sábado, 19 de março de 2011

O LIXO DEBAIXO DO TAPETE

Incapaz de perceber que levou o país à descrença e ao descrédito, o PS estrebucha tentando manter o poder a todo o custo.

Mas que não haja dúvidas que pior Tsunami que a governação PS não há, mesmo que se chame FMI.

O que terá sido varrido para debaixo do tapete que tantos no PS  temem?

sexta-feira, 18 de março de 2011

OUT OF LIMITS

«Brisa: lucros disparam 420% em 2010
Lucro de 778,5 milhões de euros deveu-se, em grande parte, à alienação do capital da brasileira CCR»

Há muito não tenho dúvidas que o problema de Portugal é a ganância de alguns grupos económicos e os seus monopólios naturais.
Enquanto Sócrates quer correr com os relapsos inquilinos, muitos a ir viver para debaixo das pontes,  os grandes grupos do monopólio natural continuam a manter preços que lhes permitem lucros fabulosos. 

Está talvez na altura de uma votação massiva à esquerda do PS!
Está talvez na altura de uma nova nacionalização das empresas do monopólio!

O QUE ACRESCENTAM OS BRIC'S AOS DIREITOS HUMANOS?

Muito se fala nos BRIC's como disparadores da economia internacional.

Mas a abstenção destes países na resolução preventiva em defesa do povo Líbio, através de um espaço de exclusão aérea, com o aparente novo BRIC de seu nome Alemanha, fazem-nos colocar duas questões.

É esta a postura de defesa de garantias dos direito humanos planetária que os BRIC's trazem à sociedade democrática internacional?

E Alemanha, quo vadis?

IMPERDOÁVEL, SÓCRATES?

«PEC: Sócrates diz que crise política é evitável e que aceita negociar pensões e deduções fiscais»

Aceita negociar porque teme perder o poder. 
De outro modo a sua sensibilidade criminosa congelava pensões de 240€ mês.
Simplesmente, o governo mais asqueroso de Portugal desde a democracia!

Há-de explicar aos Portugueses é a Estamo e a venda de património público!

quinta-feira, 17 de março de 2011

ICH BIN EIN PORTUGIESE


Que não haja dúvidas que a partir de agora nos tornámos a colónia penal de todos os Berliners.

O PS ULTRALIBERAL

Pensando bem nas consequências desta ultraliberal medida do despejo por falta de pagamento das rendas, num país onde centenas de milhar já não têm emprego nem subsídio era só por si suficiente para um cartão vermelho ao governo.

E ainda se pensa o PS socialista? Seria talvez altura de no hemiciclo trocar de lugar com o CDS-PP que tem demonstrado mais sensibilidade social.

E quer passar os despejos sem ser pelo tribunal?

O que acontecerá aqueles que pagam a renda mas não recebem recibo em troca?

APITA O COMBOIO

«Jorge Coelho ergue bandeira da «estabilidade política»
«Vejo com muita preocupação a situação que o país atravessa»
 
Todos vemos e muito mais sentem-na.
E é por isso que é tão importante não sermos factores de "pressão" de interesses.
De qualquer modo, que não tenhamos dúvidas que mais vale uma boa clarificação que a continuação da paz e o apodrecimento pela mentira podre. 
E se não há colaboração que se afastem os líderes que só colaboram nos seus termos!
 
Afinal já somos "velhos" de novecentos anos! 

CRISE DOS VALORES SOBERANOS, LOUCURA E PERVERSIDADE

AMOR E LEALDADE


Para quem os únicos seres são eles próprios, nada como dar uma espreitadela a esta imagem.

Quando será que os humanos deixam de ser tão egoístas e aprendem nobreza e lealdade solidária com aqueles a quem chamam de animais?

PORTUGAL FEVEREIRO DE 2011: O ENRIQUECIMENTO SÚBITO

Se você é um daqueles descrentes nas mentiras consecutivas do nosso primeiro, tire o cavalinho da chuva.
A vitória foi difícil mas foi nossa, ou perdão deles.
Se você é um daqueles que já nem consegue comprar pão até ao fim do mês, não se preocupe porque Sócrates, o Grande, amigo de Merkel e de Vara, atingiu o céu com o maior feito da nossa história:um superavit das contas públicas.

Fique também a saber que Sócrates, o Grande, vai anunciar um cheque Tótó a todos os Portugueses crentes, a levantar dentro de 20 anos por altura da reforma do Grande líder e melhor gestor da coisa pública. Avé César, morituri te salutem!

Debruçe-se apenas sob este maravilhoso feito, mesmo que com a revisão da lei das rendas tenha de assistir debaixo da ponte, na companhia de uma geração já não à rasca, mas sem dose de lasca, à imposição da grande Cruz da Ordem da Propaganda.
«O Governo vai apresentar um saldo positivo histórico de 836 milhões na execução orçamental de Fevereiro, revelou fonte governamental»

LÍBIA: O REGRESSO DO CINISMO DAS NAÇÕES

Numa altura em que muitos dão vivas à mudança de uma nova ordem económica, social e política mundial, a ordem dos Directórios e das Grandes Alianças retorna. 

As soberanias e os egoísmos nacionais refluem com as crises económicas. 

DESESPERANDO PELA LÍBIA DE ANA GOMES A MINHA PS

«Desesperando pela Líbia. Ou pela UE?»

Obrigado Ana Gomes, não há como não gostar de si, a minha verdadeira PS! 

As últimas posições da Alemanha, ou do leste Alemão que contamina o Oeste, para além de demonstrarem como a Alemanha se esqueceu ou quer novamente ajustar contas com a história, demonstra como a Leste quase nunca se espera nada de novo, ou quase se espera sempre algo de velho!

A QUESTÃO DAS RENDAS: O COLAPSO SOCIAL ANUNCIADO

Num momento de fragilização total do tecido social Português o governo prepara-se para alterar na pior altura a lei das rendas, como se o problema das rendas não fosse um problema decorrente da própria justiça.
Altere-se pois o actual estado da justiça promovendo celeridade e promovendo instrumentos que não permitam criação de iniquidades, que a lei actual do arrendamento terá eficácia.
Em caso contrário o resultado será centenas de milhar de velhos a serem arrastados para a rua, um mercado de arrendamento com preços que ao contrário de descerem, subirão.
O governo, no entanto, parece que ouviu os mediadores imobiliários que estão loucos por especularem, agora num mercado até aqui vedado, como substituto do mercado parado da compra e venda.
Como sempre forte com os fracos e fraco com os fortes, o ADN deste governo a prazo curto.

MOODY'S, FITCH'E E S&P'S: A MANIPULAÇÃO

THE GREAT MANIPULATOR : CLIENT'S VOICE!
«Dado que a justiça nos Estados Unidos, país berço desta chamada Agência, só funciona à posteriori, como aconteceu no caso Madoff, já vai sendo tempo de a União Europeia tomar medidas para investigar e levar à barra dos tribunais as três agências americanas, Moody's, Fitch's e S&P's. Estas 3 agências coordenam as suas actividades com especuladores de divisas e gerentes de "hedge funds" e, num claro desrespeito das regras de transparência e de conflitos de interesses, actuam contra pequenos países em momentos cruciais. Normalmente na véspera de um país emitir títulos de divída pública. E as baixas do "rating" só têm lugar contra pequenas economias. Os EUA, o Reino Unido e tantos outros, com dividas gigantescas que jamais poderão pagar são "convenientemente" esquecidos...
A actuação da Moody's é criminosa e é altura de tomar medidas....»

quarta-feira, 16 de março de 2011

AS EMPRESAS FANTASMA

Depois de ver uma cidadã a receber uma factura de água de 4 meses no valor de 30.000€ só me apetece ir para a rua e gritar que Portugal está cheio, inundado destas empresas fantasmas que afogam as empresas verdadeiramente sãs: as transaccionáveis.

Enquanto o Estado permitir esta proliferação de empresas parasitas do tecido produtivo sejam de água, de estacionamento ou o mais que a invenção de frustrados funcionários empresários criam, o desenvolvimento nunca chegará à nossa terra. 
É que não há pneu financeiro que chegue para nos salvar do afogamento das empresas fantasma que teimam em nos assombrar.

POLICARPO E O POSITIVO DA IGREJA

 «um Estado de Direito é apenas uma dimensão de uma sociedade justa, onde a dignidade do homem seja respeitada e promovida»

«o clamor colectivo tem de ser escutado, tem de nos mobilizar a todos para sermos justos, pois só homens justos podem construir uma sociedade justa»

MEDICAMENTOS, A SELECÇÃO, WHO CARES?

«Isto é sempre trágico. O que se está a passar neste momento no país é assustador. É trágico», disse à Lusa Joaquim Santos, recordando os milhares de reformados que, na hora de fazer as compras, têm de seleccionar os medicamentos receitados, por não poder comprá-los todos.
«A situação ainda se vai agravar mais. Vão existir mais pessoas sem conseguir comprar os medicamentos. Na lista de cinco ou seis que levam para a farmácia, vão ter de escolher um ou dois, os que acham mais importantes», alertou o responsável.»
O Tsunami Português não será feito de ondas P destrutivas mas de ondas ao retardador que matarão silenciosamente milhares de velho e não velhos . 

Who cares perguntamos nós a este governo estafado de criminosas opções? 

A QUESTÃO DAS PORTAGENS

Se os governos não funcionassem ao arrepio dos interesses gerais considerariam que as portagens são um mal maior e nem sequer deviam ser contempladas.

Todos entendemos a necessidade de portajar em país pobre como contrapartida da construção de vias rápidas e fiáveis a nível de segurança.

Mas todos percebemos que o problema mais que um problema de portagens, que já não é de somenos importância, é a questão do valor elevado para os rendimentos dos Portugueses e que significa só lucro para os concessionários e só prejuízo para os consumidores e agentes económicos em geral.

Um dos problemas magistrais da actual sociedade em rede de capital é que têm de haver limites para os lucros sob pena de o excesso de lucros de alguns significar a imobilidade e pobreza de outros. 

E é isto que um governo que governe para os seus representantes e não para uma minoria de interessados tem de fazer.

Governar para o povo e de acordo com princípios de proporcionalidade!

A REGULAÇÃO DO SECTOR DOS COMBUSTÍVEIS SEGUNDO ABEL MATEUS

«O antigo presidente da Autoridade da Concorrência Abel Mateus defendeu hoje que as estruturas de armazenamento e distribuição de combustíveis passem a ser detidas por uma empresa independente das petrolíferas e regulada pelo Estado.
"Os terminais de descarga de combustíveis líquidos, as infraestruturas de armazenamento e distribuição não podem estar nas mãos de uma empresa dominante. Têm de ser reguladas e completamente independentes ds operadores", disse Abel Mateus aos deputados da comissão de Assuntos Económicos e Energia.
"Este é um problema que tem de ser atacado de raiz", completou o antigo responsável da AdC, acrescentando que o oleaduto (pipeline) entre a "refinaria de Sines e os armazens de Aveiras de Cima é uma infraestrutura essencial"»
Em trabalho aqui plasmado sobre o sector irmão do gás natural já se tinha detectado e afirmado o que Abel Mateus agora diz (A importação de gás está assim sempre dependente de infra - estruturas de transporte e entrada, criando-se um poder monopolista intermédio nos operadores das redes de distribuição mesmo - ou apesar de - regulados.)
É pena é - para o consumidor - o actual regulador só ir ter essa "  percepção"   quando abandonar o cargo. 
O chamado em "  economia de empresa"  sequestro do regulador funciona às mil maravilhas em Portugal, terra pequena de muitos compadres e necessidades.

Ele há tanta forma de mantermos os monopólios, mesmo que travestidos, não há? 

ATÉ AO ARREBENTAR DA CORDA É VINDIMA

«Lucro da Sonae sobe quase 13% em 2010»

Começa a ser estranho que em ano de putativa crise os lucros subam em quase todas as empresas ao contrário da brutal pressão para diminuição de salários e rendimentos de trabalho. 

Mesmo para os defensores do mercado e das empresas a estupefacção pela razão comunista: a repartição da riqueza criada é cada vez mais injusta! 

E até ao arrebentar da corda é vindima! 

QUEM SE METE COM O PS LEVA?

«Tribunal dá razão ao Fisco contra a Jerónimo Martins»

FINITO

A situação política actual parece ter ontem definitivamente descambado para a rutura. Sócrates não estando agarrado ao poder já veio ontem dizer que será obviamente candidato ao lugar, para pecado do PS. Obviamente, porque o poder é indesejado! Várias vezes já o olhar de Sócrates me pareceu o olhar tomado pelo anel de Frodo e ontem na entrevista com Ana Lourenço tal voltou a acontecer - "tudo farei para "evitar uma crise política"  disse Sócrates, de certeza incapaz  de tudo vender como Fausto, a quem não sobrou a alma e a mãe!

Ao PSD aconselha-se entretanto que mude de atitude perante o país e para reganhar apoiantes que tenha uma atitude de VERDADE, DE DESPOJO, DE NÃO OPORTUNISMO E TATICISMO. É isso que o país espera, numa altura em que os políticos são cirurgicamente escrutinados por cada decisão que tomam e que são bem aceites em caso de VERDADE e percepção de despojo cínico taticista. 

Ao líder cabe pois assim não subestimar o olhar e o julgamento do povo. Sob pena de rapidamente a sua imagem ética estar degradada. A Passos o conselho de se rodear apenas, não de amigos da onça que só pensam em benesses e lugares, de PURA COMPETÊNCIA. E que na Europa, Passos, sem se querer colocar em bicos dos pés ou ter a atitude do bom aluno acrítico e gordurento,  seja capaz de explicar sem o cinismo e a indiferença inaudita de Sócrates - ao sacrificar o seu povo no altar da sua vaidade e ganância -  que congelar reformas de 200€ por três anos não é bom, nem para Portugal, nem para a imagem da própria Europa - que não deve querer voltar ao esclavagismo e ao holocausto de matar o povo Europeu à fome.

OUÇAM UMA VEZ O POVO, FAÇAM O ÓBVIO COMO DIRIA O SILVA DA LULA!

A NEW BUSINESS IN CITY

«Portugal sofre corte de rating horas antes de regressar aos mercados»
 
Começa a não haver dúvidas que há um novo negócio financeiro próspero, a manipulação dos mercados feita pelas agências financeiras a mando. 
Notações financeiras são aceitáveis como indicador aos investidores no mercado, o que não é aceitável são as constantes alterações em ambiente de manutenção de condições anteriores e a percepção de manipulação com vista à tirada de dividendos por parte de anónimos e esconsos pseudo investidores.
Num mundo onde o capital financeiro faz e desfaz países enquanto os sobrevoa, não é lícito a ninguém aproveitar-se desta informação global deturpando-a para rechear a carteira.
Obviamente que a melhor solução preventiva para os países era autosustentarem-se e autolimitarem o seu endividamento, mas já todos sabemos que se a UE funcionasse como seria suposto, já há muito estas agências teriam apanhado um cartão vermelho e teriam de ter uma atitude mais à prova de ética profissional. 

terça-feira, 15 de março de 2011

PORQUÊ AS MEDIDAS IMPENSADAS QUE LESAM A ECONOMIA NACIONAL?

Tomar medidas sem fazer contas parece ser o dia a dia deste governo.
A proposta das associações dos transportadores relativamente ao abastecimento em Portugal e à receita fiscal consequente em caso de combustíveis ao mesmo preço que Espanha faz todo o sentido, não fazendo sentido o governo sistematicamente parecer lesar a economia nacional.
Porquê também não baixar o preço quilómetro para todas as autoestradas nacionais?

A LESTE DE PORTUGAL

Confrontado com a possibilidade, o comissário europeu para os Assuntos Monetários e Económicos foi peremptório: «Espero bem que não, porque estas medidas tencionam assegurar a sustentabilidade orçamental de Portugal, estimular o crescimento económico e a criação de emprego, através de reformas estruturais».
Congelar as reformas de 200€ estimula o crescimento económico?
Por favor, mais vale enviar os reformados Portugueses para ao lado da central nuclear Japonesa em contaminação radioactiva!

PORQUE OS PORTUGUESES NÃO MERECEM ESTE GOVERNO!

A EUROPA DAS PENALIDADES

«Os chefes de Estado e de Governo dos 27 pronunciar-se-ão a 24 e 25 de Março sobre esse compromisso, mas o acordo final só deverá ser alcançado antes do Verão, depois do actual projecto ser negociado com o Parlamento Europeu»
Esta democracia Europeia assente em grande parte na iniciativa de alguns, poucos, chefes de Estado e de Governo com um residual importante de decisão Parlamentar agradará aos povos Europeus?

segunda-feira, 14 de março de 2011

A ARMADILHA, OBRA HOMÓNIMA DE PACHECO PEREIRA

UMA ARMADILHA

«Agora quem quer eleições é o PS. Quer mesmo, não é lapso, nem gaffe,  nem autismo do Primeiro-ministro que não previu as consequências do que fez. Previu até demais. E preparou uma armadilha para o PSD. Convinha pensar duas vezes antes de entrar na ratoeira.»
 
Para Pacheco Pereira a política é um palco com espectadores à espreita. 
Armadilhas, traições em cenários Shakesperianos, tudo conta para os políticos espectáculo e cálculo. 
O interesse da população é algo secundário, rasteiro, comezinho e despiciendo. 
O que interessa são os actores políticos, os dramaturgos, os comediantes. 
O público é só a espaços tolerado, grandes pontos da grande e divina comédia política.

TÉCNICOS DA REPRESENTAÇÃO PERMANENTE

Santana lançou para o dicionário do politiquês uma nova entrada: os técnicos da representação permanente. 

E quem eles são? Todos os que vivendo nas autarquias, juntas ou câmaras, estão totalmente dependentes da política e do partido para viverem. 

Este o principal empecilho à mudança. É que estes senhores para  além de não permitirem que haja rotatividade no seio dos partidos, são os que votam em qualquer coisa que lhes permita manter à tona de água.

TARDE DE MAIS. IMPACTO NEGATIVO.

«Segundo o ministro de Estado e das Finanças, "o Governo não pode vacilar, porque o que está em causa é o interesse do país, e compete ao Governo defender o interesse do país".
O governante acrescentou que "é isso que estamos a fazer, tomando medidas que temos consciência que são impopulares, que impõem sacrifícios, que têm o seu custo político, que afetam a popularidade do Governo, dos membros do Governo, mas fazemo-lo tendo em conta o sentido de servir e defender o país, é isso que importa neste momento", disse»

Vacilar significa o quê?
Interesse do país significa o quê?
Defender o interesse do país significa o quê?
Impor sacrifícios significa o quê?
Com que sentido?
Com que resultados?

Mau de mais para ser verdade!

A TRAIÇÃO DO GOVERNO PELA POLÍTICA DE TERRA QUEIMADA

«Não se percebe que o governo há uns meses e em defesa do OE, tenha proposto e aprovado a descida do ISV e agora pense novamente na subida. Este tipo de atitude reflecte apenas uma governação de impulsos, sem qualquer planeamento ou estratégia. As empresas, projectam os seus orçamentos com base nas medidas do OE e depois, sai-lhes o tiro pela culatra.
É impossível gerir qualquer empresa nestes moldes quando os factores críticos de insucesso nada tenham que ver com os consumidores, com o produto ou desempenho. A regulação do crédito nunca foi feita pelo governo mas sim pela banca. O endividamento que tem de ser acautelado é o do Estado. Assim, não há país, economia ou consumidor que resista.»

PORTUGAL LDA

Há dois anos que venho a pregar no deserto sob um dos instrumentos que mais tem liquidado a economia: a destruição da responsabilidade limitada nas empresas.

Instrumento que alavancou o crescimento do empreendedorismo no século XVIII, XIX  reverter dívidas e ilimitá-las a gestores, administradores e cia. pode parecer uma boa forma de combater a fraude fiscal mas é, pela sua carga de perigosidade em ambiente de grande precariedade empresarial, uma bomba atómica para o tecido empresarial.

Ou quer-se resolver o desemprego e o deficit apenas com o recurso a grandes empresas e com pouco mercado?

GERAÇÃO ISALTINO

A contrapor a uma geração à rasca a outra geração, a geração Isaltino, que moldou Portugal à imagem dos Pintos da Costa, dos Ferreira Torres, dos Valentins e dos inúmeros rascas que derrotaram o Portugal dos à rasca.

domingo, 13 de março de 2011

ONDE ESTÁ A ESQUERDA?

Será que a justiça social está à esquerda?
O exemplo da sociedade Portuguesa nos últimos trinta anos faz-nos fazer perguntar se a verdadeira justiça social está naquilo que se designa normalmente por esquerda.
Porquê?
Porque se olharmos para os factos, o centralismo em alguns poucos que se julgam salvadores destrói valor! 
O valor da liberdade de fazer e criar, o valor apregoado por Friedman  como forma de fazer avançar as sociedades.
Mas essa liberdade não levará à concentração da riqueza nas mãos de poucos?
Não, se a um estado minimalista adicionarmos um Estado  pequeno mas forte nos abusos, que se preocupe verdadeiramente com o essencial. Uma verdadeira regressão e limitação da riqueza!
Então não é isso que fazem os partidos de esquerda como o partido socialista?
Deveria ser, não fosse este partido socialista ser tomado por jogadores de monopólio, concentraccionários de mãos dadas com os grandes empresários do facilitismo monopolista, tudo legislando, tudo normalizando, tudo penalizando, tudo controlando não deixando margem para a liberdade de fazer e criar. E já nem se fala em valores de ética e honestidade!
Portugal só terá futuro na libertação da sociedade civil. E é por isso que Portugal não precisa de 230 deputados, mas não mais de 100, que legislem menos dando voz às verdadeiras aspirações da sociedade civil, sendo verdadeiros porta vozes da mesma.

OS IDIOTAS CÍNICOS:O SOFRIMENTO GERADO

Não há dúvida que este governo possui o maior número de idiotas cínicos per capita.
Gente para quem os erros são sempre exteriores às suas medidas incompetentes e arrogantes.
Hoje ver jovens e menos jovens como Evelina Pereira, Daniela Ruah e tantos anónimos que se exilam por falta de condições mínimas de sobrevivência no seu país faz-nos perceber como Portugal foi morto por dentro.
Há muito que nos apercebíamos que a intervenção paternalista e centralista Estatal penalizando empresas e sociedade civil iria ter este estado de desgraça e emergência como consequência.
Há muito que aqui dizemos que não é possível constrangir sistematicamente a sociedade civil com instituições que retiram liberdade para fazer e criar, com o único fito de arrecadar capitais para manter um estado burocrático e inimigo da vida para além do deficit.
Ao longo da nossa história algumas minorias têm através da sua cegueira e mediocridade limitado Portugal à irrelevância.
Todas as Evelinas Pereiras e Danielas Ruahs que acabarão por constituir-se em novas famílias nas suas pátrias adoptivas manterão a irrelevância futura do Portugal.
O melhor Portugal reccorrentemente transforma-se em novas nacionalidades por responsabilidade de elites históricas gananciosas, centralistas e cínicas.
Portugal despovoa-se de ambição, competência e do seu futuro. 
Em seu lugar ficam os miseráveis Santos Silvas, os miseráveis Sócrates e todos os apoiantes pequeninos da mediocridade, da hipocrisia e do cinismo.