quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ORÇAMENTO FAZ DE CONTA

Passou o mau orçamento!

Um orçamento faz de conta que visa enganar os mercados dizendo-lhes: olhem Mercados, como Portugal quer voltar à condição de bom aluno (alguma vez o fomos, mesmo na época dos descobrimentos?) quando os mercados o que querem é  ter a certeza de poder algum dia reaver o seu dinheiro ou assegurar um custo de oportunidade. Os 6,4% de juros da dívida até não são maus para Portugal se  visto do lado dos mercados. É que os 6,4% incorporam custo de oportunidade e ...cada vez mais risco.
 
E para reaver o seu dinheiro, os mercados sabem que não bastam intenções, é preciso acções não emocionais ou de cortes radicais...com muito bom senso à mistura!
 
Há dias falava com um amigo sobre a necessidade de instaurarmos um orçamento de base 0. Dizia-me ele: impossível fazer isso em Portugal!
 
Ainda hoje estou para perceber porque é que ele me disse isso. Será porque o problema verdadeiro de Portugal não é um problema económico ou mesmo financeiro mas um problema cultural, uma ética muito pouco republicana. Alguém sabe a resposta?

Sem comentários:

Enviar um comentário