quinta-feira, 14 de maio de 2009

REVISITAR O PASSADO EM BRIDESHEAD OU CÃES DE FILA PORTUGUESES

«No capítulo 4 da segunda parte, Vítor Bento trata a Administração do Estado e Justiça, indicando a perda de uma cultura de serviço público como factor de estrangulamento da administração pública que por sua vez limita a capacidade de funcionamento de toda a sociedade. Para retomar esse sentido de serviço pública, sugere Vítor Bento um processo de “pública validação” dos principais responsáveis de organismos públicos, com remuneração condizente.A transparência quanto aos conhecimentos e percursos dos nomeados será certamente um factor importante uma melhor selecção na administração pública, até por um efeito dissuasor de candidaturas menos qualificadas.» http://www.sedes.pt/blog/?p=1055
Este enfoque sistemático de Vítor Bento na remuneração condizente dos principais responsáveis, sejam eles de organismo públicos ou privados, com certeza bem intencionado, é que denota alguma falta de conhecimento de uma parte substancial da realidade.
A não ser que candidaturas menos qualificadas, queira dizer isso mesmo, porque está sobejamente provado na realidade Portuguesa, remuneração a mais não é necessariamente, bem pelo contrário, sinónimo de qualidade e boas práticas.
O caminho encontra-se, quando percebermos que não podemos continuamente a revisitar o passado em Brideshead, mas revisitar o futuro num novo exemplar Português em que a remuneração a mais não seja condição sina qua non de boas práticas, mas a valoração de um novo exemplar Português ético.
Afinal, trata-se de encontrar o novo e fiável cão de água Português, onde só desfilam os perigosos Pitbulls, Rotweillers e cães de fila Portugueses.

ESTRELA MAIOR


«Governo não fez, nem faz pressões», diz Sócrates
Freeport: primeiro-ministro afirma que afastamento de Lopes da Mota compete ao PGR»
Será que da estação espacial se avista esta estrela maior Socratiana? Acreditando em Sócrates, o que move Lopes da Mota? Uma enorme vontade de agradar ao "Chef"? Ou apenas a resposta à utilização indevida das palavras, pois onde se lê pressões deveria se ler indicações!
«Portugueses são quem estão mais tempo ligados à net»
Será por excesso de emprego ou por falta de emprego?
A voz dos outros:
«PALAVROSSAVRVS REX
Como é que num país f., com desempregados excluídos dos subsídios de desemprego e sem carne ou peixe para pôr numa mesa com filhos, como é que se ousa bater todos os recordes do luxo e contratar a Blue State? Como é que se paga à Blue State? Quem é que em Portugal pode pagar à Blue State, neste caso o PS, sem se borrar de vergonha perante os pobres e desempregados de Portugal? Tudo ao contrário. Faz-se tudo ao contrário, desperdiça-se desbragadamente, insulta-se os portugueses na própria cara atónita dos portugueses.»

BLUE STATES DIGITAL AQUI NÃO, POR FAVOR


«Blue State Digital trabalha campanha de Sócrates 2009/05/14Carlos Martinho A campanha de José Sócrates nas próximas eleições legislativas será trabalhada, na área online, pela Blue State Digital, responsável pela bem sucedida vertenteonline e multimédia da campanha Barack Obama à presidência dos Estados Unidos.

Segundo noticiou ontem o diário i, o objectivo é transportar para Portugal o conceito de campanha de proximidade adoptada por Obama, com contactos diários através de emails, sms, fóruns online e redes sociais como o Facebook, Hi5, Twitter ou Flickr.

Ainda segundo o i, o objectivo desta vertente da campanha é angariar novos militantes, cimentar simpatias e garantir presenças nas actividades da campanha socialista. O acordo será anunciado oficialmente no final de Junho, data em que alguns administradores da empresa virão a Portugal definir a metodologia de trabalho até às legislativas.

A Blue State Digital já trabalhou também com o Partido Trabalhista inglês e pretende, através deste trabalho para o PS, conseguir uma possível ponte para o mercado brasileiro.»

Aqui não, por favor! Porque os tempos mais do que publicidade exigem verdade e autenticidade, dispensa-se campanhas de publicidade de lavagem de políticas.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

POÇO DE ÁGUAS INQUINADAS

«Num programa de televisão ontem (RTP?) os repórteres foram ao terreno perguntar aos cidadãos se sabiam da obrigação legal de registar os poços, noras, furos, minas, barragens, açudes ou descargas de águas residuais até ao fim de Maio (agora passou para 2010). Que não, não sabiam, diziam as pessoas das localidades rurais, esse país profundo aqui tão perto. Ou então que sim, tinham ouvido falar na aldeia mas que não sabiam mais nada, ninguém os tinha informado.- E sabe que a multa pode ser de 25 000 euros até mais de 30 000? – dizia o repórterO homem ficou parado, a avaliar a dimensão do dinheiro e depois encolheu os ombros, a desistir.- Sei lá, capazes disso são eles, a gente já está habituada a tudo, mas aqui ninguém sabe de nada, quando é para multar é que aparecem, para ajudar ninguém vem.Mais à frente, o repórter interroga uma senhora de cabelos todos brancos e ar tranquilo, pouco disposta a preocupar-se com os disparates que vê todos os dias.- Ai é preciso? Eu não sei, tenho poço, sim senhor, mas isso de registar não sei, falam para aí qualquer coisa mas não sei ao certo.- E sabe o que é preciso fazer? – o repórter tira um maço de papéis, vários impressos com perguntas e quadradinhos para registar todos os detalhes exigidos. – Tem que preencher e entregar isto.A mulher deita uma olhada divertida à papelada.- Ai sim?, Olhe, eu nem sei ler, o pouco que aprendi já esqueci e agora vejo mal, assino o nome com dificuldade, se é preciso preencher isso tudo não sei.E por aí fora.Hoje falei com um proprietário de uma herdade que tinha vários poços, a Câmara mandou construir um aterro nas proximidades, do outro lado da estrada, e a água está inquinada, teve que fechar os poços, mas mesmo assim não sabe se terá que os registar.Se havia dúvidas sobre o abismo que há entre mundo dos que legislam, teorizam e apontam coimas e os cidadãos a quem as leis se destinam, ficámos esclarecidos, há casos em que a insensatez é mais funda que um poço.» da Quarta República.

É nesta alturas que o nosso desespero e desânimo nos dá vontade de perguntar num qualquer clube de vídeo, se se alugam Khemeres Vermelhos e Pol-Pots para começar tudo de novo.

Que gente é esta de fato e colarinho branco, que criámos, cuja linguagem é a do SIMPLEX invertido, em acções desproporcionadas e constantes de Terra Queimada pelo Portugal pobre, analfabeto e profundo?

Portugal, este lugar de poços de água cada vez mais inquinadas por acção de homens apostados numa política de TERRA QUEIMADA!

A CONFISSÃO DE PINTO DE SOUSA, OS MOMENTOS E A EQUIPA DE OBAMA


«Acredite, também tenho os meus momentos de angústia e também tenho os meus momentos em que não durmo a pensar nisso e sei bem o que isto significa em todo o mundo. O desemprego cresce em Portugal como cresce em todo o lado e o nosso dever é combater isso», palavras e resposta laica de José Sócrates para a hierarquia da Igreja.

A Igreja na sua magnimidade pode perdoar, não pode é deixar de "receitar" uma enorme quantidade de actos de contrição, arrependimento esse que contrasta já com a celeridade em contratar malabaristas de comunicação que estendam o tempo dos pecados.

De um primeiro-ministro, mais a mais dito Socialista, espera-se não que tenha alguns momentos de angústia, mas que se interrogue sobre uma política de quatro anos a diminuir apoios sociais, a deixar ASAES em roda livre, a aumentar impostos e todo o tipo de taxas e obrigatoriedades, a diminuir cada vez mais a margem de manobra das famílias e das pequenas e média empresas em geral.

A notícia que as mulheres Portuguesas gostariam de ter três filhos é também indiciadora desta falta de visão social e de desenvolvimento natal que compara os 40 € com a média de apoio de 150 € por filho na Europa Comunitária.

O exemplo do Bairro da Bela Vista, os já cerca de 40% de desempregados sem qualquer tipo de subsídio e a contratação da equipa de Obama para tentar reverter as sondagens pouco seguras para uma nova maioria absoluta, são outros indícios recentes da estatura humana, social e cultural de José Sócrates Pinto de Sousa.
As insónias, essas, também farão parte deste rol ou quedar-se-ão por Alcochete e pelos Eurojusts da justiça muito mais terrena que divina?

terça-feira, 12 de maio de 2009

O CRIME DA VAIDADE E VACUIDADE DA ERC

«Sê-lo-á em breve, para se pronunciar sobre os factos que lhe são imputados, antes da decisão final do Conselho Regulador», explica Nuno Pinheiro Torres, director-executivo da entidade.

DIRECTOR EXECUTIVO DA ENTIDADE!

Quando se conjuga a necessidade de uma economia EFICAZ, produtora de bens transaccionáveis, DESPIDA DE PRECONCEITOS, SIMPLIFICADA E EFICAZ, olha-se para os títulos pomposos dos cargos de entidades como a ERC, DIRECTORES EXECUTIVOS, e ficamos inertes e exangues a pensar a que estado chegou este país, onde os brilhantes cargos de tarefas, completamente destituídas de interesse para a nossa riqueza e felicidade, são vistas como de enorme interesse público e de criação de riqueza.

Ademais, temam todos os promotores, pobres e esforçados mortais, com as
DECISÕES FINAIS DESSES GRANDES, PRESTIGIADOS E PRODUTIVOS REGULADORES DA NOSSA FELICIDADE!

Quem disse que o passado não se pode facilmente transformar em presente? Que estruturas e amarras nós andamos a reconstruir, sombras totalitárias castrantes, que apontam no sentido da decadência?

Em breve, A PENA JÁ NÃO SERÁ A COIMA NEM O CÁRCERE, MAS O REGRESSO DA INQUISITORIAL FOGUEIRA!

REPÚBLICA BUROCRÁTICA-TOTALITÁRIA

Todos os dias somos brindados com resmas de felicidade de um regime que parece ter o diabo no corpo!

Se Hannah Arendt ainda hoje vivesse, Portugal seria para ela um case study de grande originalidade de uma insuportável e totalitária burocratidade.

Curioso é que ainda ninguém se deu conta, que o regime se torna cada vez mais insuportável e ineficaz, à medida da construção de uma teia de legislação de obrigações incongruentes e desnecessárias, que esvaziam as nossas baterias e nos deixam a todos esgotados, com as mãos algemadas e o coração doente!

Anónimo disse
12 Maio, 2009 às 10:35 am
Devia ir passear mais por Portugal para ver as coisas como na realidade são.

JoaoMiranda disse
12 Maio, 2009 às 10:36 am
É preciso licença para aproveitar energia das onda, não vá alguém tirar lucros escandalosos de um recurso que ninguém usa sem a devida autorização administrativa.

Bruno Henriques disse
12 Maio, 2009 às 10:50 am
É um escandalo. As pessoas gastam do bolso deles para terem melhores condições de vida. E aparecem os senhores do estado Português e:“ah e tal… têm que registar o vosso poço. ….como coordenadas e carta militares e tal!!!…. e claro, o mais importante, pagam voçes (donos dos terrenos onde estão os poços) porque o estado não está para isso.”porque é que o estado, não faz ele proprio,o seu trabalho??? ah é verdade, DÁ MUITO TRABALHO!!! e os senhores não estão para isso. Querem é, (como o povo diz) sopas e descanso.vai ser engraçado, ver os velhinhos a tirar coordenadas, e a orientar carta topográficas.
Este país está a baixo de cão.

lucklucky disse
12 Maio, 2009 às 10:54 am
Loucos. Deve viver-se com mais liberdade em algumas ditaduras do que nesta “Democracia Burocrática” insuportável.

lucklucky disse
12 Maio, 2009 às 11:05 am
Adiciono: É impressionante em Portugal os custos para a economia e bem estar destas loucuras burocráticas. Isto é inflação/Imposto escondida/escondido.
Tal como o aumento de insegurança que implica mais gastos para as famílias é mais inflação escondida.

Piscoiso disse
12 Maio, 2009 às 11:06 am
A notícia começa assim:“De acordo com o Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de Maio, todos os proprietários e arrendatários de utilizações dos recursos hídricos têm de pedir os devidos títulos de utilização até dia 31 de Maio…”
O que o jornalista pretenderá dizer, ao omitir o ano do decreto, é que não há tempo para pedir os títulos.
Quanto à utilização dos recursos hidricos, vai-se ao google e aparece esta peça do PCP:
“No seguimento da Lei da Água proposta pela direita parlamentar e pelo PS, através da sua maioria absoluta, confirmando a sua tendência real para a política de direita, foi erguido um regime legal e normativo que mais não faz senão estabelecer as regras de um mercado da água e as formas de poder obter lucro pela venda desse recurso como se de qualquer tipo de mercadoria se tratasse. A cobrança da taxa de recursos hídricos, estipulada através do Regime Económico-Financeiro dos Recursos Hídricos, é um exemplo flagrante da perspectiva mercantil que o Governo fez aplicar ao recurso água.“

13 NOVES FORA 5

Eleições Europeias 2009
Candidatos às eleições europeias esgrimem argumentos na RTP

13 noves fora 5!
Aqui se vê a força de algum jornalismo alinhado, negação da profissão!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

AS DUAS DIMENSÕES DO NOSSO SUB-DESENVOLVIMENTO

... duas dessas dimensões, Power Distance (sensação de distância em relação ao Poder) e Uncertainty Avoidance (basicamente, medo da mudança)...
Estas são, realmente, as duas dimensões do nosso ADN, que alguns - a elite do poder em simbiose com a dos privilegiados - a coberto de duas faces da mesma moeda, vão dilatando e cultivando na sua falsa e cínica representatividade!

ADOPTE UM POBRE


«Este governo veio permitir a adjudicação, por ajuste directo nas empreitadas de obras públicas, para contratos até 5 150 000 euros. No parlamento, foi aprovada legislação que permite que os donativos aos partidos, em numerário, possam atingir valores superiores a 1.250.000 euros.
As leis portuguesas sempre foram permissivas com a corrupção. Agora, apoiam-na descaradamente.»
«Ah , pois é!! e quando é que pedimos asilo político , os 4 milhões de activos , a um país qualquer , daqueles com muita área desocupada , tipo Argentina , e os deixamos cá sozinhos , aos párias? Eles , os mamadores do trabalho alheio , que se desenmerdem. Estou pelos cabelos.Estado social? nunca mais. Prefiro ser responsável directamente por um ” pobre”. Assim . ao menos , dispenso os técnicos associados a eles e os institutos. e os nomeados políticos. Adopte um “pobre”!! sai-lhe mais barato que deixá-lo ao cuidado do estado.»

Este comentário de um Português farto, na linha dos gritos de revolta de entidades no terreno como a Igreja, é apenas de um Português ou ilustra o Estado de espírito da maioria silenciosa, que hoje murmura no espaço da blogoesfera. Do alto do seu bem estar, Sócrates grita qualquer coisa como: NUM ESTADO DEMOCRÁTICO NÃO SE ATACA A POLÍCIA!

É verdade, e ninguém é a favor da violência, mas também é verdade que num ESTADO DEMOCRÁTICO ninguém utiliza a polícia como instrumento para esconder, calar e lavar como Pilatos a má consciência, das consequências de uma MISERÁVEL POLÍTICA LABORAL E SOCIAL DE QUE ESTE ESTADO TEM SIDO CAPAZ DE SIMULTÂNEAMENTE PRODUZIR E NÃO PRODUZIR! AFINAL, PARA QUE SERVEM OS TGV E NOVOS AEROPORTOS QUANDO CIDADÃOS, SÃO ATIRADOS PARA O DESESPERO E DELINQUÊNCIA, CONSEQUÊNCIA DE POLÍTICAS CONTINUADAS DE DESUMANISMO E AUTISMO ?

ASSIM, PORQUE MUITO MAIS SOCIALMENTE EFICAZ E EXTINTOR, DE QUEM VIVE E MANIPULA, A SEU BELO PRAZER, O DINHEIRO PÚBLICO SEM CONSTRUIR UM VERDADEIRO SISTEMA SOCIAL JUSTO, A IDEIA DE UM NOSSO COMPATRIOTA PARA "MATAR" DOIS COELHOS - O DA FOME DOS NOSSOS COMPATRIOTAS E O DA LOCUPLETAÇÃO INEFICAZ E OPACA DA UTILIZAÇÃO DOS NOSSOS IMPOSTOS - DE UMA SÓ CAJADADA:

SUBSTITUINDO-NOS A UM ESTADO ARMADILHADO, AUTISTA E REFÉM, ADOPTEMOS, CADA UM DE NÓS, ENTÃO, UM POBRE!

domingo, 10 de maio de 2009

SÓCRATES PROMETE NÃO AUMENTAR OS IMPOSTOS

ANQUE TU BAMBINO MIO?

L´ETAT C´EST MOI

«Apesar de pouco antes ter referido que está "a tentar nem sequer fazer muitas críticas", Elisa não resiste mandar algumas indirectas a Rui Rio. "Pintaram os bairros, mas esqueceram-se de vos dizer que o dinheiro é do Estado, é do PS", diz. Pouco depois, volta a atacar: "Não quero o poder. Já tive muito. Quero é criar uma cidade onde as minhas filhas e os vossos netos possam viver e não quero aqui conflitos...»

Apesar de ser mediaticamente uma figura simpática, já não é simpático a confusão possível num meio pouco letrado de etat c'est moi (do PS!).

Razão suficiente para não se votar nela! É que nestes lapsos língua, é que se vê para que serve o dinheiro dos Portugueses, e de que modo a legitimação deste Estado de partidos se parasita do seu suor.

É por isto que muitos já só acreditam que isto já só vai lá com uma democracia directa!
“Declaração de Princípios do Movimento para a Democracia Directa - DD. Tendo em conta a degenerescência irreparável da democracia representativa para uma oligarquia de representantes, só aproximando os cidadãos da escolha e decisão políticas será possível desenvolver continuamente em Portugal os valores da Democracia, do Estado de Direito, da Liberdade e da Dignidade Humana. Assim, os membros concordam com a afirmação e a promoção de um Movimento para a Democracia Directa."

GRIPE ANIMAL

ELEITOR VOTA EM MIM: AS QUATRO VIRTUDES DOS ELEITOS
OU O MELHOR EMPREGO DO MUNDO

APOSTA NA MÉRITOCRACIA: Escolher para os lugares aqueles que apresentam maiores credenciais, nomeadamente de competência, ética, equidade e justiça.
FALAR, ACTUAR COM VERDADE E NÃO DEFRAUDAR O ELEITORADO: Falar claro correspondendo a teoria e a prática ao enunciado anterior.
INDEPENDÊNCIA DE COR POLÍTICA: Ser capaz de dar um cartão vermelho ao do seu partido, quando este se portar mal, em qualquer situação, mesmo aparentemente prejudicando o partido.
POSSE DOS SEGUINTES ATRIBUTOS: praticar o valor da verdade, da não rapina do Estado, da lealdade em cooptação com os interesses da maioria do povo, da igualdade de oportunidades, da justiça, da humildade, da simplicidade e da autenticidade, da decência e da honestidade - material e intelectual.

QUE SIMPLEX PARA PORTUGAL

Já várias vezes tínhamos chamado a atenção para isto:

«O FERVE - Fartas/os d'Estes Recibos Verdes congratula-se com a decisão tomada pelo Governo, em Conselho de Ministros, que vem anular a obrigatoriedade das/os trabalhadoras/es independentes terem de entregar a Declaração Anual de Informação Fiscal (EIS-DA).

Recorde-se que, no dia
11 de Dezembro de 2008, o FERVE denunciou que estavam a ser aplicadas multas às/aos trabalhadoras/es a recibo verde, de 124€ por cada ano em falta, pelo facto de não terem procedido à entrega desta declaração que nada mais faz do que replicar a informação que é entregue trimestralmente.

Após forte contestação, no dia
15 de Dezembro de 2008, o Governo recuou na aplicação destas multas.

No entanto, no dia
14 de Abril de 2009, foram novamente aplicadas coimas às/aos trabalhadoras/es a recibo verde, de 154,50€ por cada ano em falta, pelo facto de não terem entregue alguns anexos da IES-DA, multas estas que não foram ainda revogadas!

Perante este cenário de multas sucessivas, e atendendo ao facto de que as coimas aplicadas a 14 de Abril de 2009 não foram ainda revogadas, o FERVE considera ser da mais elementar justiça que o Governo proceda à anulação destas multas, tal como já havíamos solicitado.»

Como a atenção de muitos continua voltada para o umbigo, numa perspectiva de só resposta ao que lhes pessoalmente toca, venho relembrar:
a responsabilidade das multas pela não entrega de alguns anexos de IES-DA é, de facto, aparentemente uma responsabilidade de cada um dos Independentes ou falsos independentes , mais estes que aqueles.

Só aparentemente, no entanto, pois esta obrigação decorre de um Estado que legisla em cima do joelho, divorciado do princípio de uma representatividade participativa, criando sistemáticas aberrações burocráticas que anulam toda a bondade de um muito propagandeado SIMPLEX. Nada que o P.R. JÁ NÃO TIVESSE CHAMADO À ATENÇÃO!

O argumento da igualdade fiscal é, sim, esse um verdadeiro argumento SIMPLEX, já que acima de qualquer valor de igualdade fiscal tem de se dar, num Estado que se diz democrático, óbvia precedência aos valores da EQUIDADE, mas numa clara óptica de HUMILDADE DA ADMINISTRAÇÃO, ÉTICA, JUSTIÇA E JUSTEZA FISCAL.

A obrigação e responsabilidade do Estado é assim, pois, mais do que basear a sua posição no DURA LEX SED LEX, a de ninguém penalizar por ERROS, OMISSÕES E OUTRAS COMPLICAÇÕES. Só num quadro deste os Portugueses sentirão que vivem num
VERDADEIRO ESTADO DEMOCRÁTICO, DE DIREITOS, DEVERES E VALORES!