mudou com estas eleições? Sentes-te mais representado por a horda de senhores que irão para o Parlamento, muitos dos quais aquecerão o seu aconchego em horas apenas de formalismos barrocos e bacocos?

Não! Enganem-se pois, ò funcionários, de nós outros, que é isso que vocês sóis e nada mais.

Adorei as últimas anedotas do sr. Presidente da República, tão cheias de um sem graça que nos faz revirar o olhar para o lado ruborizados e incomodados de tal monarca. Sr. Presidente, tenho por si simpatia, mas não precisa de justificar essa falta de jeito de ser popular, nem do engasgar do pão de ló. Está esquecido de quantos de nós já não nos enganámos a comer pão de ló, mordendo a língua, com vontade de morder interlocutores. Deixem-nos em paz!

Quando é que Portugal deixa de ter a nos representar os provincianos de nós mesmos? 

sexta-feira, 10 de junho de 2011

OBRIGADO, ANTÓNIO BARRETO

António Barreto é talvez um dos únicos verdadeiros patriotas nacionais, que põe à frente dos seus interesses particulares os interesses do país. 

Portas gostou e está nas suas mãos corporizar o que Barreto disse. É que o povo Português está farto de muitas destas figuras execráveis do fazem o que digo não façam o que faço e já não há mais margem para o penalizar sob pena do próximo futuro transformar muito rapidamente o bestial em besta. 

E que Passos não se esqueça que não foi só a ele que o povo Português deu o seu voto, mas foi a urgência de correr com o maior inimigo dentro de portas da história Portuguesa: o sr. Sócrates!Está nas suas mãos repor a ordem ética, sem penalizar aqueles que já não têm sangue para dar a Portugal! 

     Obrigado António Barreto!
Reconheço em si um dos poucos homens grandes deste país. Como homem grande que sou também (em altura) e guiando-me apenas por ética e solidariedade sem santidade,mas com um imenso respeito pelo outro, concluo que nós os homens altos temos esta "mania" de não nos precisarmos de afirmar pelo poder, pela idolatração e pela pequenez dos nossos afectos passados. Nem nos deixarmos comprar ou vender!
Que as suas palavras não fiquem esquecidas. É que o povo Português neste tempo de dificuldades de que muitos não são responsáveis (pelo menos directos) não aguentará mais simultâneos apertos e sinecuras. Como licenciado e mestre que poderia pelo menos ensinar aos mais novos a arte de ser honesto e comportar-se com carácter, estou perto de ter de abandonar o meu país pelo espartilho que este país colocou aos empreendedores. Tenho pena, mas já me faltam as forças para viver num sítio tão cinzento, com tanta falta de justiça, de inteligência e tão cheio de bipolarismo e esquizofrenia que a todos afecta. Sou dos que penso que Portugal fluiria melhor sem quaisquer governos, reguladores sequestrados, poderes amordaçados. Momentaneamente a mordaça claustrofóbica aliviou, será que por muito tempo? Resta-nos, você, meu amigo, um Português de P grande! 

A HERANÇA DE SÓCRATES

«Empresas insolventes: número está a aumentar
Pode conhecer em detalhe as zonas e as empresas que estão na lista negra das estatísticas»

quinta-feira, 9 de junho de 2011

NA DOENÇA E NO PODER

O estudo de David Owen, na Doença e no Poder, demonstra e confere com a nossa percepção e experiência como o poder dentro da forma como se faz política nos países menos a Norte, tem consequências devastadoras para os representados. Hipótese demonstrada!
«Tudo começa ao atingirem um certo ponto da carreira, a partir da qual, mesmo que duvidem da sua real capacidade para a tarefa, os elogios dos que estão à sua volta fazem-nos ultrapassar a desconfiança em si próprios, criando rapidamente um estatuto para si de invencibilidade e de serem indispensáveis ao país.
A espiral de autoconvencimento em que estes políticos entram só termina com o seu próprio fracasso. O processo é simples. Quem se opõe às suas ideias e projectos torna-se um inimigo e o político passa a suspeitar de razões inexplicadas por trás de qualquer crítica. O passo seguinte é afastar-se da realidade

FITCH: PERSONA NO GRATA!


«Fitch ameaça rating de Portugal
Caso a Grécia entre em incumprimento, Portugal e Irlanda também pode sofrer revisões»


Estes tipos da Fitch e apaniguados estão a exagerar e deviam ser considerados personas no gratas na Europa. 
Manipulam  a seu belo prazer ou seja ao prazer dos seus masters.
Quem trava a Fitch e companhia?

MENTIRA, DIZ SÓCRATES

«Num breve comunicado de duas linhas, o gabinete do primeiro-ministro diz que a notícia «é falsa». A notícia foi avançada esta manhã pelo «Sol», que cita fontes próximas do Governo brasileiro.»

PR PERGUNTA AOS PORTUGUESES SE SE QUEREM CURAR DA DOENÇA: SIM SE NÃO MATAREM OS INFECTADOS!

A doença que Portugal tem não foi transmitida pela grande maioria dos Portugueses, pelo que não parece justo querer imputá-la a todos. 

Ou não sr. PR?

VIRGENS POLÍTICAS

«Em causa está o alegado crime de ofensa à honra do Presidente da República, numa afirmação sobre o discurso da vitória de Cavaco Silva, na coluna 'Sobe e Desce' da "Sábado".
"Tal como Fátima Felgueiras e Isaltino Morais, Cavaco Silva acha que uma vitória eleitoral elimina todas as dúvidas sobre negócios que surgem nas campanhas", escreveu Miguel Pinheiro na edição da revista de 27 de Janeiro.»
Se isto foi o que o articulista referenciou e foi levado ao sim da continuação do processo por parte de Cavaco Silva, Cavaco está a prestar um mau serviço ao país.
Os poderes públicos tem de uma vez por todas de se deixar do efeito virgem ofendida. 

O que será de nós, pobres Portugueses, os que paguem mas que não querem que bufem, já fartos de ver um senhor chamado Isaltino a gozar com o pagode há anos sem uma beliscadura?

É que é tempo desta geração de políticos perceber que umas eleições não lhes dá um salvo conduto infinito ou um silêncio sepulcral eterno sob as suas acções. Que pobre democracia esta, que só se pode dizer cobras e lagartos dos políticos no remanso do lar.  E ainda fala Cavaco na qualidade da democracia em contraponto ao povo que fala na qualidade destes muito maus políticos. 

MANUEL MARIA CARRILHO E A MÁ MOEDA HERANÇA DE SÓCRATES

«Mas pode haver solução, se se concretizar um tempo de «debate e de balanço». Neste sentido, «o PS precisa, antes de regressar ao combate político, de dar ao País um forte sinal político, mas também ético, feito de humildade e de verdade». Será, por isso, «o maior e o mais imediato desafio da sua próxima liderança».

Carrilho tem se afirmado como um valor Seguro para o partido. 
Queira o Partido afastar a herança de arrogância e falta de compromisso com a sociedade civil.

O SR SEGURO E O SR ASSIS

Com o afastamento de Sócrates, a sua sucessão começa a ser equacionada. 
Com a candidatura de SEGURO, que pessoalmente CAUSA VOSSA aplaude, pela correcção que sempre pautou na relação com os cidadãos outra de continuidade se posiciona agora. A de ASSIS!

ASSIS que sempre apoiou  Sócrates naquela forma irritante de ultrapassagem do líder nas suas decisões mais polémicas, no seguidismo irracional e reverente do líder,  o ASSIS da continuidade  e do núcleo duro dos grandes responsáveis pelo estado de bancarrota do país, o ASSIS da filosofia, o ASSIS dos amigos de Sócrates, o ASSIS que preparará o regresso de Sócrates à Presidência da República. 

Porque será que os políticos filósofos são sempre os mais inflamados, voz do dono e radicais tribunos?

O EFEITO ASAE NO TECIDO EMPRESARIAL PORTUGUÊS

  • Aliás seria importante avaliar qual o custo da actuação da ASAE no tecido económico e na criação de desemprego. Não me causaria estranheza se o resultado fosse deveras assustador, pois só os 40.000 restaurantes que anunciaram pretender encerrar equivalerão a uns 150.000 desempregados.Conheço algumas pessoas nestas condições que, por sua iniciativa e risco abriram pequenos negócios. Todos, sem excepção, foram liquidados pela ASAE, a pretexto de pequenos detalhes sem qualquer valor operacional. 
  • Hoje em dia ser um pequeno empresário equivale a por a cabeça no cepo à espera do golpe dos novos carrascos. Para um projecto deste tipo poder ter alguma validade o novo governo terá que mudar algumas leis e explicar à ASAE que tem um papel social a cumprir e não apenas punitivo e destrutivo. Estamos num país que precisa desesperadamente de gerar riqueza e não numa guerra contra os pequenos empresários. O que tem sucedido tem custos importantes na questão económica e na paz social de um país que só por si já tem suficientes dificuldades para resolver. Fica o Alerta.
Sempre achei que a actuação desproporcionada da ASAE foi um dos factores maiores de agravamento da situação económica. Não que não se deva ter um actuação pedagógica fiscalizadora, mas porque criar uma polícia para fiscalizar negócios de forma desproporcionada leva à desmotivação e ruína.
A actuação da ASAE teve também a infelicidade de ter sob sua tutela o sr. Nunes de má memória, com práticas agressivas que não se coadunam com o objectivo fundamental do país. Empreender! 

SÓCRATES JÁ TEM EMPREGO

«José Sócrates foi convidado para representar as grandes empresas brasileiras junto de Portugal e da União Europeia, avança esta quinta-feira o jornal «Sol», que cita fontes próximas do Governo brasileiro. Segundo o semanário, «está tudo acertado».
Com a experiência adquirida em representar as grandes empresas e os grandes interesses junto do povo Português, o homem que levou o país à bancarrota mas enriqueceu as grandes empresas através das PPP, é o homem ideal para representar os interesses das grandes empresas Brasileiras em  Portugal e na União Europeia.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

TAP, A ANTECIPAÇÃO

«Iberia inicia em setembro voos diretos Madrid-Luanda. A companhia área espanhola Iberia anunciou hoje que a partir de 30 de setembro passará a realizar dois voos semanais diretos, à segunda e sexta-feira, entre Madrid e Luanda.»
Esta notícia demonstra aquilo que é mais grave na nossa perda de empresas de referência. Outras companhias esvaziarão a TAP da sua importância e com ela o valor TAP de entrada de divisas. Para se governar é necessário visão estratégica!

RENUNCIAREI PARA VOLTAR MAIS TARDE

As últimas palavras de Sócrates ao partido, agora que estamos todos a habituar-nos à sua orfandade, enquanto não chegam as revoltas nas ruas pelo programa que vai mexer Portugal da pior maneira, EU ADORO-VOS, parece um agradecimento compungido de quem teve toda a protecção e carta branca para cometer a maior barbaridade que se pode fazer a um país: colocar Portugal na bancarrota.

Nada de muito destoante com o paroxismo, quase delirante, de quem no dia da renúncia ouvia uns gritos pungidos e uns choros nervosos e miudinhos de quem via o querido e amado líder a prometer uma longa travessia do deserto. 

- Voltarei! terá bradado baixinho, Sócrates, para consigo, logo que tenha assentado a espuma das iras. É que o povo é soberano e ele e eu somos demiurgos de memória curta!

terça-feira, 7 de junho de 2011

O PORTUGAL DAS EXIGÊNCIAS: PASSOS ACTUA!

 «Taxistas vão ter de fazer exames psicológicos»

Avaliação médica e psicológica deverá ser feita até Janeiro de 2012»

Haverá sempre quem ache bem. Haverá até quem ache que entre o prejuízo de um taxista desarranjado pela espera, horas a fio no aeroporto para pegar uma corrida até ao Campo Grande, pela falta de clientes e até pela mulher em casa que o arrelia todos os dias, seria melhor exigir atestados completos de não polaridade, esquizofrenia ou complexo de grandeza, a quem causa verdadeiramente prejuízos astronómicos a 10.000.000 de Portugueses por default. 

Este o Portugal que dá cabo dos Portugueses, o Portugal das exigências, dos controlos, dos custos despiciendos que só atormentam quem quer trabalhar para viver. 

Será muito mais interessante e é isso que os Portugueses esperam deste governo, fazer o que PPC disse: é necessário entregar a sociedade civil novamente aos cidadãos.

E ainda mais interessante acabar com o preço por KM administrativo e a bandeirada inicial.

Agradeceriam os cidadãos que poderiam utilizar os táxis e os taxistas que teriam mais trabalho. Ou queremos mudar sem mudar coisa nenhuma?

PACHECO E O JORNALISMO: DINAMITE CEREBRAL, POIS CLARO!

«Pacheco Pereira criticou a qualidade do jornalismo nacional e a falta de preparação dos seus profissionais.
Pacheco Pereira considera que os noticiários não têm «lógica noticiosa» e se está a assistir à «espectacularização do espaço público, que é o terreno ideal dos manipuladores», deixando ainda críticas à «promiscuidade» entre jornalistas e fontes, ao elevado número de fontes anónimas e «a dependência das fontes para a promoção profissional dos jornalistas».
Concordo com Pacheco Pereira. O jornalismo em Portugal é faccioso, demasiado politizado, extensão de partidos, pouco informado, pouco informativo e de qualidade ética duvidosa. Salvam-se jornalistas como Gomes Ferreira, Mário Crespo, Rodrigo Guedes de Carvalho e uma mão cheia de jornalistas que fazem excelentes grandes reportagens. Muito mau jornalistas como Judite, Alberto Carvalho e muitos outros que já tomaram  o pulso ao poder, ou que vivem amarrados ao mesmo como marionetes, muito triste o pivot da RTP, José Rodrigues dos Santos, um ex - excelente jornalista, actualmente a muitos pianos, arrastado e triste a cumprir os mínimos.  

O problema do jornalismo não é, no entanto, diferente da vida política e reflecte um país de casos, conflitos, esquizofrenia, bipolaridade e falta de verdadeira representatividade informada.

Quo vadis, Portugal? Para o mesmo lugar de sempre, obviamente, o lugar da mediocridade!

O EFEITO INDIFERENÇA

«Para este responsável, a Grécia precisa de ter a vontade de fazer isto e a determinação para superar o défice orçamental, o que implica acabar com as decisões dispendiosas tomadas no passado. Só a indexação dos salários públicos à taxa de inflação nesse período teria significado uma redução da ordem dos 30% da dívida em percentagem do produto interno bruto (PIB)».

segunda-feira, 6 de junho de 2011

ALEMANHA QUER DOMINAR A EUROPA?

«Grécia vende 10% da OTE à Deutsche Telekom
Governo fica com participação de 10% mais um voto na OTE, enquanto a Deutsche Telekom fica com 40% mais um voto»
É isto que os Alemães querem? É isto que o Directório exige a nível das privatizações? Comprar a Europa a pouco dinheiro? Quem será a seguir? A TAP, A Portugal Telecom, a EDP, as Águas de Portugal, ... 

BASÍLIO E O TEOREMA DA PRATICIDADE

«A presença da troika em Portugal poderá ser benéfica na captação de investimento estrangeiro face ao compromisso da redução da despesa pública, o que poderá reforçar a confiança das empresas que tencionem sediar-se no país, segundo Basílio Horta.

«Uma empresa estrangeira quando quer investir em Portugal preocupa-se muito com a microeconomia, com os seus interesses específicos, não se preocupa tanto com a macroeconomia, mas com o seu próprio interesse», sublinhou à Lusa o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que suspendeu funções em Maio e foi eleito domingo deputado do PS.»

Pode-se ter ficado com estupefacção pela sua deriva ideológica, o que não se pode é não reconhecer a sua competência na área. 

O DESCONCERTANTE CONSTÂNCIO OU O BOMBEIRO SEMPRE EM ATRASO


«O vice-governador do BCE afirmou hoje que alguns cortes de 'rating' de países da zona euro foram desconcertantes, mas que será difícil criar uma agência de rating Europeia» 

O DESCONCERTANTE Constâncio parece um bombeiro. 
Bombeiro e incendiário ao mesmo tempo. 
Bombeiro porque devia apagar fogos, incendiário porque sempre chega a eles atrasado. 
Quem ensina este homem a apagar fogos?
Há até quem diga que foi chamado a Vice do BCE, pois foi dado como o melhor idiota útil da corporação!

COMO SE PROMOVE O FUTURO

Há uma verdade que é insofismável aos olhos de todos. Só com o colmatar, fruto do tempo, é possível visionar com um olhar menos empedrado. 
Pudessem os decisores terem tempo de qualidade para reflectir e ver para além das paredes de prata. 
Felizardos e privilegiados os que têm, assim, tempo de ganhar tempo ao perdê-lo!  

REQUIEM POR SÓCRATES


OS OLHOS DO LÍDER

A hora da mudança de maioria é sempre uma hora de esperança.
Para ela se concretizar, no entanto, é necessário que os novos líderes não sejam rapidamente submergidos pelos interesses que todos os partidos carregam. 
E é necessário, também, que todas as medidas sejam reavaliadas quando transpostas para a prática, sendo tempo de acabar a má prática de tomar medidas sem as simular, investigando previamente as suas verdadeiras consequências.
E, Passos, atenção que ouve muito quem votasse em ti, mas com a consciência clara que os alertas de partidos como o PCP ou do BE, não são despiciendos. 

É que muitas das medidas da Troika que não dizem exclusivamente respeito a mais eficiência no sector público e com isso menos despesas, podem ocasionar uma verdadeira revolução social nas ruas.

Não te armes de vidros fumados que só reflectem aquilo que se quer ver!

MUDAR VERDADEIRAMENTE O PAÍS

«Os jornalista ficaram feridos com vários golpes nas mãos e pés causados pelos vidros e foram encaminhados para uma urgência hospitalar. O operador de imagem teve de levar pontos. Estão ambos livres de perigo.»

Mesmo na hora da saída Sócrates faz estragos. O que muitos Portugueses agora esperam é que a justiça reate o seu caminho e leve à justiça quem se aproveitou do poder! Isso, sim, seria uma verdadeira mudança para Portugal!

domingo, 5 de junho de 2011

A DESPEDIDA DO QUERIDO LÍDER: PIOR O LÍDER OU OS SEGUIDORES?

E a pergunta que fica é a seguinte: abandonando Sócrates a vida pública vai voltar Sócrates à engenharia? Que engenharia? E a resposta à pergunta dos processos travados? Irá Sócrates agora gozar das poupanças conseguidas no seu cargo de Primeiro - Ministro?

PORQUE OS PORTUGUESES TRABALHAM MAIS HORAS QUE OS ALEMÃES COM BAIXA PRODUTIVIDADE

«Meus amigos, em Portugal trabalha-se muito mal. Faço parte de uma empresa onde existem reuniões semanais, que ocupam uma manhã ou uma tarde inteira, e onde são tomadas constantemente decisões contraditórias. Projectos simples, decisões elementares levam semanas, porque o trabalho é constantemente feito e refeito, ao sabor das vontades do momento. Posso-vos dizer que quem olhar pela primeira vez para as instalações da empresa pensa que está diante de gente muito eficiente e produtiva. Não existe maior engodo do que esse.
Meus senhores, aqui neste país, do empregado ao chefe, a mediocridade faz escola, e como equipa somos péssimos.
Toda a realidade contradiz os resultados deste pretenso estudo. Aliás, basta olhar para o estado da economia para se ver os resultados que como povo conseguimos atingir, não é verdade?
Então sejamos sérios na avaliação: O português perde mais horas no trabalho do que o alemão, ou seja, o dia de trabalho do português não rende nem metade do dia de trabalho do alemão.
A culpa? A culpa é de todos nós, quando damos dois dedos de conversa aquele colega falador, quando embarcamos nas idas constantes ao café, e quando trabalhamos sem brio.
Em Portugal, sucede o mesmo que em certos países africanos: Isto é tudo a fingir e apenas para o "show off"»