sábado, 29 de janeiro de 2011

ENSINO DE BETÃO

«Educação é o grande projecto para Portugal», diz Sócrates»

O que interessa não é a qualidade do ensino nem novas formas de educação mais libertas de tutelas e flexíveis.

O que interessa é a qualidade do ensino vista na óptica das construções.

Ah, grande construtor civil!

 

GOVERNO ECONÓMICO EUROPEU 2

«Angela Merkel tem planos para governo económico na zona euro

O acordo deve incluir compromissos concretos para reforçar a competitividade. mais ambiciosos e vinculativos do que até agora se fez na União Europeia, afirma-se num documento do governo a que a publicação alemã diz ter tido acesso.

Para dissipar a desconfiança dos mercados no euro, prevê-se uma estreita articulação das políticas financeira, económica e social nos estados membros, associada a objectivos concretos, segundo a mesma fonte. O grupo de altos funcionários que está a trabalhar no projecto propõe ainda que haja indicadores para que os custos salariais nos países membros não se afastem, as caixas de pensões de reformas tenham a estabilidade garantida a longo prazo e haja investimentos suficientes em projectos com futuro.

 Um programa imediato prevê a adopção de medidas a implementar a nível nacional nos primeiros 12 meses, entre as quais a equiparação da idade da reforma ao desenvolvimento demográfico. Além disso, os países do euro devem introduzir um “travão à dívida”, com base no modelo alemão, que limita o novo endividamento anual a 0,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).»

Está em marcha o governo económico na zona Euro. 
Que não se esqueçam entretanto de medidas fundamentais salariais e fiscais.
Não é possível um governo económico sem o mínimo desvio possível nos factores de competitividade fora do espectro dos recursos humanos. Produtividade não pode ser confundida com intensidade de trabalho, mas com harmonização de todos os factores que concorrem para a mesma. E são muito mais do que facilidade de despedimento, já que assim estaríamos na lista dos países mais produtivos! 
Regulação nos factores de atractividade e de política regional exigem-se, também!

FORNADA MAL COZIDA

Este senhor de aspecto inteligente faz parte da fornada mal cozida de um Rui Pedro Gonçalves, de um Penedos, ...
Jovenzinhos incompetentes, gananciosos e insensíveis com os seus semelhantes, guindados ao afundanço nacional pelos aparelhos dos partidos. 
A entrada em vigor do novo código contributivo para os precários a recibo verde, significará para quase todos a fome e o desemprego, a troco de uma putativo subsídio de doença depois de trinta dias.
E ainda há quem não ache semelhanças entre Tunísia, Egipto e Portugal?

PALAVRAS DE SECRETÁRIO DO ESTADO DA NAÇÃO

«O Código Contributivo e os independentes

por PEDRO MARQUES (Secretário de Estado da Segurança Social)

O Código Contributivo é um novo instrumento de Combate à Precariedade e à Fraude e Evasão Contributiva, para garantir que a evasão e os falsos recibos verdes não compensam.
Mas os trabalhadores independentes (TI) têm sido inundados de informações enganosas e mentirosas que importa desmentir de forma clara.
Há quem diga, por exemplo, que um agricultor com um volume de negócios mensal de dez mil euros e um lucro mensal de mil euros verá agravada a sua contribuição para a Segurança Social de forma muito significativa. É rotundamente falso.
Façamos as contas!
Até 31 de Dezembro de 2010, este agricultor descontava 191,16euro, incluindo protecção na doença. Com o novo Código Contributivo (CC), este mesmo agricultor descontará 177,96euro por mês. Isto é, pagará de forma permanente menos 13,20euro para a Segurança Social, com a mesma protecção social! O mesmo raciocínio se poderia fazer para os comerciantes, os empresários em nome individual ou os prestadores de serviços.
Mas continuemos a fazer as contas!
Até 31 de Dezembro de 2010, o desconto mínimo dos TI era de 201,23euro ou de 159,72euro, consoante tivessem ou não direito ao subsídio de doença. Com o novo CC, o prestador de serviços passa a ter como desconto mínimo sempre 124,09,euro com subsídio de doença para todos. Os TI com rendimentos muito baixos podem ainda solicitar um regime especial de desconto inferior.
É, assim, indesmentível que o valor mínimo de contribuição mensal para a Segurança Social se reduziu substancialmente. Mesmo assim, tendo em conta a situação das famílias e dos trabalhadores, o CC estabelece que todos os TI descontarão um escalão abaixo do valor dos rendimentos, a não ser que solicitem o contrário, a que corresponderá uma diferença nos descontos de pelo menos 62,05euro.
Mas é preciso também que se diga que andam a fazer crer que as contribuições para a Segurança Social são um imposto. Errado: as contribuições para a Segurança Social destinam-se a garantir a protecção social dos beneficiários e são retribuídas em prestações sociais de velhice, doença, parentalidade, entre outras. Apenas pagarão mais contribuições aqueles que têm rendimentos efectivos bem mais elevados, mas todos estes terão assim mais protecção social.
Mas o novo CC é sobretudo um instrumento de combate à precariedade, à fraude e à evasão contributiva.
De combate à precariedade, porque penaliza os falsos recibos verdes, obrigando as empresas que pagam mais de 80% do rendimento anual do TI a pagar mais 5% de contribuições sobre a sua remuneração. E determina ainda que estas empresas serão inspeccionadas para verificar se se trata da contratação de falso TI.
O novo CC é também um instrumento de combate à fraude e à evasão, porque aumenta de forma significativa as coimas aos incumpridores.
Este novo código foi objecto não de um, mas de três acordos na Concertação Social, antes da sua entrada em vigor. Nesta luta contra a precariedade e a fraude, o Governo e os parceiros sociais sabem de que lado estão.»

Sabe o que é isto já está a dar, sua inteligente iminência? É que os precários com mais de 80% do rendimento anual estão a ser despedidos para dar lugar a quem trabalhe mais atomizadamente, para além de serem obrigados a abrir actividade como empresários. 
A partir do próximo mês de Fevereiro os precários deste país ficarão a saber quem tem razão. 
E se assistirmos a aumentos na contribuição e a múltiplos despedimentos faremos engolir os incompetentes mentirosos levados a secretários pelas suas palavras! 
Aguardemos, pois, serenamente!

SEMELHANÇAS SITUACIONAIS: EGIPTO, TUNÍSIA, PORTUGAL

Quando os regimes do nepotismo se tornam reféns de alguns, frutos amargos de corrupção e arrogância, os povos têm o direito e o dever à manifestação do seu descontentamento.
Quando os regimes de aparência democrática se tornam reféns da corrupção e de grupelhos  ARROGANTES, também só na aparência democráticos, não terão os povos também aqui o  direito e o dever à manifestação do seu descontentamento.
«90% dos contratos públicos foram feitos por ajuste directo»
Que diferença, então, entre o Egipto, a Tunísia e  Portugal?

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FACTOS

O QUE NÃO DISSESTE PERTENCE-TE. O QUE DISSESTE PERTENCE AOS TEUS INIMIGOS.

" O que não disseste pertence-te. O que disseste pertence aos teus inimigos".

No mundo real esta frase parece seminalmente avisada. No mundo virtual do confronto das  ideias, parece uma frase demasiado carregada e cinzenta, um verdadeiro atentado à liberdade.
Há no nosso tempo - na nossa sociedade? - uma esquizofrenia que enegrece o mundo de lés a lés, o estares comigo ou contra mim, uma incapacidade crónica para aceitar o elemento neutro, o elemento cujo partido é o casuístico, que não acredita em grupos  ou colectivos ungidos a paramentos.

Nesse sentido como sublinha, no seu excelente blog, Seixas da Costa, mesmo que não se concorde sempre com os seus escritos, muitas das nossas raízes parecem estar no sangue Mouro que convida à desconfiança contínua: «o que não disseste pertence-te, o que disseste pertence aos teus inimigos».

Graças a Deus, não querendo saber se Deus é Mouro ou Cristão, que o meu único inimigo é a desigualdade,  a ganância, o fundamentalismo, a corrupção, a maldade e a mentira. 
Tudo o resto são apenas dissemelhanças a requerer reflexão. 

REGULAÇÃO DESIGUALITARISTA

Porque nada melhor do que manusear os instrumentos de (o) mercado no caldo de cultura da economia global, esta notícia intervenção do nosso embaixador em França, Seixas da Costa, dá uma imagem das diferentes posturas, interesses e caminhos perante varáveis de sentido aparentemente idêntico. Diz ele do antigo ministro das finanças de Gordon Brown:


O problema dos modelos é que a aceitação de muitos dos seus mecanismos, num mundo global, ainda sofre dos particularismos globais. Vide o caso singular de um mercado altamente "regulado" Português, noticiado hoje: "92% dos contratos públicos foram feitos por ajuste directo". Estando o povo Português pelos "ajustes" com isto, o que dizer de um mundo que vive no espartilho dos recursos escassos base da economia, num modelo de consumo sem sustentabilidade, num modelo de distribuição casuístico com pouca ponta de igualitarismo. Fica entretanto, aqui, a imagem da regulação como variável de espectro largo, eficácia com mais ou menos utilitarismo versus a ineficácia colectivista igualitarista: "coletes de força regulatórios". 
 Afinal Davos é apenas o espelho do multiespectro dos agentes de alto gabarito e ainda há quem pense que o determinismo se joga apenas no tabuleiro do colectivismo.

AJUSTES DIRECTOS: A NEGAÇÃO DA DEMOCRACIA

«Contratos públicos: mais de 90% sem concurso»

Estão os Portugueses pelos ajustes com isto, húmus da corrupção, negação da democracia?

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ASSIS, O FILÓSOFO DO ASCETISMO PARA OS OUTROS

Acabo de ouvir Assis, o filósofo, considerar bem Cavaco ter optado por duas reformas em vez do salário. Mais uma vez a opção deve ser quem trabalha tem salário, quem se reforma tem reforma. E uma. Não duas! Mas Assis pouco preocupado com quem lhe paga o ordenado, os Portugueses, acha que isso não interessa.

Quando há Portugueses sem trabalho e sem subsídio, Assis, pouco se importando com os Portugueses do outro lado do espelho do écran, demonstra aquilo que os Portugueses já sabem: o seu profundo desprezo por quem lhe paga o ordenado e o seu profundo desprezo a princípios sociais - socialistas - básicos. 
Mas também há muito já sabemos que  estes socialistas só são socialistas dentro do espelho - do écran! 
Valeu o desprezo de Mário Crespo, o único genuíno Português que vi dentro do espelho.   

PIIGS IN BAHAMAS



Serão estes os PIGGS, habituados a boa vida e a serem alimentados pelos humanos do Norte?
Os malhados mais a Sul, os rosados mais a Norte?

TUDO A ZEROS

«Standard and Poor's corta 'rating' do Japão»

Quando as Standard & Poors, as Moody's e as Fitch já só cortam em todos os ratings de quase todos os países, a solução para o regresso ao crescimento não passará pela reestruturação geral da dívida a crédito do equilíbrio?

A partir de agora está tudo saldado!

Afinal os únicos prejudicados seriam apenas, e a curto prazo,  os sempre suficientemente ricos! 

MANUELA DE MELO, FARTINHO, OS TUDÓLOGOS E OS PODÓLOGOS

Hoje Fartinho da Silva no 4ª  República fala nos tudólogos, que se confundem muitas vezes com os podólogos, aqueles que consertam as dores de todos, sejam resultado de vaidosos sapatos apertados, de férreas botas de cano alto armilares, de humildes e leves sandálias ou de doces alpercatas.

A propósito do abandono da vida parlamentar e da política por parte de Manuela de Melo, a  lembrança de uma jornalista que quis entrar no mundo dos tudólogos com leves e doces sandálias, esquecendo-se que no mundo dos tudólogos as botas de cano alto não se compadecem com diáfonos andares.

OS TUDÓLOGOS

Não, não são podólogos, mas quantas vezes parece ser o único instrumento que usam. Fartinho da Silva, no ao segundo 24 horas Quarta República, põe a mão na ferida nos ditos politólogos que abundam na nossa praça e nos tudólogos que saltam da economia, às  finanças, aos assuntos internacionais, à política intestina e sobre tudo auguram, com bom ou mau augúrio, de acordo com a cartilha a que estão enfeudados.

É por isto que a comunicação social hoje está descredibilizada, pelas ruas da amargura, com a necessária excepção de alguns verdadeiros jornalistas, que se dão ainda ao luxo de serem jornalistas para... informar.

O JARDIM ZOOLÓGICO DE CRISTAL

Pereira é mais uma daquelas figurinhas pequeninas de cristal que enxameiam o nosso universo patético.
Como Pereira temos também o Mendonça, a Alçada e mesmo o Teixeira.
Tudo figurinhas colocadas a benefício do grande Satã, que viu nestas figuras mirradinhas a mão de pulso que as ia sempre manipular e colocar no bolso.
Ah, e já me esquecia do bolseiro Pinho (que vale por mil bolseiros, entretanto ex por auferirem mais do que o salário mínimo),...

Do outro lado, verdadeiras figurinhas de bolso,  como os couraçados, com evidentes semelhanças de chumbo com o Grande Satã, existem : o Silva, o Pereira, o Vieira, a André...

BALKENENDENORM: PORQUE NÃO VOTAM OS PORTUGUESES NESTA TERCEIRA REPÚBLICA!

«Por falar em salários, e já que em Portugal dentro da função pública ( e empresas do estado) há uma disparidade tão grande nos vencimentos, não estará na altura de se criar por aí uma norma idêntica à criada na Holanda, denominada de Balkenendenorm (Epónimo)?
Diz esta norma que, nenhum cargo público deverá ter uma remuneração superior à do Primeiro Ministro...O que diriam os gestores das empresas públicas por aí?!?
Parece-me uma medida honesta e sensata, não? Afinal, são salários pagos com o dinheiro dos contribuintes.
Pensem nisso»
Mais uma reflexão de um anónimo sem as mãos no poder!

GOVERNO ECONÓMICO EUROPEU

«Schaeuble voltou a recusar aceitar a emissão de obrigações do tesouro a nível europeu»

«Esta ideia que está sempre presente nas posições tomadas pela Alemanha de que há países que são cigarras e outros que são formigas, é profundamente injusta para com a grande maioria dos cidadãos europeus que habitam os países ditos periféricos (ou cigarras)...
De facto, embora, a meu ver, não se possa concluir que o desempenho destes cidadãos é inferior ao desempenho da média europeia (veja-se o sucesso do emigrantes portugueses), jamais se atreveram sequer a sonhar com o nível de vida da classe média alemã, p. ex.
O problema dos países periféricos situa-se, sobretudo, ao nível da capacidade de gestão (tanto publica como privada).
Pública, porque não existe uma visão estratégica de médio prazo que dê consistência à acção governativa, existindo, pelo contrário, uma governação populista dirigida para as próximas eleições, em benéfico de compadres e amigos, que fica muito cara aos contribuintes e foi a principal responsável pelo enorme endividamento publico a que chegamos.
Privada, porque não existe empresário que, de alguma forma, não faça depender o seu sucesso das ligações ao Estado, ao mesmo tempo que considera factor decisivo para a sua sobrevivência os baixos salários (veja-se a força que foi feita para não se actualizar o salário mínimo em € 15!!!!!).
SOS: Precisamos, urgentemente, de uma verdadeira elite com visão estratégica e sentido de justiça.
Comprem português.»
Será que o ministro Alemão tem razão, ou não sabe interpretar o sentido de comunidade?
Ouvir mais do que falar! 
A opinião de um Português da bloga!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PRESIDENTE REFORMADO OU SOLIDARIEDADE INTRAGERACIONAL?

«Cavaco prescinde de vencimento como PR e mantém pensões. O Presidente da República decidiu prescindir, a partir de 01 de Janeiro de 2011, do seu vencimento, no valor de 6.523 euros, de acordo com um comunicado de Belém»
A partir de hoje ficamos a saber que a República Portuguesa passará a ter à frente dos seus destinos um Presidente Reformado.
Só mesmo em Portugal!

FUNDO DE INDEMNIZAÇÕES BOMBA

«O novo fundo proposto pelo Governo para financiar os despedimentos não convence os empresários, apesar do aval da CIP.»
Como é possível dizer à boca cheia que se quer criar condições de simplificação e deslastreamento das empresas e depois vir-se com o seu contrário?
Que  "  animais irracionais "   são estes que nos afundam?
Porque este governo de irracionalidade económica tem de ser "   cilindrado"   quantos antes, e antes que destrua a possibilidade de reversão do país.
O país não aguenta mais estes energúmenos incompetentes!

A DEMOCRACIA DOS 24 EM PERPLEXO

«Os políticos fazem a leitura que lhes agrada das eleições; Cavaco, Nobre, Lopes e Coelho acham que ganharam. Só Alegre e Defensor reconheceram a derrota. Mas os próceres ou porta-voz dos partidos – Sócrates, Relvas, etc – todos consideraram que tinham ganho. Mas a verdade, que não lhes convém ver (e que seria óptimo para nós que vissem), é que todos perderam. Cavaco foi eleito por 246 portugueses em cada mil - 24 por cento! O problema não é o sistema; a democracia ainda é a melhor forma de Governo a que se chegou (nas civilizações conhecidas) e o nosso sistema, expresso na Constituição, é competente e tem os difíceis controles e equilíbrios que a melhor prática democrática recomenda. Não, não é o sistema. São as pessoas. É precisamente o triunfo do bem-estar proporcionado pela democracia que esvaziou as ideologias. Sem ideologias para defender, os políticos dedicam-se à única ideologia que faz sentido para eles: ganhar dinheiro. É também esse vácuo ideológico que leva os 950 dos mil portugueses a ir para os shoppings em dia de greve geral, em vez de ir para a rua gritar pelos seus direitos. Ficam de fora os 50 que militam na esquerda verdadeira (BE+PCP). Esses têm ideologia, mas infelizmente é uma ideologia que deu as piores provas práticas e não se adequa com as oportunidades dadas pelo sistema capitalista – oportunidades que nem todos conseguem ou sabem aproveitar, mas que todos querem ter como opção.»
Fonte: Perplexo

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

JARDIM NADA ASSOMBRADO

Blog a percorrer nos tempos de chumbo é este.
Carla Maia de Almeida lembra-nos que há um tempo muito mais lúdico e prazeiroso. 
O tempo do sonho, do tempo de ler.

Potente, assombroso e nada assombrado este sítio onde se podem folhear as páginas dedilhando na suavidade côncava das teclas.

O VELHO ALMEIDA CHUTA PARA CANTO

«O presidente do PS, Almeida Santos, considerou, esta terça-feira, que os socialistas salvaguardaram a «unidade interna do partido», ao apoiarem Manuel Alegre «o que é muitíssimo mais importante do que ganhar eleições».
Há sempre uma desculpa na boca dos improdutivos deste país. 
Desta vez a unidade interna é superior à unidade na acção. E isto para não falar na unidade do país ou na unidade dos homens.
Patético, como esta figura anquilosada da democracia apodrecida Portuguesa, que se recusa a perceber que há um tempo não eterno para todos os homens. 

EU SEI QUE TU SABES QUE EU SEI

O homem sem rancor, aquele que mandou, com o assombro e a facilidade democrática dos poderosos, o guarda que cumpria o seu dever, desaparecer, saiu da noite gelada e disse: "  em lugar de ser generoso e magnânimo para com os vencidos, foi rancoroso. O que além de lhe ficar mal, quanto a mim, representa um erro político grave que divide Portugal precisamente quando mais o devia unir", escreve hoje Soares no Diário de Notícias.

A DESGRAÇADA CLARABÓIA

Ler a Suzana Toscano é sempre um prazer. Mas desta vez, intolerante com a podridão que grassa dentro de fronteiras, nós com o inimigo dentro de portas, nós que dormimos com o inimigo, nós que morremos todos os dias, nós que desconhecemos uma casa verdadeiramente impoluta onde as pedras não abram caminho por entre uma desgraçada clarabóia, porque nem só de pão vive o homem, perguntamos incrédulos e baixinho: 

mas a corrupção que veste de cinzento de Prada, ou de Armani, pode ter amigos, quando os nossos filhos choram baixinho a arrogância de elites que ainda não se aperceberam que as elites  estão mortas na massificação do ensino para quase todos?

EUROBONDS: A BONDADE DE SER EUROPEU

«Parlamento Europeu ressuscita Eurobonds
Apesar da rejeição da Alemanha e de outros países do Norte, a criação de um sistema de emissão de dívida europeia – eurobonds – está a fazer o seu caminho»
Nem poderá ser de outra maneira.
Ou o Euro e a própria UE estariam em jogo por má construção institucional.

O GRANDE NEGÓCIO DAS ELEIÇÕES

«Campanha
Alegre com rombo de 514 mil euros nas contas»

Alegre perguntará. 
São as eleições um negócio, ou um jogo de banca?

SAMPAIO, O COMPAIO

Ver Sampaio, na sua imensa arrogância e superioridade,  de guarda costas atrás a ir depor por  José Penedos, homem bom, segundo Sampaio, o Compaio, anjo ou demónio, não só me dá voltas ao estômago como responde às minhas perplexidades: que lugar na história desta triste e corrompida república esta plêiade de impolutos deixará nos anais da mesma?
Para crustar mais a minha indignação, por entre Estamos e outras barbaridades, a Reportagem TVI, os Abutres, a imensa teia de corrupção que gravita à volta e com o poder. Eles pensam que não sabemos, mas todos nós temos-os debaixo de olho. O ano da limpeza da podridão chegará! 
Mais não seja em sonhos!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

INDEMNIZAÇÕES VERSUS FISCALIDADE

Se as novas regras das indemnizações nos fazem aproximar de Espanha, como diz a ministra do emprego, não está na altura de haver também um pacote fiscal que nos iguale a Espanha?

PAÍS POBRE, PAÍS RICO

Em resposta a um jornal Alemão, que considera Portugal o país mais pobre da Europa, a resposta correcta de um Português:

«Portugal não é o país mais pobre da Europa. Portugal é o país com maior desequilíbrio ao nível da distribuição da riqueza. A partir da classe média alta até à classe mais alta, os rendimentos são equiparáveis a muitos países europeus. Olhem para as reformas de certas classes sociais. Olhem para os rendimentos de certas classes sociais. Olhem para o valor da casas de certas classes sociais. Olhem para os carros a circular nas estradas portuguesas. Olhem para as férias nos estrangeiro de certas classes sociais. Depois digam que é o país mais pobre da Europa. Bons dias. Essa apreciação, é como os números estatísticos, que por vezes tentam esconder outras realidades.»