sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

FICAM À PORTA

P.T.C. mete o dedo na ferida numa Europa política rendida ao poder do dinheiro, decadente e ridícula na pretensão de estar a defender a democracia e os cidadãos. A participação dos cidadãos através do 1.000.000 de cidadãos não peca só por ridícula, peca por hipócrita.

Razão tem também J.P.P. quando não augura nada de bom para esta Europa divorciada, do reforço do directório e de costas voltadas para os cidadãos, na razão inversa da satisfação de Sócrates e da importância da assinatura do Tratado para a sua carreira política.

DIZER TUDO O QUE HÁ A DIZER

«A prevenção da corrupção faz-se com a eficácia da justiça. A dissuasão de actividades de corrupção é dada pela resposta imediata e punitiva do Estado. É preferível rapidamente condenar um corrupto com dois anos de prisão do que aguardar dez anos nos corredores da justiça para aplicar cinco anos.» Diogo Leite de Campos

Há quem pense que a outra solução é acusar os partidos políticos de corrupção e os seus mentores de associação criminosa. É que não há dúvidas para ninguém que a partidarite é a principal responsável pelo fenómeno da corrupção, seja ela sob a forma colectiva, seja na forma singular dos políticos-espertos!

BARÓMETRO EUROSÓCRATES

O barómetro EuroPS, perdão Eurosondagem, perdão EuroSócrates trás-nos estes extraordinários dados. A opinião sobre o governo positiva para 19% dos entrevistados, enquanto a opinião positiva sobre Sócrates a "valer" 33,8%, como se Sócrates não fosse ... o "chefe" do Governo!


Em contrapartida no mundo real, valha aos Portugueses sentirem que esta maioria relativa e a necessidade de compromissos, parece estar a tornar o parlamento um verdadeiro parlamento, onde o contributo de todos certamente irá melhorar a produção legislativa.

A actuação de... (%)

Positiva
NEGATIVA
SALDO
VAR.
Presidente,
Cavaco Silva
36,9
31,1
+ 5,8
+ 2,3
Primeiro-ministro,
José Sócrates
33,8
32,3
+ 1,5
- 1,9
Governo

19,4
39,8
- 20,4
-
Assembleia da República

24,1
22,9
+ 2,2
-
Juízes
(Magistratura Judicial)
12,7
37,2
- 24,5
- 1,9
Ministério Público
(PGR)
15,6
38,4
- 22,8
- 3,0
Líder PSD,
Manuela  Ferreira Leite
20,5
25,3
- 4,8
- 2,1
Líder CDS/PP,
Paulo Portas
29,1
21,2
+ 7,9
+ 1,2
Líder BE,
Francisco Louçã
26,9
21,8
+ 5,1
+ 0,5
Líder CDU,
Jerónimo de Sousa
20,4
24,7
- 4,3
- 2,0

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

VITAL E CATHERINE, PAR EUROPEU!

LEAR, PORQUE QUER SAIR A EMPRESA DE PORTUGAL?

A previsível saída da Lear de Portugal devia ser objecto de estudo para saber das verdadeiras razões estratégicas que estão por detrás da decisão da empresa.
Porque não é viável a continuação da empresa em Portugal quando aparentemente há procura para os produtos da Lear?
E se for por motivos que se prendam com estratégias de diminuição de custos de mão-de-obra, porque não criar empresas Portuguesas nestes sectores de modo a substituir multinacionais que só se instalam por apoios?

Estas são as verdadeiras perguntas que devem ser feitas pelo governo de Portugal e pelos Portugueses de modo a  não empobrecermos definitivamente.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

OS NÍVEIS DE LITERACIA

Mais um estudo que aponta a baixa literacia como causalidade de uma economia fragilizada.
A fundamentação constante da baixa literacia, no entanto, é uma variável insuficientemente explicativa e perigosa. 
É que como João Salgueiro bem lembra, não explica como dois terços dos já literados são insuficientemente aproveitados pelas empresas e como muitos rumam a outros pólos de concentração.
Será que a teoria de John Friedman sobre  os centros-periferia não explica isto?

RESPOSTA AO NOVO SOARES

«A governabilidade está a tornar-se muito difícil. É preciso muita coragem para aceitar hoje ser ministro ou líder partidário, porque sabem que o mínimo que lhes pode acontecer é verem as suas vidas devassadas, e muitas vezes deturpadas as suas próprias palavras, para já não falar dos enganos ou de meras gafes, que são sempre explorados à saciedade. Para não falar do primeiro-ministro, porque esse é o bombo da festa, ao qual tudo pode acontecer… Até que se farte. Já pensaram: e depois?»
Depois ... os regimes não vivem de homens providenciais ou já se esqueceu das suas próprias palavras, Novo Dr. Soares? Depois ... voltará a esperança e poderemos talvez todos respirar sem tanto esforço!

ODONTOLOGISTA TELECOMANDADO



Vale tudo para breves momentos  de aparente glória! Com "brincadeiras" insensatas como esta, até o gato sofre!

A TERCEIRA VISÃO OU A VISÃO LÍMPIDA DO TERCEIRO OLHO


Jornalista: Os 10,2 % de desemprego significam o falhanço das políticas de apoio?
J. Sócrates: Pelo contrário! Eu acho que as políticas resultaram. Só quem não quer olhar e ver!

PORTUGAL PAÍS DE DIÁSPORA

A recente cimeira Ibero-Americana e a sequente cerimónia de entrada em vigor do Tratado de Lisboa, reforçam a ideia de Saramago da jangada de pedra Portuguesa.

Segundo a estimativa populacional de Joel Serrão, o Portugal de 1820, apresentava aproximadamente 3.352.180 almas , em África  1.100.000, na Ásia 580.000 e no Brasil 5.300.000, num total de 10.332.180.


Assim, a recente migração Brasileira para Portugal e a mais que certa futura migração de Portugal para o Brasil, fazem da essência de Portugal e dos povos de raiz Portuguesa, mais que uma identificação espaço no mundo, um povo em constante peregrinação, sempre à procura dos melhores ventos alísios que lhes enfune a carteira e o coração.

HINO AO CAMINHO DO MENINO DE OIRO

Portugal (desemprego mês a mês, desde Outubro 2008 a Outubro 2009, excluídos os muitos que já nem procuram emprego):
7.9 8.1 8.5 8.8 9.1 9.3 9.5 9.6 9.8 9.9 10.1 10.2

1. Março 2009: 9,3%

Lá vamos, cantando e rindo
Levados, levados, sim
Pela voz de som tremendo
Das tubas, clamor sem fim.

2. Abril 2009: 9,5%

Lá vamos, que o sonho é lindo!
Torres e torres erguendo.
Rasgões, clareiras, abrindo!

3. Maio 2009: 9,6%

Alva da Luz imortal,
Roxas névoas despedaça
Doira o céu de Portugal!

4. Junho 2009: 9,8%

Querer! Querer! E lá vamos!
Tronco em flor, estende os ramos
À Mocidade que passa.

5. Julho 2009: 9,9%

Cale-se a voz que, turbada,
De si mesma se espanta,
Cesse dos ventos a insânia,
Ante a clara madrugada,
Em nossas almas nascida.
E, por nós, oh! Lusitânia,
-- Corpo de Amor, terra santa --
Pátria! Serás celebrada,
E por nós serás erguida,
Erguida ao alto da Vida!
(Repete: 1 a 4)

6. Agosto 2009: 10,1%

Querer é a nossa divisa.
Querer, palavra que vem
Das mais profundas raízes.
Deslumbra a sombra indecisa
Transcende as nuvens de além...
Querer, palavra da Graça
Grito das almas felizes

7. Setembro 2009: 10,2%

Querer! Querer! E lá vamos
Tronco em flor estende os ramos
À Mocidade que passa.

DEMOCRACIA GRÁVIDA! OU AMÉRICA LATINA, SEMPRE!

Quando ontem a presidente Argentina Cristina Kirchner comparava a gravidez, dizendo que não se está mais ou menos grávida, com a democracia, falava para quem ou de quê?
 

SÓCRATES, O COACH QUE SE TEIMA EM NÃO DESPEDIR

Quando se vê empresas como a Marcopolo e a Lear a fechar e deslocalizar, no que significa o princípio do fim da fileira automóvel em Portugal, sendo só uma questão de tempo a saída da AutoEuropa, percebe-se como a teimosia de um homem, tem aniquilado a economia Portuguesa.

A resposta à pergunta porque  estão a sair as empresas multinacionais do transaccionável, deveria antes ter sido ser encontrada num país de periferia que teima em ter impostos altos, combustíveis igualmente altos, electricidade idem, burocracia emperrante, desordenamento territorial, falta de uma política de transportes marítimos, transporte ferroviário de mercadorias, ... 

A negação do que é o ambiente económico adverso e o centralismo de um primeiro-ministro, que teima e acha que se pode substituir às expectativas dos agentes económicos, marcará todo o início de uma marca  falhada da governação Sócrates que a crédito pouco mais tem que a política da fileira das renováveis. 

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

OS DESEMPREGADOS DA BLOGA E OS BANCOS ALIMENTARES CONTRA A FOME

Quando os homens perdem os empregos, há como que uma espécie de névoa que os encobre. Perde-se em disciplina, em autonomia, em autoestima, aquilo que se ganha em solidariedade, capacidade reflexiva, analítica e crítica. Muitos refugiam-se nas redes sociais e na blogoesfera como contraponto e soporífero para a sua nova dimensão de cavaleiros solitários à procura de um graal que os agarre à vida. 

A teoria das trocas sublinha o estímulo - resposta nas relações interindividuais, os sistemas de recompensa que condicionam os comportamentos individuais, orientados egoísticamente para os benefícios da sua interacção social. Afinal, é o lugar que substituiu o "eu" pelo "mim".

A recompensa neste mundo da bloga é, assim, um novo mundo que nos solidariza a todos e nos faz  estar muito mais próximo de Deus, mesmo que Isabel Jonet vislumbre na bloga desempregada, com razão,  um lugar de conforto e auto "escondendimento" de nós próprios.

Afinal se todos já comemos do pão que o diabo amassou, também, nem só de pão se alimenta a fome do homem!

PESADELO, ROBALOS E ESCUTAS

Ontem sonhei com as escutas do primeiro. Safa ... e não foi bonito de ver! Estrebuchei toda a noite não só pelo objecto mas pelo horror de transgredir no silêncio do sonho. De manhã ao levantar-me, perguntaram-me pela razão de tão grandes olheiras. Ao olhar ao espelho arrepiei-me. Traçado no fundo das olheiras, os pargos, as corvinas ou lá que peixes horrendos nadavam-me nas pálpebras como peixes agonizantes em redes de pesca de cerco. 
Quando cheguei ao emprego, todo eu tremia. Quando me sentei à secretária tentei anular todas as entrevistas. Que não, sr.doutor, que estava ali um senhor com uma caixa de robalos a pedir de urgência para ser atendido!

HENRIQUE NETO, O ÚLTIMO DOS MOICANOS?



Diz o Blasfémias que Henrique Neto é um socialista desalinhado. Errado! Henrique Neto é um socialista! Os outros são uma agremiação de andrajosos esfaimados, de mãos dadas com a fome que  dá em fartura!

Como David Crokett, Henrique Neto, alinhado com a sua consciência, rodeado ainda de um pequeno punhado de outros, aparece como o último dos moicanos, das verdejantes planícies e das  pedregosas montanhas da consciência socialista!

POR ONDE PÁRA O PLANO INCLINADO?

Ontem esconderam-nos o plano inclinado. Não porque haja uma vontade mórbida de ir ao encontro dessa ladainha de triste realidade ... ou será que foi antes de ontem?

Já estou perdido, mas mais perdida não estará a nossa hora de assumir-mo-nos face à emergência da nossa irresponsabilidade?

PEPA, A NEW FAMILY MEMBER WAS BORN


PIRATARIA INDUSTRIAL


A competência demonstrada pelas forças Portuguesas, não tem tido infelizmente eficácia correspondente no estrito plano jurídico.
Correr  riscos sem a consequente extirpação da nova indústria da pirataria, não só é frustrante para as forças armadas envolvidas, como tem um efeito de insuficiência pedagógica sobre populações sem alternativas, que vêm na pirataria sobrevivência e um recorrente modo de vida.

domingo, 29 de novembro de 2009

MARCOPOLO ... PORQUE FECHAM AS FÁBRICAS?

«A fábrica da Marcopolo na Índia, onde a companhia brasileira está associada à Tata Motors, atingiu o equilíbrio financeiro e terá o primeiro resultado positivo no quarto trimestre de 2009, informou ontem o diretor-geral da empresa, José Rubens de la Rosa.
... Em Portugal, a Marcopolo fechou a unidade, que tinha resultado negativo. O encerramento da operação gerou custo de R$ 4,3 milhões no terceiro trimestre. Ainda haverá despesa remanescente de R$ 1 milhão com o fim da atividade no país, mas que já foi absorvida e não terá impacto no resultado.»