sábado, 10 de março de 2012

PEQUENOS GESTOS E OLHARES

Depois da leitura da Surpresa de Margarida Côrrea, as Queijadas de Massano Cardoso recentra-nos no verdadeiramente importante,  a humanidade, a dos outros e a nossa própria, que nos interpela a todo o momento em pequenos gestos e olhares para a nossa condição de frágeis passageiros temporários de uma nau, que só se parece rever e entrever na solidariedade.

sexta-feira, 9 de março de 2012

O CLUBE DOS DIREITOS ADQUIRIDOS

Ludovico Agrícola que é bruto como às casas, mas cujo trombone não é de desprezar num país estranho para os lados da Ibéria, deu um "cognome" feliz aos maravilhosos elitários de portugal: o clube dos direitos adquiridos!
Decididamente a raiz Portuguesa é o clubismo!

A CAMINHO DO DELÍRIO

«Perante membros da comunicação social portuguesa e sueca, o primeiro-ministro reforçou esta ideia, dizendo, em inglês, que Portugal não vai enfrentar uma recessão maior «por causa de um ciclo vicioso de austeridade, mas sim porque a procura externa é menor do que era esperado» para este ano.»

quarta-feira, 7 de março de 2012

MORTE LENTA E A ESTRATÉGIA CUSTE O QUE CUSTAR

"Estamos a ajustar a economia portuguesa a um ritmo muito superior ao estimado. O primeiro-ministro sustentou hoje que o Governo está a ajustar a economia portuguesa a um "ritmo muito superior ao estimado" e a realizar reformas a um "ritmo extremamente intenso", o que terá efeitos junto dos mercados.»
Será esta a melhor estratégia para Portugal "a do para além da Troika"? (o ritmo?) tornando-se neste "para  além" contraditória com a estratégia da Troika - que avisava para se não esquecer o crescimento (e ia nesse sentido o desagravamento da taxa social única, taxa que não foi desagravada porque não há aparentemente coragem? (será coragem?) de colocar um tecto máximo às reformas ou à sua duplicação).  
Não me parece! E o que é verdade é que os números e os factos do descontrolo emprego/receitas fiscais o demonstra (o arsenal de impostos, coimas e penhoras aí está em toda a sua sensibilidade!)
Há até alguns Portugueses que recomendam outras mezinhas para além da Troika!

«Se matar os funcionários públicos, as crianças, os reformados e os estudantes e não fizer nada pelos doentes, no final de Março tem a economia com excedentes. Os arsenais e os venenos existentes, portanto sem necessidade de compra com dinheiro publico, devem chegar para a tarefa. Porque não fazer dessa maneira em vez da morte lenta que estamos a usar Sr. 1º Ministro?»

PONTE TRANSPARENTE


Um dos aspectos que mais me chocou relativamente à percepção da vida política foi a expressão trocista de um ex-secretário de estado, com raízes cruzadas familiares, sobre a bondade dos resultados pelo esforço e ética empreendedora, versus o posicionamento e a ética de muitos governantes saídos das “caldeiras” partidárias no decurso das suas passagens por cargos públicos governamentais.
Fiquei, assim, a saber para a vida, que em Portugal a ética é uma espécie difícil de encontrar. Num tempo de apelo às reformas ingentes e urgentes que nos abrirão as portas do céu, custa perceber que pouco se fale das reformas mais importantes e verdadeiramente capazes de alterar o panorama nacional, as reformas que permitam transparência e real representatividade.
E porque será que esta reflexão veio em linha com o duplo encaixe de verbas públicas na Lusoponte?    

LUSOPONTE! PODERÃO OS PORTUGUESES ESTAR DESCANSADOS COM AS MÁS PRÁTICAS HERDADAS?

«A decisão consta de um despacho assinado no dia 21 de Novembro do ano passado, depois de a Lusoponte ter reclamado à Estradas de Portugal a compensação de 4,4 milhões de euros, apesar de ter retido o dinheiro das portagens. E tanto o dinheiro das portagens como o dinheiro da compensação continuam nas mãos da concessionária.
No mesmo despacho, o secretário de Estado avança mesmo com razões para a Lusoponte ter retido o dinheiro: «A concessionária (Lusoponte) não se encontra obrigada a entregar à Estradas de Portugal o valor das portagens recebidas e arrecadadas», lê-se no documento, ao qual o SOL teve acesso.
O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho disse ainda que «não houve duplo pagamento à Lusoponte», informação contraditória à prestada ao SOL pela Lusoponte e à que consta no despacho assinado pelo secretário de Estado Sérgio Silva Monteiro.
Passos Coelho prometeu, no final, «corrigir» a situação.»
Se estes enganos acontecem nas portagens imagine-se nas privatizações de bens públicos cujos contornos são desconhecidos. 
O maior problema da política é sem dúvida a ética, a ética de uma representatividade inexistente. 

PROBLEMAS DOS PORTUGUESES NÃO SE RESOLVEM COM AMOR E CARINHO

«Problemas dos portugueses não se resolvem com amor e carinho» 


Tendo uma raiz social democrata não compreendo esta insensibilidade e frieza do PM.
Até Mariano Rajoy compreende a necessidade de uma austeridade inteligente e moderada que não tenha o efeito contrário ao pretendido.
O voluntarismo de PC demonstra um ponto comum com o anterior inquilino de Belém: um certo dilentatismo, insensibilidade e uma falta de aderência à realidade de um ajustamento que está a matar o nosso tecido empresarial.
Muito bem esteve Heloísa Apoloni, bem como Jerónimo de Sousa e Seguro ao lembrar que governar exige equilíbrios e que no centro estão as pessoas. PC com esta política suicida, afastará da governação o PSD e o PP por muitos e longos anos.
É que ser-se social democrata não significa ser-se cego ou viver-se num mundo singular ou de clube. Acima dos partidos, dos brilharetes pessoais perante o exterior e dos umbigos pessoais, está Portugal e estão os Portugueses.
Definitivamente Portugal precisava de um governo de salvação nacional onde a palavra de ordem fosse moderação, envolvência de todos os Portugueses, bom senso e... fazer o óbvio pugnado por Lula da Silva.

PETIT À PETIT FAIS SAKORZY SON NID: HÁ DEMASIADOS ESTRANGEIROS EM FRANÇA

«Sarkozy diz que há demasiados estrangeiros em França»

PORQUE OS PORTUGUESES SE TÊM DE REVOLTAR DEMOCRATICAMENTE

«O vice-presidente da Associação Transparência e Integridade, Paulo Morais, alerta para a falta de transparência do processo de privatizações em curso. Em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença, lembra que a ausência de fiscalização pode potenciar fenómenos de corrupção.
“As privatizações, até hoje, têm sido eivadas de uma opacidade quase absoluta. Até hoje houve três privatizações: o BPN foi a vergonha que se viu na nacionalização e agora também na privatização, a alienação do capital da EDP foi um processo completamente opaco, ninguém sabe exactamente o que se passou na transferência do capital que pertencia ao Estado português e que hoje pertence ao Estado chinês, e a própria REN é um processo que está por esclarecer”, adverte o antigo vice-presidente da Câmara do Porto.
Paulo Morais considera que a comissão parlamentar de acompanhamento do processo de privatizações está “ferida de morte”, porque todos os seus membros representam interesses, nomeadamente na privatização da EDP.
“Basta lembrar que nesta comissão o vice-presidente é o deputado Miguel Frasquilho, que pertence ao grupo bancário BES que assessorou os chineses na aquisição. Depois, o advogado Mesquita Nunes, do CDS,  pertence ao escritório de advogados que acompanhou a EDP e o Governo neste processo de privatização. O deputado Pedro Pinto é consultor de duas empresas que dependem absolutamente da EDP.”
O vice-presidente da Associação Transparência e Integridade diz que resta saber se esses deputados quando estão na comissão parlamentar “representam o povo que os elegeu ou os diversos actores, bancos consultores, EDP, advogados, que lhes pagam”.
“Contratados como consultores porque são deputados”Nesta entrevista à Renascença, Paulo Morais sustenta que o Parlamento é dominado por interesses de grandes escritórios de advogados.
“Estas pessoas são contratadas pelos escritórios de advogados, são contratadas como consultores porque são deputados”, acusa o professor universitário.
“Passa-se um pouco a ideia de que são grandes profissionais, com grandes competências, que vão para o Parlamento, mas não é nada disso”, sublinha, “são jovens que vêm da JSD, da JS, da Juventude Centrista e que, uma vez  instalados no Parlamento, são capturados pelos escritórios de advogados e passam a trabalhar nesses escritórios de advogados por estarem na política”.
Renegociação das PPP "teria evitado os cortes nos salários"Na opinião do vice-presidente da Associação Transparência e Integridade, “não há razão nenhuma” para que ainda não se saiba o valor dos compromissos das parceria público-privadas (PPP) e não terem sido renegociados os diversos contractos.
“O Governo já não tem, ao fim destes meses todos, desculpa para não pegar neste dossier”, salienta.
Paulo Morais, nesta entrevista à Renascença, diz que a renegociação atempada das PPP teria evitado os cortes nos salários da função pública, entre outras medidas de austeridade.»

terça-feira, 6 de março de 2012

E AGORA, A MAKRO!

«Makro quer despedir todos os trabalhadores»

A ESTRATÉGIA DOS ILUMINADOS DO COSTUME

«O enfraquecimento dos indicadores económicos está a preocupar os responsáveis externos. Além da recessão, desemprego e derrapagens fiscais, o Eurostat informou que o nível de confiança agregado de empresas e famílias em Portugal (um indicador da evolução da economia nos próximos meses) atingiu em Fevereiro um mínimo histórico e já está ao nível do da Grécia. 

«Um dos maiores riscos para esse sucesso é não haver, até agora, qualquer sinal credível e sustentável de que a economia vá crescer no médio prazo, adiantou fonte comunitária.»
É pena que em Portugal os resultados da estratégia dos iluminados do costume seja sempre negativa.

A falta de modéstia e  a incapacidade de ouvir os outros dá invariavelmente nisto: resultados cada vez mais negativos! ... e não é à falta de aviso! 

«Se a situação não fosse tão dramática, era capaz de achar muita piada e rir-me às gargalhadas. Confesso que me contive. Como é possível um grupo de economistas serem tão eeeeessssstupiiiidddoooos. Até o zé da esquina sabe que as políticas impostas não servirão para resolver problema nenhum. A Fome, a miséria, novos sem abrigo, empresários arruinados é o que está a acontecer em Portugal. servimos de cobaias e carne fresca para os especuladores.» - Voz populi

OS NOVOS DESGRAÇADOS DA EUROPA: CUSTE O QUE CUSTAR!

segunda-feira, 5 de março de 2012

GESTÃO FEITA POR CLIENTELAS PARTIDÁRIAS: SEM PALAVRAS!

«Este novo objetivo não invalida a ligação à Marinha portuguesa, já que «continuará a haver encomendas da Marinha, como não pode deixar de ser», garantiu Paulo Braga Lino.

Sobre a situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, de onde saiu um administrador na sexta-feira alegando «inércia da administração» em tomar decisões sobre o futuro e a gestão da empresa, o secretário de Estado adiantou apenas que o Governo quer encontrar uma solução.

«Estamos a trabalhar em todo o sector empresarial da Defesa, incluindo os estaleiros de Viana. São naturalmente uma das nossas prioridades e tem sido feito um trabalho muito intenso que queremos ver se conseguimos concluir e que nos permita, também nessa empresa, encontrar soluções».

Quando os gestores e meio mundo Português está desempregado e os políticos estão empregados, este é o resultado.

domingo, 4 de março de 2012

NEM NOS APERCEBEMOS QUE ESTAMOS NUMA COLIGAÇÃO

«Apesar das diferenças que existem entre os partidos, muitas vezes nem nos apercebemos que estamos numa coligação»
Obviamente que Passos nem se apercebe que está numa coligação porque no seu espírito a social democracia é um ultraliberalismo radical de quem não conhece o país.