sábado, 6 de novembro de 2010

O AMIGO? HU JINTAO

Um país que se endivida para além do limite da sua capacidade é um país que fica em dívida, com as calças penduradas por uns suspensórios emprestados.
Pudesse Hu Jintao ser oriundo de um país profusamente democrático e não temeria. Só que o Ocidente está distraído da mais bem elaborada estratégia protagonizada por um país que se quer tornar Império...e que tem falta de recursos estratégicos... espaço vital, mas não de capitais com excepção do capital liberdade!
Como a história vai e vem, não duvidarei que o Império do Meio queira protagonizar a história do Império dos Shoguns.
Aguardemos pois, como quase sempre, sentados! (pelo menos até nos faltarem os capitais, como diriam os nossos cronistas, e é nessa medida que esta crise de torpor pode ser virtuosa para Portugal).

O HORROR EM FORMA DE ELITES

«Vara, Lino e Coissoró em novos processos da «Face Oculta»
O Ministério Público ordenou investigação de mais de uma dezena de novos casos suspeitos. Armando Vara, o ex-ministro Mário Lino e o antigo deputado do CDS Narana Coissoró são visados nas certidões extraídas do processo de Aveiro e que vai levar agora a novas investigações»
Que elites, que enormes actores!
Que horror, ter nascido em Portugal!

SORTUDO NETO QUE TEM UM AVÔ DESTES: O EXCELENTE NETO



Henrique Neto, sobre o primeiro-ministro, o histórico socialista acrescenta ...»
 
É um vendedor de automóveis que tudo o que toca torna sucata!

UM PASSO A CAMINHO DA VITÓRIA

«Passos Coelho defende que políticos devem ser responsabilizados civil e criminalmente pelos seus actos»

Num país diferente onde quem chega à política venha puro como uma virgem, e queira fazer de charneira de muitos, tal problema não se levanta.
Claro que para Passos dizer o que disse, é porque não tem dúvidas da rapina  recorrente e sem vergonha que tem sido feita no orçamento, sem que o povo mole e carneiro mexa uma palha.
Ontem no programa de Ricardo Costa uma jornalista dizia: o problema é que as sondagens demonstram um país que não quer ouvir, um país que reflecte-se nos políticos que temos. Ferreira Leite era o exemplo. O povo não gostava dela, porque verdadeiramente não a ouvia, apenas novelava e notava uma imagem que lhe não agradava.
É verdade! E é por isso que precisamos de um corte radical com o passado, políticos novos para tempos novos. Políticos que se queiram tão só assumir como charneira e não pensem que o seu Conhecimento é que conta!
Já basta de homens sem vida própria, sem família própria, arrogantes, incapazes só no ego, incapazes de um gesto de empatia e afecto com os seus representados.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

TIAGO MESQUITA TEM RAZÃO

NACIONALIZAR A PT JÁ!

É nestas alturas que entre ter um Sócrates e um Chávez, votava no Chavéz original!
Mas isso é demasiado radical, dirão alguns.
Pois é, mas entre o radicalismo que ainda podia salvar a maioria e o mafiosismo que enterrá todos, e poupará os infractores, voto na opção 1.
Há alturas em que os povos dizem basta! 
E essa é a altura!
De outro modo seremos comidos pelos mercados internacionais e pelos nacionais que não deixarão osso que se roa.
Nacionalizem a Portugal Telecom, enquanto cortam já este ano o subsídio de Natal!
Já! E farão 10.900.000 Portugueses não totalmente felizes, mas com alguma esperança para o futuro!
Restarão os outros! Mas esses são muito poucos e não contam nos nossos afectos!

UMA VERGONHA CHAMADA RTP

Venda-se ou extinga-se com os créditos que têm!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CHEGA DE ESBULHO!

«Concordo com o primeiro-ministro. Embora seja perfeitamente legítimo em termos fiscais que a PT o faça, é moralmente grave», disse o fiscalista à Agência Financeira.

No entanto, se optar por efectuar a operação só no ano que vem, também há a outra face da moeda: «O que é pena é que o dinheiro vá outra vez para onde não deve ir, para muitas das despesas de representação, viagens, festas, jantares, automóveis, fundações que não servem para nada, jobs for the boys, criação de lugares bem pagos para determinadas pessoas e para as parcerias público-privadas».

Ou seja, mesmo que a PT pague os dividendos apenas no próximo ano, sujeitando-se à tributação prevista no Orçamento do Estado, não significa que ajude resolver as contas do país. «Começa a ser demais. O dinheiro vai todo para uma elite ou uma oligarquia política e empresarial».

Soares preocupa-se com a indignação dos Portugueses. 
Não com os Portugueses porque esses são irrelevantes e só servem para ser espoliados e pagar as contas dos senhores do poder. Porque há dois Portugais neste Portugal. 
O de muitos criminosos que tomaram o poder e vivem em  conluio com algum poder económico - não convêm generalizar e os outros - os cidadãos pagantes. 
A questão não é ideológica é ética e quem se tem servido dela para dividir para reinar mete a mão no ar.
Chega um altura em que só há uma solução. 
Metê-los a todos na prisão e deitar a chave fora!

PORTA-ILUSÕES AO FUNDO

Estava-se mesmo a ver que os mercados iam penalizar Portugal. 
O que os mercados queriam e querem não era um orçamento, mas um futuro para Portugal!
Será que é isto que este orçamento trará?

O VOO DO MOTA

«Mota-Engil compra 50% de empresa de construção brasileira»

A RATICE DE SÓCRATES OU O RESPEITO QUE SE CONQUISTA, NÃO SE IMPÕE!

É a hora! terá dito Sócrates a Assis, a Santos Silva  e à sua entourage. 
Numa altura em que Mota, o contratador de Coelho, o Jorge,  da Mota em boa companhia, já foi apanhado na voragem de arguido, Sócrates percebeu que tinha de dar alguma coisa ao povo antes de ser corrido a pontapé, e queimado no inferno em lume brando pela justeza da posição popular.

É que isto

Governo vai proibir acumulação de pensões com salários na Função Pública

a muito custo tirado da cartola, isto, é a própria razão de ser do regime democrático, em que todos os animais são iguais e nenhum deve ser mais igual que outro.

É claro que os Sampaios das elites parasitárias e outros desta actual miserável vida Política Portuguesa - como o centenário Silva Lopes que debita cortes aos mais pobres enquanto acumula reformas duplicadas e administrações de fachada, não merecem por medidas em causa própria que só afectam  terceiros, respeito, tendo vindo logo a terreiro emendar a mão: afinal que há direitos adquiridos! Direitos adquiridos? Em causa própria? Quando se cortam ordenados?

Tenha paciência Dr. Sampaio! 

Desmagnetize-se da cegueira do poder, que o faz pensar ser diferente entre os semelhantes!

 

ORÇAMENTO FAZ DE CONTA

Passou o mau orçamento!

Um orçamento faz de conta que visa enganar os mercados dizendo-lhes: olhem Mercados, como Portugal quer voltar à condição de bom aluno (alguma vez o fomos, mesmo na época dos descobrimentos?) quando os mercados o que querem é  ter a certeza de poder algum dia reaver o seu dinheiro ou assegurar um custo de oportunidade. Os 6,4% de juros da dívida até não são maus para Portugal se  visto do lado dos mercados. É que os 6,4% incorporam custo de oportunidade e ...cada vez mais risco.
 
E para reaver o seu dinheiro, os mercados sabem que não bastam intenções, é preciso acções não emocionais ou de cortes radicais...com muito bom senso à mistura!
 
Há dias falava com um amigo sobre a necessidade de instaurarmos um orçamento de base 0. Dizia-me ele: impossível fazer isso em Portugal!
 
Ainda hoje estou para perceber porque é que ele me disse isso. Será porque o problema verdadeiro de Portugal não é um problema económico ou mesmo financeiro mas um problema cultural, uma ética muito pouco republicana. Alguém sabe a resposta?

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O GOVERNO PIMBA DO PARTIDO PIMBA SEGUNDO RIBEIRO E CASTRO

Pimba!

O AVB DE SÓCRATES

Para quem segue o debate do orçamento fica o AVB de Sócrates: a arrogância, a vaidade, a Bipolaridade.

Enquanto Sócrates não for arredado do poder, Portugal só poderá continuar amarrado a este AVC que o paralisa!

O REGIME DA DESCONFIANÇA

«Dívida
Juro de Portugal mantém-se acima dos 6% (DE)
O juro e o 'spread' de Portugal voltam hoje a agravar-se, num dia em que o Orçamento começa a ser discutido no Parlamento.»
Pensavam que era o acordo do orçamento que iria gerar confiança nos mercados?
Pensaram mal, porque o que gera confiança nos mercados é um orçamento despido de despesa de gorduras (todos os organismos existentes criados para acomodar as clientelas e os amigos) e que não seja recessivo como este! 
É que a recessão, garanto-vos, será muito mais tida pelos mercados que qualquer mau acordo.
E depois dizem de AJJ que o louco é ele!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

E AINDA DIZEM QUE DESCONHECEM A CURVA DE LAFEN

Dez amigos reuniam-se todos os dias numa cervejaria para beber e a factura era sempre de 100 euros. Solidários, e aplicando a teoria da equidade fiscal, resolveram o seguinte:
• os quatro amigos mais pobres não pagariam nada, o quinto pagaria 1 euro, o sexto pagaria 3, o sétimo pagaria 7; o oitavo pagaria 12; o nono pagaria 18 e o décimo, o mais rico, pagaria 59 euros.
Satisfeitos, continuaram a juntar-se e a beber, até ao dia em que o dono da cervejaria, atendendo à fidelidade dos clientes, resolveu fazer-lhes um desconto de 20 euros, reduzindo assim a factura para 80 euros.
Como dividir os 20 euros por todos? Decidiram então continuar com a teoria da equidade fiscal, dividindo os 20 euros igualmente pelos 6 que pagavam, cabendo 3,33 euros a cada um. Depressa verificaram que o quinto e sexto amigos ainda receberiam para beber.
Gerada alguma discussão, o dono da cervejaria propôs a seguinte modalidade que começou por ser aceite:
• os cinco amigos mais pobres não pagariam nada;
. o sexto pagaria 2 euros, em vez de 3, poupança de 33%; o sétimo pagaria 5, em vez de 7, poupança de 28%; o oitavo pagaria 9, em vez de 12, poupança de 25%; o nono pagaria 15 euros, em vez de 18.
• o décimo, o mais rico, pagaria 49 euros, em vez de 59 euros, poupança de 16%. Cada um dos seis ficava melhor do que antes e continuaram a beber. No entanto, à saída da cervejaria, começaram a comparar as poupanças.
-Eu apenas poupei 1 euro, disse o sexto amigo, enquanto tu, apontando para o décimo, poupaste 10!... Não é justo que tenhas poupado 10 vezes mais…
- E eu apenas poupei 2 euros, disse o sétimo amigo, enquanto tu, apontando para o décimo, poupaste 10!...Não é justo que tenhas poupado 5 vezes mais!…
E os 9 em uníssono gritaram que praticamente nada pouparam com o desconto do dono da cervejaria. “Deixámo-nos explorar pelo sistema e o sistema explora os pobres”, disseram. E rodearam o amigo rico e maltrataram-no por os explorar.
No dia seguinte, o ex-amigo rico emigrou para outra cervejaria e não compareceu, deixando os nove amigos a beber a dose do costume.
Mas quando chegou a altura do pagamento, verificaram que só tinham 31 euros, que apenas dava para pagar a terça parte da factura!...Aí está o sistema de impostos e a equidade fiscal.
Os que pagam taxas mais elevadas fartam-se e vão começar a beber noutra cervejaria, noutro país, onde a atmosfera seja mais amigável!...
David R. Kamerschen, Ph.D. -Professor of Economics, University of Georgia (tradução livre)

A OPINIÃO DE TRÊS ANÓNIMOS

«Ferreira do Amaral lançou concursos para a construção das auto-estradas do Norte, entre as quais A3 e Douro Litoral, e ponte Vasco da Gama, as quais foram construídas pela Mota-Engil. Entretanto lança a concessão das duas pontes sobre o Tejo, sai do governo e vai para a direcção da Lusoponte. Já no governo de António Guterres, Jorge Coelho, Luís Parreirão, a JAE e companhia adjudicam a construção e concessão de quatro auto-estradas, entre as quais as auto-estradas da Costa de Prata, A17 eA29 e a da Beira Alta-Beira Litoral, A25, à Mota-Engil. Entretanto, a Mota-Engil cria a AENOR, actual, ASCENDI, que explora estas auto-estradas. O pote de ouro, começou na construção das mesmas, concessão durante as SCUTS, recebendo dinheiro do estado, com a actual cobrança de portagens e segue-se as compensações do estado por incumprimento dos acordos de concessão. Será isto coincidência? Adivinham onde trabalha esta gente toda? Como é que esta gente não está presa…
Dr. Jorge Paulo Sacadura de Almeida Coelho, ex-Ministro - Ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território no Governo de António Guterres, actual Vice-presidente da Mota-Engil
Dr. Luís Manuel Ferreira Parreirão Gonçalves, ex- Secretário de Estado das Obras Públicas do Governo de António Guterres, actual Vogal da Mota-Engil
Eng.º José Luís Catela Rangel de Lima, ex-Presidente da Junta Autónoma de Estradas (JAE), actual Vogal da Mota-Engil
José Maria da Cunha Donas Botto, ex-Vice-Presidente da Junta autónoma das estradas, foi membro da Comissão Executiva da AENOR, actual ASCENDI, pertencente à Mota-Engil
Ferreira do Amaral, ex-Ministro das Obras Públicas, actual Presidente da Lusoponte e sócia da Mota-Engil

Enquanto a imprensa e as tv's nos vão anestesiando e os Cavacos vão fazendo discursos de auto-elogio, o país continua a empobrecer sem esperança, e a suportar as políticas ruinosas, sucateiras e incompetentes do "engenheiro" Sócrates e da sua inacreditável clique de amigalhaços (Ricardo Salgado, Jorge Coelho, Mexia, Martifer, Joe Berardo, “Manel” Fino, JP Sá Couto, o en.cor.nado do Granadeiro, etc). O TGV espanholito do Poceirão a 3,7 biliões de euros continua. O "Magalhães" a 1 bilião de euros continua. O Mundial de ‘foot-ball’ (controlado pelos espanholitos a 99 %) continua. Os subsídios ruinosos às ventoinhas "renováveis", o subsídios à “biomassa”, os subsídios à “energia das ondas”, os subsídios ao popó eléctrico, os subsídios às “agências de comunicação” (leia-se, intoxicação) ao serviço do nosso sucateiro – toda essa sangria dos "tuguinhas" ingénuos continua. O Passos Coelho é muito ingénuo. Os videirinhos dos PPD’s muito comprometidos estão com muitas destas negociatas. E o “engenheiro” sucateiro Sócrates lá se vai agarrando ao poleiro que lhe assegura imunidae face à Justiça britânica que o aguarda na primeira esquina (já que a Justiça portuguesa é um conceito muito virtual, maçónico, encobridor e acobardado)...

OS PORTUGUESES SAO TODOS UNS PALHACOS, NAS PROXIMAS ELEICOES LA VAO ELES A CORRER EM FILINHA PARA VOTAR NESTA CORJA QUE POR LA TEM ANDADO A 36 ANOS A ROUBAR OS TUGAS, OU SEJA A VENDER A SOBERANIA. PORTUGAL JA ESTA HIPOTECADO A DECADAS, OGORA E SO FAZER O LEILAO.

Para alem de todos os tugas serem palhacos, uma grande parte sao trafulhas, mentirosos,vigaristas, criminosos, uns invertidos, acomodados, preguicosos, uns grandes porcos, nao cuidam dos dentes nem da boca e nao se respeitam, adormeceram no tempo etc...etc...

Este orçamento (ASSALTO) é uma peça construída de forma atabalhoada para tapar buracos e encobrir a verdadeira dimensão do endividamento do Estado – mas esforçando-se por não prejudicar as clientelas do governo Sócrates. É assim que, mesmo em meio à crise, são mantidos intactos projectos aberrantes como o do novo e inútil aeroporto de Lisboa , o do TGV, o da terceira ponte sobre o Tejo, o do Hospital de Todos os Santos, etc. No exacto momento em que se corta brutalmente no rendimento disponível dos trabalhadores, em que o IVA é aumentado para a mais elevada taxa de toda a Europa, em que se retiram regalias sociais imensas, em que se provoca um aumento do desemprego ainda maior, o governo do sr. Sócrates insiste nos projectos megalómanos dos seus amigos empreiteiros. E isto sem falar nas parcerias público-privadas (PPP), que estão fora do OE e continuam de vento em popa.
Um país que quer se desenvolver deve desonerar tributariamente aqueles que criam riqueza – a começar pelos trabalhadores – e financiar o Estado através da tributação dos sectores que não a criam, ou seja, os sectores rentistas (finanças, imobiliário e PPPs). Em Portugal os governos têm feito exactamente ao contrário: para a banca e os rentistas das auto-estradas, todos os benfícios fiscais possíveis e até salvamentos ruinososos (como no caso do BPN e do BPP); para os trabalhadores e empresários produtivos, o agravamento fiscal extorsivo.
Aprovar esta proposta de OE é apenas adiar uma ruptura que se verificará dentro em breve, deixando o governo Sócrates continuar a endividar o país e a gastar desbragadamente por mais alguns meses. Se aprovados, os aumentos de impostos propostos serão devorados no sorvedouro do governo Sócrates. As soluções terão de ser outras e para alcançá-las Portugal terá de recuperar a sua soberania monetária. O abandono do Euro deveria começar a ser discutido.»

DILMA, A TACHTER DO POVO OU A SÓCRATES DE SAIAS?

«A partir de 1978, Dilma passou a frequentar a Universidade Estadual de Campinas, com a intenção de cursar mestrado. Nessa época, participava de um grupo de discussão em São Paulo com outros ex-integrantes da VAR Palmares, dentre os quais Rui Falcão, Antonio Roberto Espinosa, seu companheiro de prisão e, eventualmente, Carlos Araújo. Com reuniões trimestrais, o grupo durou cerca de dois anos, lendo obras de Marx, Poulantzas e Althusser, discutindo o melhor momento de retomar a atividade política. Sobre a polêmica a respeito de sua titulação, Dilma declarou que  " Fiz o curso de mestrado, mas não o concluí e não fiz dissertação. Foi por isso que voltei à universidade para fazer o doutorado. E aí eu virei ministra e não concluí o doutorado." A universidade informa que ela nunca se matriculou oficialmente no mestrado.[39]»

domingo, 31 de outubro de 2010

SEM PAPAS NA LÍNGUA

E prosseguiu: «Eu não entro nisto, isto vai piorar a vida dos portugueses, isto é uma balela de se estar a dizer: ai que desgraça, se não houver orçamento».
«Eu pessoalmente tenho mais confiança no FMI [Fundo Monetário Internacional] do que tenho nesta trupe política portuguesa», disse. 
Perguntam muitos qual o segredo de AJJ na Madeira.
Simples, identificar-se com o que acha a maioria.

O orçamento de desespero Português, podia não o ser se o governo tivesse já este ano feito um orçamento de base zero.

Como Carlos Nunes, especializado em poupança hoje diz, os maus hábitos tem de ser atalhados não só nas famílias como, mais importante ainda, no Estado.
Para isso seria bom criar mecanismos, ao nível da Banca, de poupança.

Com taxas interessantes de intermediação, a banca mesmo sem acesso a novo capital, continua a não querer captar poupança interna.

Títulos internos de dívida também seriam interessantes, mas o caminho é sempre o mais fácil: o do abismo dos aumentos de impostos!