sábado, 26 de setembro de 2009

ESPEREM PELA PANCADA

«Taxa reduzida também sobe para 8%

Espanha aumenta IVA para 18%»

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

OS MAUS POLÍTICOS CHAMAM A MÁ VIDA

OS MAUS POLÍTICOS

Os maus políticos reconhecem-se, sobretudo, nas pessoas excessivamente activas e práticas. São pessoas que agem primeiro e pensam depois (se tiverem tempo e disposição). E para agirem, sem incómodos ou sem chatices “tolas”, costumam desligar o botão da sensibilidade, ficando assim desligados dos problemas dos outros.

Este sector maligno da sociedade deve achar que ser sensível ou ter compaixão pelos outros é um estorvo ao seu livre arbítrio e, sobretudo, ao seu bem estar.

Toda a sua acção política se realiza através da projecção deles sobre aqueles que eles acham inferiores ( E que é a maioria). Quando lhes apraz, atravessam-se à sua frente e ferem ou esmagam, consoante o modo como querem agir.

Para eles o mundo não passa de matéria inerte. Tanto lhes faz estarem perante uma pessoa como perante uma pedra. Pois, ou se afastam dela, ou lhe passam por cima.

Importa por isso que a sociedade esteja atenta a esta estirpe viral que não pára de se multiplicar. E que encontre o antídoto certo, a curto prazo.

Muitos deles penetraram há muito nas instâncias do Estado e do poder. Urge, pois, erradicá-los de lá.( E tratar as vítimas, que têm vindo a crescer de dia pra dia).

Mas, mais do que tratar as vítimas, é necessário prevenir a proliferação da doença.

O voto é, a meu ver, o melhor antídoto para atacar este mal. E é universal e gratuito.

Usemo-lo, pois, com inteligência, porque entregar o poder aos insensíveis ( maus políticos) é como entregar a carteira ao ladrão.

Cunha Ribeiro


Com a devida vénia!

ESTADO DE INCUMPRIMENTO

«Acções por incumprimento instauradas contra Portugal
Em 2008, foram intentadas pela Comissão das Comunidades Europeias, no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, 14 acções por incumprimento contra a República Portuguesa.

processo nº C-530/07 - tendo por objecto declarar que não tendo equipado com sistemas colectores, nos termos previstos no artigo 3º da Directiva 91/271/CEE do Conselho, de 21 de Maio de 1991, relativa ao tratamento de águas residuais urbanas, as aglomerações de Angra do Heroísmo, Bacia do Rio Uima (Fiães de S. Jorge), Costa de Aveiro, Covilhã, Espinho/Feira, Fátima, Ponta Delgada, Ponte de Lima, Póvoa do Varzim/Vila do Conde, Santa Cita, Vila Real de Santo António, Viana do Castelo - Cidade, Vila Real e não tendo submetido a tratamento secundário ou processo equivalente, nos termos do artigo 4º da mesma Directiva, as águas residuais urbanas provenientes das aglomerações de Alto Nabão, Alverca, Bacia do Rio Uima (Fiães de S. Jorge), Carvoeiro, Costa da Caparica/Trafaria, Costa de Aveiro, Costa Oeste, Covilhã, Espinho/Feira, Fátima, Fundão/Alcaria, Lisboa, Matosinhos, Milfontes,
435
MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS
Direcção-Geral dos Assuntos Europeus
Moledo/Âncora/Afife, Nazaré/Famalicão, Pedrógão Grande, Ponta delgada, Ponte de Lima, Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Santa Cita, Vila Nova de Gaia/Douro Nordeste, Vila Real de Santo António, Viana do Castelo - Cidade, Vila Franca de Xira, Vila Real, a República Portuguesa não cumpriu as obrigações que lhe incumbem por força dos artigos 3º e 4º da mencionada Directiva 91/271/CEE do Conselho, de 21 de Maio de 1991, relativa ao tratamento de águas residuais urbanas;»

Este o país que quer construir o TGV para 2% da população!

O PEQUENO ALMOÇO DE FIGO

Indigesto ou não, pela cara dos interlocutores, o pequeno almoço de Figo, multimilionário do futebol, a quem o BPP fez o favor de contrair a fortuna, terá a ver com essa aleivosia de T. dos Santos de tratar diferente o que era igual?

O COMPORTAMENTO DOS PILOTOS DA TAP

Outra passageira brasileira do voo da TAP Londres-Lisboa, Anne Michelle, disse estar "muito indignada", pois necessita de chegar "o mais depressa possível ao Brasil" para ver a mãe, que "sofreu um enfarte".

«"Cheguei ontem [quinta-feira] à noite ao aeroporto de Lisboa e deparámos com uma situação de voo cancelado para Brasília, o que no meu caso implicou perder a ligação Brasília-Porto Velho", disse.

Segundo Anne Michelle, quando chegar a Brasília terá de comprar uma nova passagem para Porto Velho, "já que a TAP me informou que não se responsabiliza pela perda da ligação".

Cerca das 07:00, os painéis de informação do aeroporto de Lisboa não tinham registo de voos da TAP cancelados.

Os pilotos da TAP iniciaram quinta-feira uma greve de dois dias, convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), devido ao "impasse" no processo de revisão do Acordo de Empresa e ao "descontentamento" com a gestão do presidente-executivo da transportadora, Fernando Pinto.»

A greve é um direito de todos os trabalhadores. Mas a inteligência também. Podem estar os pilotos da TAP descontentes com a administração, podem os pilotos da TAP querer recuperar os 9% que alegadamente perderam nos últimos anos. Mas bom senso exige-se. No mundo muito competitivo das companhias aéreas onde muitas estarão com os dias contados, o comportamento dos pilotos da TAP só ajuda companhias como a Ryanair e outras, que esperam deliciadas pela ganância soberba dos pilotos da pública, que decididamente não compreendem o sector e o país.

É que muitos em outros sectores já perceberam a benesse que é ter emprego, hoje, e optam por voar mais baixo.



SÓCRATES DIZ QUE GOVERNARÁ SÓZINHO COMO QUEM DIZ ORGULHOSAMENTE SÓ

Sócrates diz que governará sózinho se ganhar eleições. Nada que não fosse esperado. É que Sócrates não é por intestino e condição um animal político para governar em comunhão. Para além de que governar sózinho sempre permite manter uma cortina de fumo sobre a determinação da governação. Afinal é só imitar, o orgulhosamente só de outra senhora!

O ENGENHEIRO

«...Neste modo imaturo de proceder, se vê como Sócrates é de uma indigência política pré-ateniense. Naquela sua cabeça, não há lugar para a crítica. Existem apenas duas alternativas: ou a concordância com o seu governo ou a “maledicência”. Tudo se passa como se Sócrates não esperasse nunca a apreciação de cidadãos, mas sim a passividade de súbditos. Este nosso primeiro-ministro é, no fim de contas, um reaccionário profundo. É, assim, uma medida de higiene política arredá-lo no próximo dia 27.»
O drama é que muitos, mas mesmo muitos, não o sentem como seu. É que Sócrates não governa para os Portugueses mas para uma clique seleccionada. O seu desprezo pelo povo é tanto que é vê-lo sempre bem distante do povo de quem apenas quer o votozinho em urna.

INSEGURANÇA

CM: «Crime em Portugal assusta ingleses»
Londres alerta para roubos e violações. 2,2 milhões de britânicos visitam o nosso país por ano.

Com isto é que Sócrates se devia preocupar!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

POLÍTICA HOLISTA

Se o Holismo é a leitura do mundo num todo integrado, a arruada política no inteiro como a simples soma das suas partes, é de facto o reducionismo na sua forma de compasso político.

Sócrates é sem tirar nem pôr o anti-Aristóteles, quando reduz o organismo vivo Portugal à soma de pequenas partes do seu tecido cerebral!

COMPANHIA NA FORCA


O egoísmo mórbido é pouco racional e suicidário. Os pilotos da TAP demonstraram que o têm!

DO FUNDO DA BLOGA:PENSAR ENLOUQUECE

«Há tempos estou para escrever um texto sobre o ato de procrastinar. Mas se há uma coisa que a gente não costuma adiar é o hábito de postergar, enrolar, deixar certas tarefas para o dia seguinte. Outro dia mesmo, ao pensar sobre o assunto, acabei tuitando uma frase que sintetiza bem essa história: "Procrastinação é como masturbação. No começo é bom, mas depois vc percebe que só está fodendo a si mesmo".

«Tenho mais de quinze posts rascunhados. Por que não os finalizo e os publico duma vez? Um pouco por causa do perfeccionismo antiprodutivo que faz com que eu nunca fique satisfeito com certos textos, um tanto por conta das atribuições mais urgentes do dia a dia; sem esquecer da parcela substancial de culpa a ser imputada à síndrome de DDA que faz com que eu me distraia acompanhando o Twitter ou navegando aleatoriamente pela rede, ocupando-me com afazeres geralmente mais prazerosos e/ou descompromissados.

E assim, acabo por parafrasear na vida real aqueles versos de Fernando Pessoa: "Ai que prazer/ não cumprir um dever./ Ter um livro para ler/ e não o fazer!". Ah, procrastinação, minha velha companheira que me torna displicente e pontualmente atrasado para quaisquer deadlines que necessito cumprir; o que fazer com você? Enquanto esse impasse permanece, sei que preciso marcar uma reunião com meu amigo André Marmota a fim de, enfim, criarmos o Clube dos Procrastinadores Anônimos. Amanhã a gente vê isso.» por Alexandre Inagaki.

SOBERANIA MUITO POPULAR

Se Sócrates ganhar as eleições ficará definitivamente conotado como o primeiro ministro dos ignorantes. Portugal definha neste analfabetismo funcional de quem prefere besta a bestial. Já com Salazar o povo amochou. Deêm-lhe circo e pouco pão, corrupção e arrogância qb que quem quer ser rei em Portugal, basta-lhe um aceno de midas e novas oportunidades para o país mais castrante e boçal da Europa.

Afinal Sócrates está no código genético do país medíocre e chico esperto dos Isaltas, Avelinos e tutti outri que pululam nesta civitas de mau gosto!

SOCIALISMO TOTALITÁRIO

O socialismo é uma ideologia que nos merece todo o respeito e simpatia. As causas da igualdade e da fraternidade são simpáticas a todos quase sem excepção.

De qualquer modo hoje em Portugal só votam no dito Partido Socialista os ignorantes ou os desonestos.

Em qual dos dois se situa?

PARA OS POLITICOS OS ARTISTAS SÃO CARNE PARA CANHÃO

... Fernando Tordo in A Entrevista de Júlio Isidro

SEGURANÇA SOCIAL CREDÍVEL?

«A Segurança Social levantou um processo de execução fiscal contra uma empresa de Alcobaça por causa de uma dívida de um cêntimo. No entanto, a Metalcoa garantiu que não deve nada, escreve a «TSF».

A Metalcoa recebeu uma carta que classifica de absurda, onde é informada de uma dívida à Segurança Social de um cêntimo, mais juros de mora de seis euros e ainda 79 euros de custas do processo.

«Fiquei surpreendido pela dívida, já que há muito que tenho certidões da Segurança Social» e «nunca me constou uma dívida de qualquer importância», disse Manuel Canelas, responsável da empresa, citado pela «TSF», considerando que a dívida em causa deveria constar nas certidões ou numa notificação.

Em 2006, a Metalcoa teve de proceder a uma rectificação do pagamento das prestações sociais relativas a um trabalhador com o primeiro emprego, mas na altura corrigiu o valor a até pagou juros, sendo que a situação ficou resolvida.

No entanto, olhando para os tabelas dos pagamentos da empresa encontra-se um cêntimo que foi acrescentando pelos serviços em 2003 por causa dos acertos do euro e que não foi anulado, como aconteceu nos anos anteriores»

«Contactada pela TSF, a Segurança Social explicou que este um cêntimo decorre de um arredondamento do processo da regularização da dívida e que não foram pagos na altura os juros nem as custas do processo. Neste sentido, considera que este é um processo normal.A Segurança Social adiantou ainda que não pretende fazer qualquer penhora devido ao baixo valor em questão»????

A falta de credibilidade de qualquer instituição mede-se por situações como esta. E é por isto que muito do tecido económico e social definha. A falta de bom senso e a generalização naquilo que há muito na segurança social e no fisco parece uma autêntica caça à multa é aviltante e anti-democrática para os cidadãos deste país e demonstra que as reformas no sentido do respeito pelo cidadão estão por fazer. Mais do que grandes intervenções do Estado urge criar uma nova cultura no Estado.

E não digam que isto só aconteceu esta vez. É que a segurança social é useira e vezeira neste tipo de comportamentos pouco éticos e constitucionais!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

HOMENS DA LUTA E O HUMOR DEMOCRÁTICO

terça-feira, 22 de setembro de 2009

ISABEL JONET

Condições de vida são, actualmente, melhores

«Não se pode viver tranquilamente numa sociedade pobre»

«Há um desajustamento entre medidas adoptadas e mundo real, diz Isabel Jonet«Não podemos continuar a viver tranquilamente numa sociedade pobre», disse a presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, Isabel Jonet, esta terça-feira, durante a conferência organizada pela revista «Exame», que decorre no Museu do Oriente em Lisboa.

A responsável acredita que «estamos melhor em condições de vida, ao nível das infra-estruturas, mas estamos pior em termos de sociedade», pois o «modelo económico falhou».

Quer isto dizer que, no entender de Isabel Jonet, «há um desajustamento total entre as medidas que são adoptadas e entre o mundo real». A presidente da instituição, vê com preocupação a questão do desemprego e é por isto que pede «ajudas pontuais no que toca ao incentivo do emprego».

Isabel Jonet põe definitivamente o dedo na ferida. A nossa sociedade está aparentemente mais desenvolvida em termos de infra estruturas, mas estamos definitivamente pior em termos de vida individual.

A percepção de Jonet é correcta. Uma sociedade não se faz construindo os mais modernos equipamentos se a generalidade não tiver acesso a eles. Os últimos anos foram de ilusão de modernidade, mas só entende isto, ou quem vive no mundo real, ou quem vai a países verdadeiramente desenvolvidos como a Suécia, a Dinamarca, ... e verifica que antes das infra estruturas megalómanas está a qualidade de vida das pessoas, ou seja a sua capacidade de usufruírem de tudo o que uma sociedade moderna oferece. Na Noruega e na Dinamarca, não há espaços megalómanos como em Portugal, nem transportes de ponta, mas há harmonia na inserção dos edifícios na natureza. Uma sociedade que quer construir um TGV, onde 70 ou 80% das pessoas não tem saúde oral por não ter dinheiro para tal, ou conta os tostões para comprar medicamentos, é uma sociedade moderna a duas velocidades ... e modernamente virtual!



CAVACO: QUEM SE METE COM O PS ...

O PS do Estalinismo dos Gulags do passado, já vocifera contra Cavaco. Urge, assim, que Cavaco se pronuncie, sob pena de ser trucidado em praça pública pela máquina trauliteira do PS.

À ATENÇÃO DE TODOS OS PROFESSORES E PORTUGUESES QUE ACREDITAM QUE AINDA É POSSÍVEL UM PAÍS MELHOR


http://primeirofax.files.wordpress.com/2009/09/voto-util-2009.pdf

Se acredita que o seu voto serve para robustecer a democracia e não para a criação de um Estado tendencialmente totalitário, desigual, retrógrado e eivado de falta de ética, amiguismo, intolerância e irracionalismo, analise este estudo de voto útil e decida-se a mudar ... ou não.

Depois não se queixe dos Varas, Penedos e outros senhores muito socialistas que o deixam à míngua de reforma com 50% do expectável, 20% do possível com um juro conservador das suas reformas compostas, enquanto nababos se locupletam com ganhos de 40.000€ por mês!



O GOVERNO QUE QUIS GOVERNAMENTALIZAR AS EMPRESAS

«A dívida externa do país já representa 101% do PIB. Ao mesmo tempo que o Estado e a banca devem mais, o país está a produzir menos. A economia portuguesa já deve mais ao exterior do que aquilo que é capaz de produzir num ano.»
Quando um governo centralista se quer substituir às empresas e faz destas instrumento geral de arrecadação de receitas o resultado é este. O microcosmos da governação tem definitivamente de entender que brincar aos aprendizes de economia num tabuleiro de monopólio, não é decididamente o melhor caminho para uma economia que não pode amadurecer por teimosias voluntaristas.

O ESTADO DAS GRANDES EMPRESAS

«Com o passar dos meses, o défice do Estado mais do que duplicou face ao registado na mesma altura do ano passado. Em Agosto, a diferença entre receitas e despesas era de 8,7 mil milhões de euros [um acréscimo de apenas 1,7% em relação ao montante observado em Julho], mas o Governo chamou a atenção para a desaceleração da subida, que reflecte, garante, "os sinais de recuperação que a conjuntura tem apresentado". Os números apurados pelo DGO até Julho mostravam que o défice quase tinha triplicado em termos homólogos.»
Que ninguém que tenha emprego se iluda. Os impostos irão subir e muito para quem trabalha depois das eleições. Para isso concorrem problemas conjunturais externos mas muitos internos.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O PRIMEIRO CAMPONÊS

«... A sua estudada pose dos anos vindouros será construída na base do instinto de sobrevivência: "Quem quiser singrar na política, em Lisboa, e venha da província, tem de ser muito mais talentoso do que as pessoas de lá. Todos o observarão, para ver se sabe estar, se tem modos, se sabe pisar." Esta desconfiança de camponês marcar-lo-á, para sempre, nas difíceis relações com um mundo mediático que considera hostil. O rapaz que passeava na burra da tia Lucinda, em Trásos-Montes, transforma-se no cosmopolita que encomenda fettuccines no restaurante Mezzaluna. O Zezito que se agasalhava no casaquinho de malha transforma-se no eng.° Sócrates, de blaser Hugo Boss sobre T-shirt escura. E, agora sim, está na sua verdadeira pele. «