sábado, 7 de março de 2009

PRECISAMOS DE VOCÊS, FILHOS PRÓDIGOS, PARA VOS EXPLORAR E NOS ALIMENTAR

«Um Presidente de um regime “O Estado a que isto chegou”, desloca-se à Alemanha para pedir “batatinhas” e ajuda económica. Pelo meio desta cruzada da pedinchice, o Presidente do regime “O Estado a que isto chegou”, tem o descaramento, a ousadia, a lata, a desfaçatez de pedir ajuda aos emigrantes portugueses a viver na Alemanha, embora a mensagem seja, também, destinada a “todos os emigrantes”. Foi “pedinchar” ajuda para que os ótarios que tiveram de sair daqui para procurar melhor vida - dado que aqui não o conseguem - continuem a “ajudar” com dinheiro, um sitio mal frequentado que os expulsou, na pratica, daqui.
“Um Portugal que se sente legitimado para pedir o apoio dos portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro tem de estar à altura de responder às necessidades desses mesmos portugueses e de tudo fazer para promover a sua ligação ao país”.
Tradução: nós achamos que temos legitimidade para vos sacar dinheiro apesar de nunca termos criado quaisquer condições para que vocês pudessem viver e trabalhar em Portugal de forma digna.
Continuem a sustentar-nos e a sustentar um regime corrupto e a cair de podre. E concluiu: “É meu firme propósito continuar a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que os portugueses residentes no estrangeiro e luso-descendentes possam aumentar a sua participação cívica e política e reforçar os laços que os unem a Portugal”.
Tradução: precisamos desesperadamente do vosso dinheiro e da vossa condescendência para continuarmos a manter este estado da coisas. Não se esqueçam disto, precisamos que não se esqueçam disto porque é necessário que se continue a sustentar este Estado das coisas, o “Estado a que isto chegou”.
Os irmãos gémeos hão-de sucumbir juntos.»

Subscrevo, a opinião de Júpiter, mesmo que a ideia de Cavaco seja aparentemente bondosa. É que já é lata a mais pedir lagostas a quem até se nega a sopa dos pobres!

NOTÁVEIS E HIPÓCRITAS

Depois de acabar de reler a «Identidade Nacional» de José Mattoso, foge-me a palavra para um dos últimos parágrafos « como é evidente o passado Português caracteriza-se por os poderes políticos, sociais e económicos terem sempre estado nas mãos de uma minoria social intimamente dependente do Estado e proporcionalmente mais reduzida do que na maioria dos países Europeus».

A realidade é que Portugal nunca abandonou a sociedade de ancient regime que se replica de notáveis em notáveis. Assim, percebo e entendo cada vez melhor o importante papel e as espadeiradas que de quando em vez, os militares como último esteio de alguma ponta de carácter, sincretizado no companheirismo de armas, e a necessidade do levantamento do rancho, proporcionaram a Portugal, mesmo que aqueles que sempre foram responsáveis pelo Estado mais desigual da Europa e pelas manobras locupletórias mais eticamente condenáveis o vejam como um escândalo e um atraso nacionais. Há alturas que é necessário pontos de ordem à mesa do anedotário e da hipocrisia nacional!

sexta-feira, 6 de março de 2009

ZACA TRÁS, ZACA TRÁS, ZACA TRÁS


Como ex do Colégio o que vos posso dizer é que se a nossa sociedade fosse formada pelo espírito de correcção, entreajuda, camaradagem, ética, carácter, que a todos nós os ex-alunos foi transmitido e orgulhosamente ostentamos, este pequeno mundo Português de sordidez, de mesquinhez, de promiscuidade e de falta de carácter seria bem mais diluído. Possivelmente haveria menos Freeports, casas de 350.000 declaradas por 240.000, ...

Obviamente para se perceber este mundo e este espírito, é preciso tê-lo vivido; obviamente, também, porque fazendo parte da sociedade, não está imune ao que é hoje a sociedade de falta de valores, eventuais abusos, mas esses o próprio colégio sabe-os internamente com espírito de justiça e comunitariamente filtrar e corrigir.
O individualismo rasteiro e a mediocridade, felizmente, não é prática corrente nem objectivo do Colégio.

Ostentassem as escolas deste Portugal o sucesso e fossem uma pálida imagem do Colégio!

EDP DE SONHO

Qualquer empresa é feita para dar lucros, desde que eles sejam equilibrados parecendo haver empresas, autênticos monopólios estatais a quem a crise não parece tocar, POR POSSIVELMENTE SEREM ELAS A CAUSA DA CRISE. Numa altura em que acima de quaisquer outras medidas era preciso dar liquidez aos particulares e permitir consumo às pessoas, estes dados dão que pensar:
«EDP consegue maiores lucros de sempre em Portugal» é o título do «Diário Económico».Lucros de 1.092 milhões são um record em Portugal. Até hoje, só a própria EDP atingira mil milhões em 2005.»
Se o número de consumidores eléctricos rondar os 4.000.000 estes 1092 milhões significam aproximadamente 22 € a mais mensais que cada consumidor paga para alimentar os lucros Edeperianos. Para quem acha que as privatizações são a resolução dos problemas dos Portugueses em ambiente de monopólio, reflicta e perceba porque é que a classe média em Portugal vive no sufoco actual.

terça-feira, 3 de março de 2009

ÚLTIMO TRABALHO DE CASA DA UNIVERSIDADE INDEPENDENTE!

A ENVIAR AO DISCENTE DESTA UNIVERSIDADE, JOSÉ S. PINTO DE SOUSA, COMO TRABALHO DE FIM DE CURSO PARA DIGERIR, INTERIORIZAR E CONSOLIDAR!

VAMOS MAS É MALHAR NOS PORTUGUESES

«OCDE diz que as pensões vão cair para metade»
Pois bem nada de novo, porque quem se mete com o ... vamos mas é malhar nos Portugueses!

BARRIGA CHEIA!

Há quem conviva muito mal com a massificação e a democratização e as massas sejam apenas um complemento de lautas refeições. Por estas e por outras é que somos um local pouco recomendável, um espaço onde arautos e galos se pavoneiam e degladiam, pois em Portugal parece só haver lugar para o "NUMBER ONE" que tudo papa e nada SOBEJA!

QUO VADIS PORTUGAL?

Faço minhas as palavras do post infra, reforçando que nunca esperei que o meu país chegasse a um estado tal! A responsabilidade, no entanto, é geral pela cobardia, oportunismo e falta de coluna vertebral de muitos Portugueses, pela comiseração e cinzentismo de outros, quadro geral e panorâmica que as televisões nos propiciaram no congresso do P.S. ao visualizar muitos dos apoteóticos congressistas.

Afinal, mesmo para quem é contra a violência, é fácil criticar a Guiné-Bissau, mas pelo menos aí não abunda a hipocrisia e uma paz podre de um país a caminho da irrelevância e do desespero!

Salva-se, nosso senhor o Cristo salvador, José Sócrates, que num outro passe de mágica carrega com os nosso sofrimento e dor, os Magalhães para Cabo Verde, numa simbiose de um Estado-partido dono de um produto e de uma empresa, a preparar um grande futuro num aerópago internacional onde habitações de 350.000 € se compram por bem menos tostões: vade retro, Satanás!

http://sorumbatico-longos.blogspot.com/2009/03/jose-socrates-o-cristo-da-politica.html