sábado, 22 de outubro de 2011

PASSOS 20 - CULTURA 0

«IVA: o «golpe final» para muitos artistas
Actores obrigados a deixar os palcos para sobreviver»
 
Com actores políticos de inteligência limitada, mesmo que bem avestoados, Portugal definha.
 
Nem se dão ao trabalho de analisar se IVA'S mais altos não significam menores receitas.
 
Foi o caso do desporto, será o caso da cultura.
 
Que classe política pobre de espírito.

COMENTÁRIOS NA NET

«Guimarães , | 22/10/11 20:41
«Como ex.militar das Forças Especiais podem contar comigo para nos unir-mos ao povo e exigir outro governo. Querer recuperar um país em 2 anos à custa de sacrifícios loucos que deixam o povo na miséria ou à beira do suicídio não.
Queremos sim ver todos os culpados da crise presos. Ou entreguem-nos ao povo para estes fazerem um julgamento na praça pública.
O povo foi na conversa do anterior governo que pedia a estes para se deslocarem aos bancos e pedissem empréstimos para tudo. Banca e governo Sócrates, e presidente da madeira devem sem punidos com penas de prisão e ver todo o seu património reverter para os pobres.»

O ambiente está a ficar perigoso.

Apelo a Passos para ouvir Seguro: a austeridade inteligente!

OS QUE CRITICAM OS IMPOSTOS SÃO OS PRIMEIROS A RECORREREM A ELES

Quando não são impostos, são taxas. Taxas que são impostos e impostos que deviam ser taxas. Tudo serve para afogar os cidadãos, mesmo para os governantes que se dizem a favor da diminuição da carga fiscal.
«Quanto à ideia deixada pelo presidente da câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, também presente no evento, de criar uma taxa de protecção civil, considerou ser uma «sugestão solidária» que irá merecer «a melhor das atenções».

REVOLTA EMINENTE?

«QUANDO AS PESSOAS DEIXAM DE TER DINHEIRO PARA PAGAR A CASA, ALIMENTAR-SE, SER MINIMAMENTE INDEPENDENTES, OU SEJA, NÃO VOLTAR PARA CASA DOS PAIS A PEDIR UNS TROCOS PARA UM SIMPLES CAFÉ, TÊM TODO O DIREITO A MANIFESTAR-SE SENHOR MINISTRO. DESEJO-LHE A SI E AOS SEUS O MESMO QUE OS OUTROS PASSAM, DEPOIS COMUNIQUE POR CANAIS APROPRIADOS E NÃO UTILIZE CUNHAS, AMIZADES ETC, PARA E SAFAR O SUFICIENTE PARA PAGAR O SEU CAFÉ. TENHA UM POUCO DE INTELIGÊNCIA JÁ QUE OCUPA ESSE CARGO!»
Sente-se na rede uma enorme revolta que irá dar mau resultado. 

A inteligência dos governantes exigiria a percepção do drama que se desenha nas famílias, com famílias a serem espoliadas da sua casa, gente com fome, gente desempregada sem rede.

Passos pensou que era chegar e impor o mercado. Total desconhecimento da realidade Portuguesa onde algum estado e muitas empresas significam redes de sobrevivência.

Quando as pessoa começarem a ser postas na rua pelo aumento das rendas ou pela execução das finanças pelo aumento idiota do IMI, o que vai Passos fazer? Um banho de sangue lançando a polícia contra a população. 

Ouça o Presidente que é mais velho e mais sensato e deixe-se de arrogâncias prematuras. 

É que o povo português é sereno até lhe colocarem problemas insanáveis de sobrevivência.

É NA TUNÍSIA MAS PODIA SER EM PORTUGAL

"Eu penso que o nosso problema é não termos uma elite capaz de construir um nível de confiança junto do povo.
Tem de se formar uma elite e eu espero que dentro de quatro ou cinco anos venhamos a ter já uma nova elite com níveis de consciência", afirma Ayari que critica os políticos e os partidos.»

É PASSOS UM HOMEM INTELIGENTE OU QUANDO OS POLÍTICOS COMEÇAM A GOSTAR DE OUVIR-SE A SI PRÓPRIOS!

«Outro problema, salientou, é o aumento da tributação do imobiliário, que afeta não só os senhorios como quem comprou casa própria, que devido à crise e aos cortes salariais já tem dificuldade em pagá-la.

“Corre-se o sério risco de haver mais pessoas a não conseguir pagar os seus imóveis e ter de devolvê-los aos bancos, o que poderá gerar uma crise sem precedentes neste âmbito»

OUÇA PASSOS A REALIDADE QUE VAI FAZER EXPLODIR

“A pobreza é tanta que às vezes há lutas por causa de um iogurte. As pessoas não vão para a rua mas vivem nestas situações que podiam já existir, mas não neste número”.
REVOLTANTE! 

OS "CRÁPULAS" DO REGIME

Enquanto se pedem sacrifícios para lá da sobrevivência (fome, esbulho da habitação, retorno a formas primitivas de vida, não acesso à cultura...) dois mal eleitos não abdicam.
«Governantes não abdicam de subsídio de alojamento»
Dois membros do Governo que têm casa própria em Lisboa recusam a ideia de não receber o apoio que lhes foi dado por a residência permanente estar a mais de 100 km da capital»

CHEGA DE PAGAR PELA TEIMOSIA DOS MAL ELEITOS - POR SE FAZEREM ELEGER NA MENTIRA

Quase todos os economistas avisam que é preciso aproveitar a boleia da Grécia e reestruturar a dívida, sob pena de aqui a 3 ou 4 anos Portugal ser a Grécia actual.

YUE YUE A MÁRTIR DE UMA SOCIEDADE DITA CIVILIZADA

Em memória de Yue Yue a menina selvaticamente atropelada e abandonada. 

Estava a lembrar-me das imagens de um cão que vendo um seu "amigo" atropelado numa autoestrada o arrasta indiferente ao perigo tentando salvá-lo.

Uma sociedade como a que matou Yue Yue, é bem pior do que qualquer sociedade animal dita irracional.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CIDADÃO LUZ

«Paris está maravilhosa nesta reentré, como se vive bem aqui, passeando pelo Bois e pelo Boulevard, bebendo un café au lait e un croissant no Café de la Paix, jantando no Tour d'argent, com uma noitada no Moulin Rouge e de quando em quando filosofando, tudo à custa dos pategos da "piolheira que dirigi seis anos !!»

- E se eles soubessem o real valor deste Armani debruado a scuts e desenhado por Magalhães.
- Oh, la bonne vie de Paris! Mr. Sakorzy, Bruna! Enchanté, Madame!

PASSOS E A FALÁCIA

«Isto porque Passos Coelho rejeita para Portugal uma solução idêntica à da Grécia: o perdão de uma parte da dívida.

«Quando se perdoa uma parte da dívida é porque já não acreditam que essa dívida possa ser paga, ou seja não voltarão a emprestar durante muito tempo. Isso ficar que esse país vai ficar muitos anos fora dos mercados e a viver uma austeridade incomparável»

Verdadeiro ou falácia?

O que se pretende não é um perdão da dívida mas uma extensão da mesma de modo a poder acomodar o ajustamento com o crescimento e não matar o doente.

E obviamente que os credores também sabem analisar as condições dos países. Uma situação anémica será possivelmente mais penalizada.

HIPÓLITO PIRES: O RISCO DO COMA PROFUNDO PORTUGUÊS

«Hoje, que vivo mais tempo em Angola, tenho um distanciamento que me proporciona uma visão diferente dos problemas que se vivem em Portugal: O País está gravemente doente, uma dieta de fome poderá colocá-lo em coma profundo. Para terminar, não acredito que o não pagamento dos subsídios no sector privado traga qualquer espécie de benefício ao País real.»

Um dos problemas mais graves de Portugal é a resposta dos políticos à crítica.

A tendência inevitável é os políticos de momento verem a crítica como destruição e não construção.

O não saber ouvir leva os governos invariavelmente ao falhanço, ao descrédito, ao isolamento.

Saber ouvir é um virtude. 

CENTROS DE DECISÃO NACIONAIS: LEMBRA-SE DISSO, PASSOS?

«Desculpe, como é que é? António Bernardo, que também já esteve à frente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã explicaao jornal «i»: eles vêem Portugal como «um país pequeno, que entrou na primeira fase do euro, que fez coisas interessantíssimas», apesar de nos últimos dez anos não ter tido capacidade para fazer crescer a economia.
Os elogios ao povo luso não se ficam por aqui. «Portugal tem uma imagem de gente muito séria, mais disciplinada, como gente não tão extrovertida como os espanhóis ou os italianos». Ou seja, cometemos erros, tanto o Estado como os privados, mas ainda há «oportunidades» para Portugal. Não somos a Grécia.

António Bernardo, defensor de que «devemos manter a soberania», chama a atenção que privatizar sim senhor, mas «é preciso manter os centros de decisão nacionais».

DISTRIBUIÇÃO MUNDIAL

Do mesmo modo que parece inevitável a concentração da riqueza nas mãos de uns poucos, do mesmo modo parece inevitável que de tempos a tempos o mundo devia expropriar a riqueza dos mesmos a bem de todos.

E a ganância seria substituída por uma medalha de mérito para os empreendedores beneméritos.
«Em 12 meses, o crescimento da fortuna dos mais ricos foi duas vezes superior ao aumento da riqueza mundial como um todo.
Os manifestantes do "Occupy Wall Street" têm mais um motivo para protestar: os milionários no mundo controlam 38,5% da riqueza mundial, segundo o estudo "Global Wealth Report" divulgado pelo Credit Suisse e citado pelo jornal americano The Wall Street Journal.
De acordo com o estudo, 29,7 milhões de pessoas (o que representa menos de 1% da população mundial) com rendimentos familiares de 1 milhão de dólares detêm cerca de 89 biliões de dólares ou 38,5% da riqueza mundial, mais que os 35,6% registados no ano passado.
Entre 2010 e 2011, a riqueza dos milionários aumentou 29%, em 20 biliões de dólares. Isto significa que a fortuna dos mais ricos cresceu duas vezes mais rápido do que a riqueza mundial como um todo (actualmente estimada em 231 biliões de dólares).
A pesquisa do Credit Suisse revela também que os Estados Unidos foram o maior gerador de riqueza entre as diversas nações do mundo nos últimos 18 meses, adicionando 4,6 biliões de dólares para o total da riqueza mundial. A China foi a segunda, colaborando com 4 biliões de dólares, seguida pelo Japão (3,8 biliões de dólares), Brasil (1,87 bilião de dólares) e Austrália (1,85 bilião de dólares).
O estudo mostra ainda que actualmente há 84.700 pessoas no mundo que detêm 50 milhões de dólares ou mais - com 35.400 deste total a viver nos Estados Unidos. Há ainda 29 mil pessoas cuja fortuna supera os 100 milhões de dólares ou mais; e 2.700 que sozinhas detêm 500 milhões de dólares ou mais.»

PSD

«Não temos espaço para mudar estas medidas. Não há alternativa. Só se nos provassem que o buraco estava errado é que poderíamos mudar alguma coisa, mas o buraco não está errado», justificou ao SOL um ministro do PSD.»
Não têm espaço para alterar medidas do lado dos impostos altamente recessivas e contraciclícas? Começam mal!

E CONSEQUÊNCIAS DO ULTRA LIBERALISMO

«Rapaz considerado “exemplar” pela comunidade escolar morre esfaqueado nas Mercês»

O MODELO CHINÊS DOS ULTRA LIBERAIS COMO GASPAR

Para quem julga que a sociedade Chinesa é um sociedade de sucesso e a imitar a mensagem:
“nos últimos anos, o egoísmo tem sido largamente tolerado e até cultivado por alguns chineses, sendo mesmo visto como um instrumento ideológico para quebrar os tradicionais valores do colectivismo”. Uma ideia corroborada por vários comentários na Internet. “Esta sociedade está gravemente doente. Mesmo os cães e os gatos não deveriam ser tratados assim”, lê-se num deles.

A "TERRA" A QUEM A TRABALHA: O MINÉRIO DE FERRO

«A maior empresa de minas do mundo, a australiana Rio Tinto, quer investir três milhões e meio de euros na exploração de ferro em Portugal. O projecto está previsto para as minas de Torre de Moncorvo, em Trás-os-Montes.

A zona é um dos maiores depósitos de minério de ferro da Europa, com recursos medidos e indicados de 552 milhões de toneladas de minério e recursos inferidos de mil milhões de toneladas»
Quando se lê isto (para além da gafe, da iliteracia ou da falta de profissionalismo de quem confunde responsavelmente milhões com mil milhões) percebe-se como Portugal pouco evoluiu.

Ao empresariado merceeiro Português exigiria-se que investisse nos recursos Portugueses.

Depois do ferro virá o petróleo. Que com a privatização da Galp rapidamente rumará no seu aproveitamento total a outras mãos.

Os Portugueses podem queixar-se de si próprios.

VOTEI EU NESTE "TIPO"


ESBULHO FISCAL

«Orçamento
Cada português pagou 6.700 euros de impostos em 2010»

Passos ficará conhecido como um acelerador do esbulho fiscal. 

Isto não contando com as múltiplas taxas existentes.

E há ainda quem pergunte porque não funciona a economia Portuguesa. 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ESPIRAL RECESSIVA

«Ferreira Leite: «Há risco muito grave de espiral recessiva»
Sem coesão social, o Orçamento não terá os efeitos pretendidos, avisa a ex-ministra das Finanças» 
 
SUBSCREVE-SE, COM UM RISCO DE GRANDE CERTEZA! COMO O SOCRATISMO O PSD DE PASSOS COMEÇA A FAZER ORELHAS MOUCAS!
O PODER CORROMPE MESMO E TORNA-NOS AUTISTAS!

PRIVATIZAR A GALP=CRIME DE GESTÃO DANOSA

«Galp descobriu gás natural em Moçambique

Poço está localizado numa profundidade de água de 1.585 metros e a cerca de 40 quilómetros da costa de Cabo Delgado.»

KHADAFI DETIDO

NORMALMENTE OS GRANDES DITADORES SÃO GRANDES COBARDES. SENTIA-SE ISSO NUM EX-DIRIGENTE NACIONAL RECENTE QUE ERA FRACO COM OS FORTES MAS FORTE COM OS FRACOS.

«A agência Reuters cita um guerrilheiro que terá testemunhado a detenção de Kadhafi e que avança que o ditador líbio estava escondido e terá gritado "Não disparem não disparem".

EQUÍLIBRIO VERSUS CASUALIDADE: O ECONOMISTA QUE SE PENSA GÉNIO

«Ou seja, este Orçamento equilibra as contas, segundo o memorando da troika, à custa de uma contracção permanente, feita num acto, brutal, do rendimento disponível. E a troco de quê? Já lá vamos.» PEDRO LAINS 

Pedro Lains tem razão. 

Que se cuide Passos Coelho de fazer de Portugal a Nova Argentina. 

E que não diga que outros economistas e gestores de primeiro nome Pedro não os avisaram. Como social democrata de razão, não de coração, estou com este Pedro, o Lains.

«E, claro, ninguém com tanta fé notou que os mercados nada notaram sobre o que por cá se está a fazer. Inclusivamente, até podem responder negativamente, esses mercados, por causa da enorme contracção que aí vem, desta desgraçada economia.

Mas insistamos nos mercados e voltemos ao Chile. Nos anos 1980, um grupo de rapazes de Chicago entrou pela ditadura chilena adentro e "cortou com o passado", fazendo um "ajustamento profundo". Os pormenores não cabem aqui, mas quatro questões importantes cabem: o país era então uma ditadura; não estava integrado num espaço económico e monetário alargado; havia uma enorme taxa de inflação; e os mercados internacionais não estavam de rastos. E o desemprego subiu a perto de 25%, sem subsídios, claro, que isso é para os preguiçosos.

A estratégia de Vítor Gaspar, sufragada por Passos Coelho, é profundamente desactualizada e mesmo errada. Ela insere-se num quadro mental em que os gastos do Estado provocam inflação, quando estamos numa fase de baixíssima inflação; pressupõe o financiamento nos mercados internacionais de capitais, quando estes estão retraídos em todo o Mundo.

Há alternativa? Claro que há. A Europa não se gere pelos 5% de ideias económicas que infelizmente foram parar ao Ministério das Finanças. Nem de perto, nem de longe. Passos Coelho tem muito que aprender. Já está é a ficar sem tempo para o fazer. Vítor Gaspar tem um bocado de razão em pensar como pensa. É isso que acontece sempre, entre economistas. Mas deitou essa razão por borda fora, ao ir tão longe, tão fora da realidade do país, do euro e da Europa. Precisamos de recentrar o País, para o que convém começar por reconhecer as causas das coisas»

O TRADE OFF DAS AUTOESTRADAS DA NOSSA VIDA

Sobre as autoestradas que nos matam à fome há uma pergunta que se pode fazer (trade - off).
Qual a verdadeira e necessária autoestrada para um país?

A que começa a não ser utilizada por custos "impostos" impossíveis ao utilizador levando à degradação do percurso: a que começa na nossa boca, passa pelo nosso intestino e desagua nas estações de tratamento, quando não nos nossos sacrificados afluentes.

DURÃO VERSUS PASSOS OU SERÁ VERSUS GASPARZINHO

«É preciso mostrar aos cidadãos que há esperança, que há luz no fundo do túnel, que há soluções», afirmou.»

Passos demonstra que não tem "peso" nem visão para governar.
Todo o "seu cabedal" de conhecimento alicerça-se nalgum FUNDO IDEOLÓGICO MAL DIGERIDO, uma espécie de voluntarismo mal substantivado.

Se governar fosse cortar ou pior, aumentar impostos, taxas em catadupa (pedidos a quem já nada tem para dar, senão a casa) tudo era tão simples!

A não ser que a estratégia seja pôr as finanças a espoliar as casas e os bens finais dos Portugueses para entregar a interesses dos credores.

E isso não é boa ideia, porque pode transformar animais mansos nos piores dos animais: revolução! 

DEMISSÃO COMPULSIVA E IMEDIATA JÁ

«PSP: directores aumentam os seus salários em segredo»

OS DONOS DO SISTEMA

«RTP paga avenças a políticos»
Carvalho da Silva, Marinho Pinto, Paulo Rangel ou António Mendonça ganham 600 euros por programa»

Variam de ideologia, na indignação, nos interesses e em tudo o que os possa diferenciar intra estúdio, só não variam numa coisa: no peditório de mão estendida ao estado.

Pertencem ou não ao sistema? 

FRASE LAPIDAR

"UM PAÍS SÓ CHEGA A ESTE ESTADO DEVIDO À CORRUPÇÃO".

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"COMPRAR A POLÍCIA?"

"Comprar a polícia" com benesses prometidas enquanto tira aos desempregados e esbulha os proprietários com aumentos substantivos é de homem.

Este Miguel Macedo advinha tempos difíceis e mais vale ser um democrata ao tipo Sírio do que um sitiado na AR.

O PODER DOS LOBBIES

«No meio dos 500 milhões de euros de prejuízos registados pelas Estradas de Portugal (EP), há outros números que saltam à vista. Mais do que o valor, questionam-se as opções de uma empresa pública cujo presidente também já assumiu alguns problemas de tesouraria.

Posto este cenário, a TVI perguntou à administração da empresa liderada por Almerindo Marques porque é que gastou quase 330 mil euros com a assessoria jurídica e pareceres encomendados a uma sociedade de advogados, quando a própria empresa tem um gabinete jurídico.»

MUITO BEM PARA SEGURO

«Sempre fomos defensores de uma economia de mercado, mas não numa sociedade de mercado. E estamos a transformar-nos numa sociedade de mercado.

A COMPETITIVIDADE DE PASSOS

IMI, IVA, SELO DO CARRO, ELECTRICIDADE, TAXA MODERADORA, IRS, SUBSÍDIO DE FÉRIAS E NATAL, ...

a competitividade de Passos. Primeiro mata-se os Portugueses depois ressuscitam-se.

Que grande gestor! 

CAVACO E A MENSAGEM SUBLIMINAR DO OLIMPO

«Cavaco tem «dúvidas» sobre caminho de austeridade  Presidente recorda que «sucesso» não depende só de Portugal, mas também da Europa. E alerta Governo sobre «sentimento de que é injusta a distribuição dos sacrifícios»

Caro Presidente

Também eu e mais 10.590.000 Portugueses. 

Mas uma magistratura de influências não se pode esgotar em mensagens mais ou menos cifradas, destituídas de verdadeiro puxão de orelhas ao maior erro dos políticos. O não saber ouvir a sociedade civil e tomar medidas com base numa alegada superioridade de conhecimento.

Apostamos a sua demissão em como daqui a dois anos o país estará no caos?

A TÁTICA DE PASSOS

A táctica de Passos é: a TROIKA exige, a União Europeia exige. A este esquema mental chama-se fugir às responsabilidades.

Um indivíduo de carácter face a uma eleição de argumentos diferentes apresentaria a demissão, independentemente da situação grave do país ser actualmente da quase total responsabilidade do PS Socrático.

A EMPREGABILIDADE DE PASSOS

Um desempregado, engenheiro electrónico de profissão (ao que isto chegou) ganhou o prémio Leya.

Enquanto o soberbo e inteligente Passos se vê confrontado com pagamentos de juros de 22 M€ por dia (365x22) e combate recessão com mais recessão (através do maior aumento de impostos da nossa história e do espoliamento dos bens dos Portugueses) um desempregado, engenheiro de profissão escreve para matar a fome. Engenharia electrónica um curso a que muitos diriam "empregabilidade".

 

FINANÇAS IDIOTAS

«Proposta de Orçamento do Estado prevê introdução de montantes mínimos para liquidações oficiosas de imposto.
Os contribuintes que não apresentarem a declaração periódica de IVA ou não comunicarem a cessão de actividade vão ver agravadas as liquidações oficiosas de imposto. Em causa está a introdução de um limite mínimo que terão de pagar e que está prevista na proposta do Orçamento do Estado para 2012. A medida visa incentivar o cumprimento declarativo e constitui mais um agravamento fiscal. Os limites mínimos para a liquidação variam entre os 1.455 euros e 2.910 euros, consoante o volume de negócios.
"Se a declaração periódica não for apresentada, a Direcção-Geral dos Impostos, com base nos elementos de que disponha, relativos ao sujeito passivo ou ao respectivo sector de actividade, procede à liquidação oficiosa do imposto, a qual tem por limite mínimo um valor anual igual a seis ou três vezes a retribuição mínima mensal garantida", lê-se na proposta do OE/12. A liquidação oficiosa de IVA passará, assim, a estar sujeita a um limite mínimo anual 2.910 euros, caso respeite a sujeitos passivos com um volume de negócios igual ou superior a 650 mil euros (periodicidade mensal) ou a um limite de 1.455 euros, caso respeite a sujeitos passivos com um volume de negócios inferior a 650 mil euros (periodicidade trimestral).
Em causa estão regras mais gravosas quando até aqui a liquidação oficiosa de IVA era feita com base na estimativa do volume de negócios de anos anteriores, podendo resultar "num imposto real sobre os serviços prestados inferior", frisa a fiscalista Conceição Gamito da Vieira de Almeida e Associados, considerando que esta alteração visa "fazer face ao incumprimento declarativo: ameaça com montantes mínimos de imposto antes de reagir".»
Não há limites ao esbulho e ao desincentivo por parte de quem recebe uma parte dos impostos. Muitas revoluções começaram assim. 

Desprotegendo os contribuintes, colocando-os sob stress permanente não mais haverá crescimento. Que gente tão pequenina e burra que só funciona pelas penalizações.

Portugal acabou!

POLÍTICOS DE REDE... SOCIAIS OU O MITO DE SER POLÍTICO VIRTUAL

Se já temos um PR virtual, temos agora também um Ministro virtual: ÁLVARO SANTOS PEREIRA, o desmitos da blogaria nacional.

Apresentar soluções virtuais para o país em blogs ou facebooks é fácil, não é Álvaro? Difícil é querer ser ministro real com problemas reais.
Não estavas preparado, pois não Álvaro? 

Agora construir IP3 pelos privados já é bom, desde que os custos assumidos em concessão? Mas isso não retira verbas à economia transaccionável, Álvaro?E não achas que brevemente as AE's pela brutalidade do esbulho às famílias estarão reduzidas a trânsito zero... perdão 1, porque haverá sempre um carro de ministro a passar por lá!

O VERDADEIRO INIMIGO DA APELIDADA DÍVIDA SOBERANA

«A União Europeia chegou ainda na terça-feira a um acordo de princípio para interditar certos credit default swaps, produtos financeiros que funcionam como um seguro contra incumprimento e que são vulgarmente designados de CDS. É que estes produtos são apontados como responsáveis pela especulação sobre a dívida soberana.»

QUEREM ESPOLIAR OS PORTUGUESES DO SEU DIREITO MAIS INALIENÁVEL: AS SUAS CASAS

«Fisco reavalia cinco milhões de casas para agravar o IM»

Em nome da TROIKA que serve agora como desculpa para todos os desmandos querem os autarcas uma nova renda para continuar a "ISALTINAREM".

CARTA A PASSOS

Como social democrata e como gestor/economista quero dizer-lhe que a esperança que coloquei na sua eleição foi defraudada. Mais uma vez um político mentiu. Diminuir a despesa do estado que asfixia as famílias e as empresas, sim! Aumentar o IVA, o IMI, o IRS, as rendas, a energia, os transportes, o acesso à saúde, o acesso aos bens culturais tudo em simultâneo, não! 

Terá como resultado a maior crise da história de Portugal. Milhões ficarão inibidos do acesso à saúde, aos alimentos, à cultura, à educação, espoliados da sua habitação. Se me diz que era isto ou despedir cem mil funcionários do estado digo-lhe que era preferível esse caminho, porque a economia não estiolaria e rapidamente seriam absorvidos pela mesma.  Aumentar o IVA para bens produzidos internamente é esmagar a produção nacional e diminuir a receita final dos impostos por brutal quebra do consumo. Aumentar o IMI é meter centenas de milhar nas ruas e espoliá-los das suas casas. Pense: como é que quem ganha 700 € que são a quase maioria dos Portugueses pode suportar o aumento do IMI, concomitantemente com o custo da alimentação, da retirada dos subsídios de férias e natal, da taxa moderadora... 

Aumentar tão brutalmente as taxas moderadoras é negar o acesso à saúde e fazer indirectamente aumentar até os preços do sector privado de saúde. As medidas tem de ser estudadas nas suas consequências, não atiradas irresponsavelmente à opinião pública sem estudar o seu impacto. Impacto físico mas também motivacional. Não se reforma contra as pessoas. Milhões ficarão desempregados sem acesso ao trabalho e sem acesso a qualquer rede de apoio social. Confiei pela última vez num político que demonstra uma total falta de sensibilidade social, humana, um desconhecimento total do país real e empresarial. 

O único caminho para milhões será a emigração e depois da catástrofe Sócrates haverá uma denominada catástrofe Passos. Arrepie caminho, não faça de Portugal a Grécia. Ouça os Portugueses não alinhados, aqueles que não vivem de lealdades! É que todos temos direito à indignação e todos temos direito à vida. 

Não se mata um povo apenas com repressão, mas com medidas que levam ao desespero e ao total empobrecimento e morte da sua população e da cidadania. Arrepie caminho antes que assista e seja responsável pela maior catástrofe de Portugal dos últimos cem anos. Para que lhe não pese ser mais um dos responsáveis por mais uma catástrofe humana.

CORTES CEGOS

«PS «indignado» com IVA a 23% nas actividades culturais
Inês de Medeiros diz que medida terá impactos orçamentais «nulos», mas «poderá matar» estruturas»

Passos só pode estar louco e quer destruir Portugal.
Ou pretende que os Portugueses entreguem os seus bens como as suas casas espoliando-os, aumento da taxa do IMI e recalculo do valor base sobre que incide, ou tem uma agenda escondida de implosão de Portugal.

Não é possível a qualquer cidadão com ordenados de 600 e 700 € ser tão cumulativamente espoliado em nome do cumprimento de distorções de anos (IMI, IVA, IRS,SUBSÍDIOS, TRANSPORTES, SAÚDE).

Portugal afirma-se como a próxima Grécia, mas no futuro tem de haver alguém a pagar por estes actos tresloucados.

Os Portugueses têm direito não só à indignação como à legítima defesa. 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

UM FISCALISTA NO BOLSO

«Com estes impostos não vale a pena trabalhar». Tiago Caiado Guerreiro afirma que «é impossível cumprir a lei, a não ser que o contribuinte ande com um fiscalista no bolso»

O que é interessante em Portugal é que são os políticos que se dizem pelo mercado que invariavelmente liquidam mais a iniciativa privada. 

E o argumento é sempre o mesmo.  Equilíbrio das contas públicas, medidas transitórias.

Como diz o Tiago Guerreiro: e quem fiscaliza o estado? E quem fiscaliza os custos da ASAE, que não permite dar uma perna de galinha a um pobre? E quem fiscaliza aquele serviço que compra uma fotocopiadora ao preço de um automóvel? E quem fiscaliza aquele serviço onde as fraldas vão para a filha e para as filhas das vizinhas? 

E quem se diz liberal e é mais estatista que Luís XIV? 

É por isso que precisamos urgentemente da tomada da bastilha!

A REBOQUE DO BÓNUS

«Van Zeller admite suspensão dos subsídios de Natal e Férias. O presidente do Conselho para a Promoção da Internacionalização (CPI) admite que os privados venham a seguir o exemplo do Estado.»
Os "para - sitas" do costume (uma mão na iniciativa privada e outra no estado)  já se posicionam para aumentar os lucros.

Está na hora da vassourada democrática.O problema maior de Portugal é realmente das ditas elites: sejam elas políticas ou empresariais.

DÉFICE TARIFÁRIO : DE RIR

«O défice tarifário é o montante que os consumidores ficam em dívida perante os produtores que vendem a electricidade abaixo do preço real. Este valor tem vindo a acumular-se nos últimos anos e, mais tarde ou mais cedo, terá de ser pago pelos portugueses.»
Numa economia de concorrência nunca poderia haver vendas da electricidade abaixo do preço. Até porque a existência de preços quase fixos por parte destas significa que estamos perante um mercado monopolista que manipula a seu belo prazer os preços. 

A EDP tem tido nos últimos anos lucros de 1000 milhões de euros. Dizer que não se tem de adaptar à crise é de rir. É que querer manter os lucros à custa de uma formação administrativa de  preços faz-nos pensar que tudo já não é mais que um caso de polícia. As coisas só mudarão quando alguns poucos forem colocados atrás das grades.

CCP: A EXPERIÊNCIA E O REALISMO FACE AO DELÍRIO

«Cenário do Governo é «demasiado optimista»

João Vieira Lopes considera ainda o cenário macroeconómico incluído no documento «demasiado optimista».

Face à previsão do Governo de que Portugal vai ter uma recessão de 2,8% em 2012 e o desemprego vai atingir os 13,4%, João Vieira Lopes antecipa uma diminuição do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,5% e uma taxa de desemprego que «dificilmente ficará abaixo dos 15%».

Quanto à flexibilização do horário laboral no sector privado, «meia hora de trabalho a mais terá um efeito limitado porque abrange eficazmente um número de sectores muito reduzido». «Em alguns casos» até, «irá aumentar o desemprego e os encargos sociais do Estado».
«O impacto que vai ter no crescimento económico e na competitividade é limitadíssimo, porque só vai ter efeito prático num conjunto de sectores muito pequeno». «Há sectores em que pode ter um efeito perverso, com a possibilidade de perda de postos de trabalho».

TIAGO CAIADO RIBEIRO: EM SINTONIA

“Penso que nós temos um enorme de impostos e nós já temos impostos acima da média da OCDE, que são os países ricos”.
Para evitar uma subida de impostos, Tiago Caiado Guerreiro defende, por exemplo, mais cortes nas transferências para as autarquias, nas verbas para as fundações, revisão das parcerias público-privadas, nas energias renováveis e nas “reformas milionárias de muita gente adquiridas apenas pelo exercício do poder”.
Sobre a possibilidade dos contribuintes deduzirem nos impostos parte do IVA pago nas compras do dia a dia, o fiscalista diz ser uma boa medida para combater a economia paralela, contudo será difícil colocar em prática.
“Quando nós entramos em matéria da subsistência e da sobrevivência das empresas ou das pessoas, não há mecanismo de controlo que sobreviva”, sustenta Tiago Caiado Guerreiro.»

PASSOS, MENTIROSO CINíCO?

«As pensões e os salários públicos vão sofrer um corte substancial com a eliminação progressiva do subsídio de Natal e de férias em 2012. Mas a esmagadora maioria dos antigos políticos, que recebem subvenções, conseguem escapar a esta austeridade. É que esse apoio que recebem, por terem desempenhado cargos políticos, se mantém.

Isso mesmo consta na versão final da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2012, que foi apresentada ontem pelo ministro das Finanças: «No caso dos beneficiários de subvenções mensais vitalícias» a suspensão dos subsídios abrange apenas as prestações «que excedam as 12 mensalidades».

Ora a maioria dos antigos titulares de cargos políticos recebe a benesse ainda dentro desse limite, segundo as contas do «Diário de Notícias» e do «Dinheiro Vivo», pelo que os ex-políticos escapam aos cortes»

Se isto é verdade Passos demonstra ser um outro malabarista político, que com "olhos doces" e postura ética tem estrangulado os Portugueses nos últimos anos.
Manipular a legislação na base dos interesses de classe é de charlatão e o povo Português tem bem escrito na constituição que tem o direito à autodefesa desta estranha forma de democracia instalada em Portugal.

MOVIMENTO CRIMINALIZAR OS POLÍTICOS

«Para o investigador do Centro de Estudos Sociais, deveria haver "outra noção de prazo para resolver as coisas", considerando que "a sapiência está em articular medidas de curto com medidas de longo prazo".

Além de uma "total perda de confiança nas normas sobre mecanismos fundamentais como é o do salário", José Reis alerta para "um problema de proporcionalidade" e de "violência desproporcionada", criticando o facto de não ter havido coragem para incidir sobre "outros rendimentos, designadamente os da propriedade".

Em declarações à Lusa, o economista rejeitou ainda a noção de que a competitividade da economia depende da redução dos custos salariais, com a agravante de "ao agir sobre a despesa, vai haver menos receita".»
é "como uma recessão induzida, um suicídio assistido à classe média, que tem ramificações capilares no resto da economia, sobretudo em relação ao crédito mal parado", considerando que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, "está a induzir um ciclo vicioso".
"o Governo perdeu uma oportunidade de ser criativo por exemplo em relação ao IVA, porque aumenta a taxa para um conjunto de bens, mas perde uma oportunidade de ser criativo na taxação temporária de bens de luxo, como imóveis e de carros de alta cilindrada".
"Não há sequer uma orientação de trazer classes com consumos sumptuosos à arena", acrescentou, considerando que "a criatividade está mal distribuída e cai no conjunto de classes que são fáceis de atingir".
O economista Sandro Mendonça questiona "o paradoxo de o Governo dizer que este tipo de medidas [de austeridade] é importante para a credibilidade exterior quando a comunicação das políticas o descredibiliza internamente", dando como exemplo "quando o Governo interpõe a 'troika' e os comentadores para algumas comunicações ao País, ofendendo o sentido de Estado".
"medidas apressadas, tomadas em ambiente de pânico", que terão como resultado "uma agravamento das condições económicas".
Para o especialista em macroeconomia, o controlo da execução orçamental, que tem sido um dos grandes problemas, ficou por explicar pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, que, "do lado da despesa, não anunciou nenhuma medida concreta, por forma a evitar a repetição de situações que têm sido comuns".
"Do lado da receita, o Governo não pode controlar a execução, mas é muito provável que no próximo ano tenhamos receitas fiscais abaixo das previstas", disse, considerando que "o espaço de manobra do Governo começa a limitar-se bastante".

Chega de políticos que não envolvam a sociedade civil.

A minha proposta é que em caso de empobrecimento do país futuro estes senhores sejam criminalizados judicial e civilmente. 

Não tenho dúvidas que o prestígio de Gaspar é na prática a assumpção de um mau contabilista.

E não tenho dúvidas que no futuro próximo Gaspar encolherá os ombros e rumará a Bruxelas lavando as mãos como Pilatos por ter destruído o resto da economia Portuguesa.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

VIA ÚNICA PARA GASPAR

«Recessão vai ser de 5% em 2 anos, desemprego de 13,4%
Pior recessão dos últimos 20 anos leva desemprego aos 13,4%»
 
E o que vão fazer os desempregados?
Roubar, emigrar, suicidarem-se ou receberem o RSI que irá agravar as contas?

VÍTOR GASPAR VAI FAZER IMPLODIR PORTUGAL

«É melhor Vítor Gaspar começar a fazer as malas. Em todos os comentários só se lê: ganho 600 € por mês, como vou pagar o IMI?... como vou alimentar os meus filhos, como vou pagar a EDP»

Não vai, caro leitor. E lá terá o fisco para lhe penhorar a casa e a rua como dormitório.

Vítor Gaspar é mais outro pequeno técnico, agora de sentido contrário a Teixeira dos Santos. Não quer beliscar a sua aura de teórico  admitindo que temos de renegociar a dívida. É um adepto da destruição criadora.

Teixeira era ridículo e incompetente, Gaspar desconhecedor da realidade Portuguesa, um simples contabilista que não conhece as empresas Portuguesas e a sua realidade. Do mesmo modo que Jaime Silva tomou medidas antipatriotas, o agravamento da crise em nome da sua reputação de técnico em Bruxelas afundará Portugal. Portugal não precisa de vaidosos, precisa de estadistas com visão.

A recessão vai agravar-se e autoalimentar-se e a convulsão social vai começar. 

Enquanto isso a EDP continuará a ter lucros de 1000 milhões por ano, médicos continuarão a ganhar 800.000 € por ano no serviço nacional de saúde, os políticos continuarão a ter subsídios superiores ao ordenado médio dos Portugueses, automóveis à disposição e passeios assegurados.

Não me espanto que acha um levantamento nacional. Aplaudirei de pé, mesmo sabendo que o bom senso exigiria cautela. 

Mas há limites e este governo ultrapassou o pedido admissível de sacrifícios a quem não é responsável pela situação a que chegámos e porque penso que a situação é insustentável para os Portugueses que há vinte anos esperam uma luz ao fundo do túnel, enquanto uma classe dita elitária roubou o estado e os contribuintes através de múltiplos expedientes que a rede do informalismo conhece.

Quando a solução é morrer de fome ou o caos, o que será mais criativo sr. Vítor Gaspar? 

A LEALDADE DO ACTUAL GOVERNO ALEMÃO

«O Governo alemão regista esses protestos como a expressão de um desejo de justiça e compreende o sentimento de que o sector financeiro não assume toda a responsabilidade que devia, perante as pessoas e perante a economia real», disse o porta-voz do executivo alemão, Steffen Seibert.
No entanto, acrescentou que não se deve assumir uma posição unilateral de culpar exclusivamente os bancos e afirmou que os governos também devem fazer os seus deveres e tomar medidas para obter estabilidade.»
Já se tinha percebido que o actual governo alemão é mais a voz dos que espoliam do que os espoliados.

Se um grande patrão Português (não confundir com os empresários) é mau, muito pior é o patrão alemão.

Que o diga Marx!
 

domingo, 16 de outubro de 2011

MEDIDA POSITIVA DE PASSOS

UM CRIME PRIVATIZAR A GALP

Numa altura em que há previsões fortes de petróleo ao largo de Portugal a Galp é nacionalizada e entregue a poucas mãos e interesses estrangeiros.
É isto a atitude de um patriota e de um social democrata?

Não me parece e o liberalismo parece rapidamente ir mudar de lugar no confronto entre plutocratas e as sociedade civis.

Eu, um defensor do mercado e dos privados, não tenho dúvidas que o tempo pela concentração gerada é tempo de nacionalizações e não privatizações.

Passos podia entender isto mas falta-lhe o corpo de experiência e a atitude de estadista que o distingue dos meros políticos desvalorizados. O capitalismo de que sou aderente passou os limites da concentração, da ganância e do egoísmo!

A DIFERENÇA DO CONCEITO DE DEMOCRACIA

Polícias com metralhadoras na manifestação dos indignados?

Que vergonha sr. Macedo! Viu isso noutros países democráticos?

Em todos os tempos as polícias funcionaram como instrumentos do poder, dos privilegiados, dos plutocratas, como gente que já não sendo totalmente desinformada aparece em algumas ocasiões como gente acéfala e a mando. O estado é soberano e não pode ser prostituído por eleições de falsos argumentos. 

Quem é eleito com argumentos falsos devia ser automaticamente destituído. A assembleia só é soberana enquanto verdadeiramente representante do povo. A complexidade e a amplitude das medidas num estado não liberal e muito totalitário exige uma participação de uma democracia mais directa ao estilo da democracia suíça.

Está na altura da polícia ter uma atitude não mercenária e assumir a sua condição de cidadania, face às falsas democracias que pululam ao serviço do dinheiro (grande parte dele infelizmente roubado aos mais incautos e mais pobres da sociedade). Abster-se como povo em farda de contrariar a voz do povo não é democrático e joga contra os seus próprios interesses.