sábado, 10 de dezembro de 2011

QUE FRAUDE DE SOCIAL DEMOCRATA É ESTE CHAMADO PASSOS?

“Além deste preço esmagado que está contratualizado, assistimos a esta imoralidade: somos o único país da Europa com uma taxa de 23% na chamada restauração social, quando a maioria dos países da Europa taxas de 0% a 5%”, critica José Manuel Esteves

BOICOTE TOTAL ÀS SCUTS

«Carro penhorado a quem não pagar portagens
Medidas mais duras por causa da contestação às portagens nas SCUT»
Passos está a seguir a chamada via não democrática do quero, posso e mando - meio caminho para a revolta de quem paga.

A democracia tem de servir os interesses das populações, antes de um pseudo - interesse do Estado como figura abstracta inimiga sistemática do interesse real das populações.

Pagar portagens na via do infante, via já paga por fundos comunitários e entregue criminosamente a interesses privados é revoltante.

A UNIÃO DE ESTABILIDADE DA NINI

Relativamente ao acordo a 26 que querem chamar de União de Estabilidade, veio-me estranhamente à cabeça uma letra de uma canção: chamava-se Nini, vestia de Organdi e cantava. Estranho! Seria Nini a Madame Merkel e cantaria para toda a União ou apenas para o seu consorte Sakorzy? Talvez! Só que à pretensa Europa da Estabilidade não basta querer cantar, é preciso bailar, e não apenas a par. E bailar muito, para que o Euro não se torne um sinal de uma Europa que se quis unida por muito mais do que cinquenta anos.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O TRATADO INTERGOVERNAMENTAL PARA A IMPLOSÃO

A cimeira terminada esta madrugada foi aquilo que designaria uma cimeira de copo meio vazio, isto se não houver, como agenda escondida por detrás desta nova exigência de rigor orçamental, algo dado à grande maioria das soberanias. 

É que o objectivo do rigor continua a obstaculizar num dado adquirido fundamental: é que os ritmos de crescimento dos países são diferentes e há uma necessidade de políticas anti-cíclicas que não se esgotando na política orçamental são dos poucos instrumentos que os estados soberanos ainda possuem. 

A solução pois não parece estar contida nesta cimeira, pelo menos a solução de curto prazo que acalme e convença os mercados. Se Merkel, na sua etérea miopia de advogar e generalizar o modelo Alemão, aposta tudo no cavalo disciplina orçamental, a sensação de um grande vazio relativamente a quase tudo o que divide o ritmo de crescimento e a própria competitividade que equilibra a sustentabilidade desenvolvimentista dos países. 

Retirar a política orçamental aos países é deixá-los sem um único instrumento de política soberana, correndo os países o risco de serem penalizados como incumpridores despidos de qualquer resposta senão um eterna austeridade sem estratégia à vista.

COMENTÁRIOS POPULARES II

«IMPOSTOS? Compro o carro, levo com não sei quantos impostos. Compro o combustível, pago não sei quantos impostos. Compro os pneus, pago não sei quantos impostos. Pago o seguro e vão lá não sei quantos impostos. Sou obrigado a inspeções periódicas, vão lá não sei quantos impostos. Faço revisões na oficina, mais não sei quantos impostos. Pago o imposto de circulação - mais este. Pago estacionamentos - não sei a quem, não os conheço. Só falta pagar na minha garagem. Há, pago sim senhor, então o IMI? É que para ir trabalhar percorro diariamente 164 Km e não há transportes públicos. Sou mesmo obrigado a pagar esta porcaria toda, agora até 7,30€ por dia em portagens. Mais vale ficar no desemprego. Sucata de país, este onde vivo».

SÓCRATES EXPLICA-SE. EM QUALQUER DOS CASOS, NOTA 1 EM 5.

«José Sócrates explicou ontem que quando disse que “pagar a dívida era ideia de criança” estava a referir-se “ao pagamento integral e imediato” da dívida.»
Sócrates agora já não vive no mundo dos assessores de imagem e som. E quando produz som, saí ruído só passível de ser corrigido com uma nota de... dó maioR!

A CURVA DE LAFFER

Alguns economistas, como Miguel Frasquilho  lembraram-se finalmente da Curva de Laffer. É por isso que muitos de nós têm vindo a alertar que o ajustamento devia ser feito por via da diminuição da despesa pública (como gestor não entendo como não se vê as enormes gordurinhas a abater no estado, através de uma gestão mais racional) e nunca por aumentos de impostos (nomeadamente em bens cuja "construção" é feita em mão de obra nacional intensiva. Um estudo rápido efectuado com base em valores do volume de negócios da restauração demonstra que a partir de 15% de quebra de volume provocado por aumentos de taxas, "Laffer" está presente). Isto extravasa para o domínio do sector dos ginásios e de múltiplas pequenas actividades que não tem efeito não só no desequilíbrio externo como no volume de receita. Isto já para não falar no efeito negativo da introdução de portagens na via do infante e nas ex-vias interiores Scuts que terão um efeito adicional negativo nas externalidades territoriais e na própria cobrança fiscal.

DESVALORIZAR A AMIZADE

Restringir a amizade e balizá-la ao domínio do espaço público é um acto triste, não só na forma como no conteúdo. A amizade que nos é transmitida não se renega, nem se gere como um interesse material mesquinho que se aprovisiona para si próprio. Há imagens agradáveis à vista que se degradam em feias e velhas imagens interiores, percursos de vida ocos de afectos e paixões, sejam elas de laços familiares ou laços exteriores. 

Afinal o percurso do tempo é inexorável e o nosso maior bem é a amizade incondicional de quem nos tocou em vida em algum momento sem qualquer reserva mental que a da sua própria afectividade. Há gente realmente que precisa de todos nós para descobrir o caminho da inocência perdida ou nunca vista.

CONSTITUCIONALIZAR O DEFICIT, DESNEUTRALIZAR A CONSTITUIÇÃO

A proibição do deficit na Constituição imposto pelo Directório é mais uma enorme ingerência com resultados pouco animadores, bem como a sua penalização. 
Os deficits não se proíbem, tentam-se evitar, e não devem andar a ciclo mas a contraciclo.
Merkel quer desneutralizar e constitucionalizar a ideologia, algo parecido na nossa Constituição com o colocar o socialismo como ponto de destino.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

UM AR DA SUA GRAÇA DO JOSÉ SÓCRATES

"As dívidas são eternas foi o que estudei!"

Ele há as dívidas eternas, os compulsivos eternos e os trouxas eternos: as primeiras são soberanas, os segundos são ex políticos, os terceiros são as pobres massas acéfalas.

PRIVATIZAÇÃO DA TAP: DECISÃO PELOS INTERESSES PORTUGUESES OU TRAIÇÃO DE POLÍTICOS?

«Aviação
Pilotos cancelam greve se Governo lhes garantir até 20% da privatização da TAP»

Que verdadeiro Português não vergado a interesses estrangeiros não pode estar de acordo com a exigência dos pilotos.

FACTOR (C) HINA

«Peso da China no comércio mundial mais do que duplicou na última década. Proporção da China no comércio mundial subiu de 4,3% para 10,4% na última década, culminando 32 anos com um crescimento anual médio de 16,8%, revelou Pequim.»

E anda a UE à procura da crise na dívida soberana! 
A crise já começou há muito e é muito responsabilidade de todos os grandes conglomerados e empresas da velha Europa (a começar pela Alemanha) que torpedearam o comércio livre através dos países Asiáticos que não usam as "armas" de um modelo social exemplar Europeu - para o mundo - com regras de concorrência, com não dumping, protecção do trabalho, etc...

EMPREGOS DE TRUZ: ESTAGIÁRIO COM EXPERIÊNCIA

«A revista Happy Woman procura candidatas para estágio de Jornalista de Moda, com os seguintes requisitos:

- Disponibilidade Imediata
- Experiência
- Capacidade de trabalho em equipa
- Idade até 30 anos


Ver Oferta de Emprego: http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio_livre.asp?REF=1377819#ixzz1fq4wNxik
www.net-empregos.com - O maior site português de ofertas de emprego»
 
ESTE ANÚNCIO MERECE DESTAQUE DE BLOG.
RECRUTAMENTO DE JORNALISTAS ESTAGIÁRIOS COM... EXPERIÊNCIA! 
ÉTICA JORNALISTA, COM CERTEZA!


GOVERNO ABRIU A PORTA AO NEGÓCIO PRIVADO DA SAÚDE SEM LIMITES: TÃO SOCIAL DEMOCRATAS QUE NÓS SOMOS!

«Hospitais impedidos de cobrar mais de 50 euros a cada doente»
Taxas moderadoras vão duplicar, mas Governo vai criar um tecto de 50 euros por cada visita ao hospital»
Num altura em que o governo procura fazer uma desvalorização salarial competitiva há coisas que não se entendem por paradoxos... contrários às afirmações feitas. Portugal precisa de mais competitividade pelos custos não do seu contrário!

IN FACEBOOK VERITAS


In vino veritas, podia ser traduzido mais recentemente por in facebook veritas. A recente redescoberta da forma antropomórfica do ser, dá-nos a certeza de “nós seres” revelados em prateleiras meio vazias ou cheias, cheias de ilusões, desertos noctívagos cheios de vida ou apenas searas onde a semente não brota. 
A ilusão do pecado é uma ilusão perdida, enquanto as prateleiras são vasculhadas como lugares de achados e lugares perdidos. 
O material para o facebookiano é uma conquista tão tímida e tão infrutífera, que a solidão das almas separa as faces, entre as almas das funestas que vivem no limbo da aparência de gavetas semicerradas e as que vivem na ilusão de gavetas não totalmente assépticas e escancaradas. 
O caminho faz-se, caminhando, mas à que deixar entrar o sol nas nossas gavetas emperradas, em que os vestígios de pó podem ser vistos como virtude de partilha e reconquista - da nossa mais que inerte condição de um ser original pródigo de capacidade de reconhecer, abraçar, humanizar. 

Que melhor tradutor, da nossa e da outra face, poderíamos ambicionar?

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

LASZLO ANDOR TWITTER: COMISSÁRIO DO EMPREGO, ASSUNTOS SOCIAIS E INCLUSÃO

László Andor

Fiscal union alone will not save the single currency - debt union also necessary. Bring in eurobond and activate ECB!

László Andor

Automatic sanctions are a joke. Fiscal union needs collective, democratic decision-making that can respond to challenges & manage agg.demand

A UTOPIA ECONÓMICA EUCLIDEANA

“Neoclassical economics created an Euclidean utopia of a self-stabilizing market. However, we live in a non-Euclidean world with market instability and economic complexity. We need the World Economics Association platform for exploring a new paradigm of economic thinking.”
 
Ping Chen, Peking University & Fudan University in China

Até os Chineses já nos dão, e bem, lições de economia Euclideana - Even the Chinese give us Euclidean Economy lessons. 

MERKEL E SAKORZY OU O NOVO TRATADO DE TORDESILHAS DA UNIÃO FRANCO ALEMÃ

O acordo entre Sakorzy e Merkel para liderarem impondo à Europa OS SEUS DIKTATS cada vez mais parece uma espécie de novo Tratado de Tordesilhas para dividir e reinar o mundo da União.

AUMENTOS NA SAÚDE, UM AJUDA PARA O SECTOR PRIVADO DA SAÚDE=GESTÃO DANOSA

Os aumentos na saúde demonstram como este governo mantém um padrão baixo. Com o argumento que cada urgência custa X, o que se pretende é aumentar a receita, não gerir melhor e instar à produtividade dos trabalhadores. 

Nem é necessário ser gestor para se perceber as brutais ineficácias do SNS e como o combate por Portugal tem de ser um combate pelo abaixamento dos custos gerais, não pelo aumento induzido pelo estado. 

O ministro Macedo está assim a dar uma mãozinha ao sector privado da saúde ao aumentar o preço de acesso ao SNS.

O ESPANTO DE JUNCKER

«Euro/Crise: Ameaça de descida de 'rating' pela S&P é "exagerada e injusta" 

O primeiro-ministro do Luxemburgo e líder dos ministros das Finanças da zona euro, Jean-Claude Juncker, considerou hoje "exagerada e também injusta" a ameaça da Standart & Poor's de descer o 'rating' de quinze países da moeda única.
"Estamos em vias de controlar a crise da dívida, estamos a consolidar, a reformar, estamos inclusivamente a reformar a forma como governamos", afirmou Juncker numa entrevista concedida à rádio alemã Deutschlandfunk.
"Espanta-me muito que essa notícia caia assim do céu, em vésperas da cimeira europeia. Isto não pode ser uma coincidência", acrescentou o chefe de governo luxemburguês, numa referência à decisão da agência de notação de segunda-feira de colocar 15 países do euro -- incluindo seis países com notação máxima AAA, entre os quais a Alemanha, França, mas também Portugal - sob vigilância negativa.»

No início eram uns PIGS, um bando de povos "sem raça", verdadeiros mentecaptos do Sul da Europa, muito perto para Merkel de massas humanas que há cinquenta anos eram pensados (quando não prensados), por quase todo o povo Alemão (por acção e omissão), como raças menores e inferiores - responsáveis por todas as frustrações dos disciplinados e superiores povos do Norte.

Juncker, primeiro ministro de um país que nem ao milhão de habitantes chega, viu-se com a força indomável de um domador de irresponsáveis e indisciplinados. Parecendo um daqueles esquentadores de arranque lento, Juncker começa agora a perceber a verdadeira razão da instabilidade na zona Euro.

E neste momento a avaliação das casas de rating já são exageradas e injustas. Como bem verificará Juncker, quando os triple AAA forem feitos em downgrades, os mercados e os players da nova economia virtual em espera não se regem por justiça ou exageros, mas por especulação feita de interesses e de líderes soberanos titubeantes, confusos e fracos.  


ÁLVARO POLÍCIA MAU VERSUS O BOM DO GASPAR PERANTE O DIRECTÓRIO EUROPEU

«Mais do que obrigações europeias, os Estados-membros precisam de liquidez», defendeu o ministro, em declarações ao jornal alemão «Frankfurter Allgemeine Zeitung».
E continuou: «A Alemanha ainda não o sente, mas a maioria dos países está a ter problemas de liquidez. Por essa razão, o BCE deve ter um papel mais activo».
ÁLVARO SANTOS PEREIRA  a quem muitos vaticinam falta de experiência numa área sensível da governação, fez hoje talvez a mais importante intervenção desde que foi eleito. 
ÁLVARO é um académico, mais que um prático, tendo o seu livro sobre a Economia Portuguesa mostrado um diagnóstico muito correcto da economia Portuguesa. 
Em termos práticos, no entanto, a sua experiência e a realidade concreta bateu no irredentisno e fundamentalismo de Vítor Gaspar, o ministro aperto. Alinhando pelo diapasão de Cavaco, será que o eixo ultra - liberal Passos-Gaspar não lhe vai tirar o tapete? 
O problema é que ÁLVARO tem razão, a não ser que a nova estratégia de Passos seja, perante o exterior, a da postura do polícia bom e do polícia mau.  

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DÍVIDA: DOSE FATAL!

ELSA FORNERO



No mundo da política e da austeridade que tocará como sacrifício aos estratos mais frágeis da população, Elsa Fornero demonstra afecto e sentimentos: já é um passo, ainda que demasiado frágil perante a barbárie cometida pelo capitalismo mais selvagem e pelo sequestro destas formas de democracia.

MIRACLES

Best thanks to our friend and artist Olga Pavlova
What kind of miracle are we waiting for? All the days in all parts of the world people try to convert their lifes in any form of miracle. There's the creation miracle, the miracle of kings and shepherds, miracles to be better loved and understood, miracles for trying to achieve something and miracles for being healed of all kind of diseases and disturbances. The last one needs us to be strong but also needs attention and affection, friendship and care we all expect from others in the beautiful world we all want to live and share. I believe in miracles and I believe they will heal us of any kind of disturbance they affect us in any time of our lives. The greater, without any doubt, is the creation’ s miracle that flows through our dreams and imagination.

CRISE PORTUGUESA NÃO É CULPA DE SAKORZY OU MERKEL

Crise portuguesa "não é culpa de Sarkozy ou Merkel"

Pois, não! Crise Portuguesa é mesmo de político Português, que mente para ser eleito!

domingo, 4 de dezembro de 2011

NOVA DIÁSPORA

«Falta de oportunidades leva recém-licenciados a saírem do país
Relatos de jovens que já não acreditam no seu país»
 
Ao aceitar a política recessiva da Troika, Passos está a ajudar à decadência de Portugal. Muitos destes jovens não voltarão, como todo o prejuízo que isso significa do custo-benefício da sua formação e do principal problema actual da Europa e de Portugal: o factor demográfico!

PORTUGALVIRTUAL

«Segundo a revista Visão, os juros a cobrar pela Troika ( 34.400 milhões de euros num empréstimo de 78.000 milhões) correspondem a:
38 pontes Vasco da Gama
10,5 novos Aeroportos de Lisboa
20 linhas TGV Lisboa-Madrid
123 aviões Airbus A 380
17,5 fábricas Autoeuropa
265 hospitais»
É isto que Passos nos pede. A escravidão eterna de um país virtual. Este Portugal virtual mais que uma segunda vida é uma primeira e fenomenal vida.

E digam-me lá os que vão pagar e nunca embolsaram (contrariamente à brilhante lista conhecida, BPN, BPP...) se valeu a pena dizer: eu não voto! 

SUSTENTABILIDADE EMOCIONAL

Não tenho dúvidas que há muito já que trocamos os verdadeiros bens de luxo, os bens imateriais, pelos bens de aparente luxo material. 

Se  o luxo material fosse assim um bem tão verdadeiramente superior, porque será que a luta do ser humano se produz no seio daqueles bens imateriais que não produzem lixo, mas o verdadeiro luxo da nossa sustentabilidade emocional. 

Assim, a aqueles que já viram a luz não resta mais do que se tornarem pastores de todos os seres que estão perdidos no firmamento da materialidade, desprezando na  aparência o bem mais essencial do ser humano: a felicidade do receber ao dar!

O FUTURO É PASSADO NO PRESENTE

Projecto muito interessante este porque relembra-nos como a memória é o cimento da nossa condição. A gestão do conhecimento é uma das componentes das histórias empresariais, do modo como geramos, criamos e partilhamos conhecimento. Mas tudo parte da nossa memória, seja no mundo formal empresarial seja na nossa vida emocional. O futuro é, de facto, presente no passado e sem essa memória histórica, nem o presente nem o futuro tem significado. E é por isso que devemos preservar a memória das nossas realizações, pulsões e paixões. Nela encontramos as peças de lego que nos completam no futuro.

"NOSSO CÉREBRO É O MELHOR BRINQUEDO JÁ CRIADO: NELE SE ENCONTRAM TODOS OS SEGREDOS, INCLUSIVE O DA FELICIDADE."

Já nem vou pelo argumentário que estica  a pele. Que todos trocamos as voltas, trocamos. E andamos muitas vezes com aquele ar de animaizinhos perdidos tipo Beagles sujeitos a experiências várias. O difícil mesmo é separar os brinquedos, os brinquedos complexos feitos de materiais complexos dos cavalinhos de pau, tão pouco modernos e tão intensamente poéticos que nos fazem sonhar a cada esquina e em cada lugar onde se acha sol e  luar. É a vitória nos Tempos Modernos de Chaplin, o nosso inteiro e verdadeiro amigo Charlie... Chaplin!