sábado, 31 de outubro de 2009

OS MAUS EUROPEUS

«Renault lança primeira pedra de fábrica em Marrocos»

Indústria automóvel em deslocalização. O que será dos Europeus quando toda a indústria se deslocalizar para paraísos de mão de obra?

SOBRE O AFASTAMENTO DE DALILA CARVALHO: QUE HISTÓRIA ESTARÁ POR DETRÁS DA CASA DAS HISTÓRIAS?

«A culpa? Porque Dalila tem mérito, pois claro! Estranham a decisão? Pois eu não. O lugar está reservado para alguém da partidite ou da família do Presidente da Câmara e depois é isto. Eu no lugar da Dalila abandonava o país. Quem tem mérito não tem lugar em Portugal.»

Faltam empregos para as elites do poder e os seus afilhados?

Como é fácil falar-se em Portugal sem conhecer a realidade. Que história estará por detrás da casa das histórias?

De qualquer modo que o mérito em Portugal mata ... mata... porque afasta a mediocridade e o compadrio!


A FACE VISÍVEL DO SAQUE

Aquilo que se passa na Face Oculta é tão só a face visível do Portugal a Saque.

Bem podem homens impolutos como Hernâni Lopes se indignarem com esta plutocracia que aniquila Portugal, e que ficará na história como o período negro da corrupção e falta de ética, afectando políticos de quase todos os quadrantes uns por acção outros por omissão. Mas a responsabilidade final é de todos. De todos os Portugueses que já só levantam os ombros, que se indignam por aqui e nos cafés, mas a quem falta a coragem de dar dois pares de tabefes bem dados a este lixo humano que se passeia pelos altos cargos públicos da administração e das empresas.

«À justiça o que é da justiça à política o que é da política. ». Lamentável, no entanto, neste lavar de mãos dos inúmeros Pilatos, o que devia ser exclusivo da política ser quase sempre um caso de justiça e de polícia.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ENTIDADES DE SAÚDE QUE DESMINTAM ISTO

de M58

«Vocês sabiam que a vacina que os notáveis ou imprescindiveis (como se alguem fosse) é diferente que a comum do mortal toma? As que os governantes "alguns corruptos" e outros notáveis tomam, é a vacina normal, bastante cara e segura. Os outros os prescindiveis tomam a normal que é administrada, misturada com um potenciador, que não é tanto fiável e inclusive tem provocados alguns casos mortais.A diferença delas entre outras coisas é a sua forma de produção. Uma é fabricada a partir de culturas em células, o que é lenta e cara, a outra em ovos de galinha, mais rápida e menos segura. Eu tenho a credencial para a tomar, mas não a vou tomar pois imaginem é da segunda.»

O medo, o desespero, a boataria, a ignorância são próprias de épocas Titanic como esta, onde comportamentos nobres e menos nobres , transversais às classes sociais, virão inevitavelmente ao de cima.

Será verdade o que este/esta cidadão/cidadã nos diz? Se não for as entidades de saúde que desmintam isto!


A FACE OCULTA DA FORTUNA

A operação Face Oculta trás à luz a face de quem se julga sistematicamente impune e oculto. Trás só à luz, porque no emaranhado de redes sociais e informalidade que compõe a sociedade, as maningâncias de seres repugnantes não passa despercebido ao cidadão honesto.

Aplaude-se a justiça e os homens que tentam a todo o custo repor uma ética mínima aos actores políticos. Aplaude-se, assim, a coragem de Fernando Lopes, pequeno empresário que se fez assistente no caso Freeport.

Hernâni Lopes é também chamado à colação pondo os pontos nos i's em algo que só um cego teima em não querer ver: o caminho para a mediocridade e o empobrecimento galopante gerado nos últimos dez anos. O problema desta sociedade é que em divergência com este caminho alguns actores confundem a sua inexplicável fortuna e abastança com a fortuna dos seus compatriotas restantes.

Ou é mentira que o salário mínimo na altura de Abril, se indexado aos tempos actuais, faria figura de rico e abastado comparado com o empobrecente actual?

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

POESIA POLÍTICA CANALHA OU FADO POLÍTICO

Manuel Brás

I Parte

A “rafeirice” política
da nossa democracia
é de base monolítica
fedendo a iliteracia.

A milhas da gravidade
dos problemas nacionais,
revela-se a passividade
de políticas irracionais.

O cheiro a terra queimada
na democracia lusitana,
agrava a doença inflamada
de um nação pobretana.

II Parte

De faces ocultadas
atrás da devassidão,
moralidades fintadas
por fétida podridão.

A ética fedorenta
de negócios imorais
é a marca bolorenta
de decoros viscerais.

A política das navalhadas
afincadamente defendida
retrata posturas talhadas
por uma ética elidida.

III Parte

Neste regime apodrecido
pela agnosia engravatada,
deixa o povo entontecido
com esta ética ocultada.

Afunda-se a moralidade
no meio de eufemismos,
sendo uma dura realidade
de ignóbeis endemismos.

Epílogo

Os problemas endémicos
parasitam a sociedade,
como vírus pandémicos
toldados de voracidade.

O interesse nacional
de palavras encarecidas,
é pura ética ficcional
de pazes apodrecidas.

O Manuel Brás fartou-se de esgravatar a prosa nos podres nacionais. Afinal para que serve a sociedade falar e se indignar neste Estado de partidos? Nasceu mais um homem da luta. Lugar assim à poesia que vem directamente da alma.

Dás-lhes Manuel!

EM PORTUGAL ATÉ OS SANTOS MENTEM!

«o Ministério das Finanças garante que vai continuar, nos próximos meses, a apoiar as famílias e as empresas até que a crise seja finalmente superada.»
Fernando Mendes ... Mentes! Quanto Portugueses há hoje em Portugal vítimas de um governo que criou um ambiente impropício ao investimento e ao risco? Quantos Portugueses estando efectivamente sem actividade não recebem, hoje, qualquer tipo de apoio social?

Teixeira ... Mentes? Minto!


MOODY'S: UMA QUESTÃO DE MOTIVAÇÃO OU INCOMPETÊNCIA?

«Moody's acusa Governo de «falta de motivação» na tomada de medidas contra a crise
A agência de ratings internacional Moody's acaba de colocar a dívida portuguesa em alerta negativo.

Numa nota publicada pela agência Reuters, a agência mudou a perspectiva do rating Aa2 da dívida da República Portuguesa de estável para negativa.

Segundo a Moody's, esta alteração «reflecte não só os desafios económicos estruturais que o país enfrenta, e que têm sido exacerbados pela crise económica global, mas também a aparente falta de motivação dos responsáveis políticos para os combater».

A perspectiva negativa costuma anteceder em poucas semanas um corte na notação da dívida. A verificar-se essa redução, a dívida de Portugal apresentará, para os investidores, um risco maior e o Estado português, bem como as empresas públicas que dele dependem, terão dificuldades acrescidas na obtenção de financiamento, devendo passar a pagar mais juros pela dívida.

A reacção à notícia não se fez esperar. O prémio que os investidores pedem pelas obrigações portuguesas a 10 anos aumentou de imediato. O spread do yield subiu dois pontos base, para 57,5 pontos base.

Além de Portugal, também a Grécia viu a avaliação da sua dívida cair. A Moody's colocou a dívida grega, com rating de A1, sob revisão para corte de notação.»

Aos habituais defensores de Sócrates e de Teixeira dos Santos exige-se na hora a defesa intransigente da honra e da competência da sua dama perante a Moody's.

Afinal quem defende apenas por convicção, e não por interesse mesquinho, tem obviamente a mais a motivação de que o executivo Socratiano é acusado de ter a menos e que tanto dano causa ao país.

Em ambiente empresarial esta administração, desde que não sujeita a Golden Share do Estado - essa estranha forma de domínio em pleno? com a filosofia e o direito comunitário - nem chegava a tomar posse.

Mas na terra de varas e penedos a Golden Share é assim uma espécie de seguro e prémio de mau ou bom comportamento - segundo a óptica dos dois p's: povão ou poder.

A DGS DOS PARTIDOS

«A Direcção Geral de Saúde contactou os partidos para que fosse indicado o número de elementos considerados fundamentais para vacinação contra a gripe A, mas o CDS anunciou que vai rejeitar esta proposta.»
Demonstrativo da "rede social" de segurança das elites do poder, para quem o privilégio, a impunidade, o sentido arrogante e autista de superioridade, é inversamente proporcional ao desprezo com que os cidadãos decentes olham à lupa estes seus "camaradas" de ex-condição.

Anota-se a decência da resposta do CDS!

AS MIGRAÇÕES DESORDENADAS SEM OBJECTIVOS POLÍTICOS, ECONÓMICOS E SOCIAIS CONSENSUAIS

As migrações devem ter lugar de forma organizada, de modo a salvaguardar os direitos humanos dos migrantes, a prevenir a exploração por parte de agentes engajadores e a evitar o conflito com as populações receptoras ... deveriam também estar ligadas a estratégias de desenvolvimento sustentável ... todos os tipos de migrações conduzem a mudanças sociais e culturais. A tentativa para suprimir estas transformações podem levar ao racismo e ao conflito ...

Os voos da TAAG e da TAP de Luanda e de Dakar são hoje a face das importantes migrações que parecem ser parte constitutiva da globalização. Para quem amiúde se desloca à Portela os carregamentos diários de turistas sentido único, seres humanos carregados de esperança numa vida melhor colidem, no entanto, com um Estado - o Português - que não promove nem estratégias de desenvolvimento sustentável nem previne exploração de engajadores, fiando-se no laissez - faire do mercado de procura e oferta.

Assim, migrações de forma organizada não é o que o Estado Português promove, assistindo quase sem estratégia e impávido - senão a do politicamente hipócrita - à saída de hordas de Portugueses qualificados e à entrada de inocentes desqualificados no actual espaço Europeu sem emprego, que irão engrossar as hordas internas de desvalidos de emprego e fortuna.

OS AMIGOS DE JOSÉ

CM: «Vara apanhado na "Face Oculta"»

Vice do BCP ouvido nas escutas telefónicas a pedir 10 mil euros a empresário

Qual é a semelhança entre uma vara e um penedo? Ambos adoram telefones!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

POLÍTICOS OS ETERNOS FINGIDORES, FINGEM QUE DEVERAS SENTEM A DOR QUE INFLIGEM À GENTE



Lá como cá. Não interessa se nome de molusco se nome de filósofo, se vão com paz e amor ou malham na gente.

Actores, fingidores, unionistas e reis do palco: são os políticos, esses eternos fingidores que fingem que deveras sentem a dor que infligem à gente!

ESTAVAS LINDA INÊS POSTA EM SOSSEGO: ADIVINHAS, AFORISMO E POEMA COM O POVO AO LARGO

«No nosso país à falta de ética e qualidade das elites, junta-se uma sociedade anestesiada e alienada, que parece aceitar com normalidade todos os desmandos e malfeitorias que lhe impõem.» por sARAMAGO com s pequeno!
O que é que nasceu primeiro: o mau político ou o mau povo?
O mau político expulsa o bom povo?
Político canta, o povo põe!

Estava o ex-político posto em sossego
de seus anos colhendo o doce fruto,
naquele engano de promessa, ledo e cego,
Que a realidade não deixa durar muito;
Nos saudosos campos de S.Bento,
de teus ardilosos olhos sempre enxutos,
Aos tansos prometendo e às ervinhas
o nome que no berço d'Oiro escrito tinhas.

B DE BRASIL B DE BRIC


"Todos conhecem a anedota de que o Brasil é o país do futuro e sempre o será. Ainda não vemos no Brasil o tipo de crescimento que vemos na Ásia. Eu acho que isto continua a ser uma esperança e não uma perspectiva certa", adiantou. O prémio Nobel da Economia de 2008, Paul Krugman, defendeu ontem que o Brasil teve um desempenho "formidável" perante a crise global, mas que o crescimento futuro do país é mais "esperança" do que certeza de crescimento. "Quando as pessoas falam dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China), talvez devessem falar dos IC, porque a Índia e China tiveram essa descolagem [de crescimento económico] mas o Brasil ainda não, e a Rússia é um animal totalmente diferente", apontou o economista norte-americano perante uma plateia de empresários na capital argentina, Buenos Aires. Para o economista, o Brasil não foi tão afectado pela crise mundial porque "não está tão exposto ao comércio mundial e também porque criou uma estrutura financeira muito mais sólida." "Foi afectado mas não muito, os bancos aguentaram-se muito bem e, de facto, o mundo quer levar dinheiro para o Brasil e isto gera problemas para a competitividade das suas exportações", defendeu. O Nobel norte-americano fez um paralelo com a década de 1930, que foi melhor para a América Latina do que para os Estados Unidos ou Alemanha, sem que tal se tenha traduzido em boas perspectivas para as décadas seguintes. O Brasil tem um "dinamismo empreendedor" e "indústrias de exportação bem-sucedidas", o que "leva muitos a pensar que tem excelentes perspectivas de crescimento, mas, por outro lado, muita gente diz isso do Brasil há décadas", referiu ainda.»

Ser-se prémio Nobel é sempre bom para a afirmação de cartilha de próximo futuro. Krugman tem razão quando fala que o desempenho do BRIC Brasil face à crise, tem algo a ver com menor exposição do Brasil face ao comércio mundial, ao contrário de países muito abertos e expostos ao comércio mundial, como Portugal, a quem cada espirro de comparsas externos atira quase invariavelmente para os cuidados intensivos.

Mesmo que obviamente este BRIC não tenha a pujança arrasadora dos IC, não terá na minha opinião tanta razão quando se fica pela rama da anedota do país de futuro sempre adiado. É que a nova robustez Brasileira passa pela chamada ao consumo de uma margem substancial de Brasileiros e de uma nova vaga de optimismo e de empreendedorismo jovem. Problemas futuros para as exportações Brasileiras? Talvez, mas nada que o seu crescente optimista mercado interno não possa absorver.

PERPLEXIDADE OU CADERNOS DE ENCARGOS ESCONDIDOS

«É interessante esta nova forma das pessoas se poderem agregar para projectos comuns, num quase teletrabalho dirigido, com regras praticamente inexistentes, em total liberdade de expressão e com metas claras no tempo e nos objectivos. Desta gente que se vai sentar à mesa conheço pessoalmente 5/6 pessoas e no entanto tenho ideia de conhecer de ginjeira quase todos.
Um mundo novo, tão novo que ainda não nos apercebemos de todas as suas valências, nem do real poder que detém.
Mais logo será o momento dos olhos nos olhos, o tempo da encarnação dos espíritos.
Depois conto.»
Vivemos num mundo em que há cada vez menos espaço para a assunção da neutralidade. A neutralidade é hoje quase sinónimo de franja e margem. À margem do emprego, da lealdade mesmo que efémera e pouco confiável.

Aos neutrais a tele-amizade não nos trava o verbo. Assim, com a empatia de quem não se vê olhos nos olhos, urge perguntar: o que são metas claras no tempo e nos objectivos?

DHRUV, A HÉLICE INDIANA

Para além do facto, lamentável, de ter caído um helicóptero oriundo desta fábrica com todo o cotejo de consequências humanas, o que demonstra esta imagem com aqueles senhores ao longe?

Demonstra tão só que a fabricação tecnológica passou-se inexoravelmente para a Índia, China e países de mão de obra barata, pelo que é bom de ver que a Europa, para quem vive do seu trabalho, precisa de repensar a sua vida.

Castells falaria de processos de acumulação de capital e de desenvolvimento desigual, com o inevitável cotejo da criação de reserva de exércitos de mão de obra na periferia do sistema mundial. Só que a periferia tende a deslocalizar-se rapidamente para as paragens originais onde se acotovelam nos centros de emprego a nova reserva de operários.

O que será do Ocidente e dos Ocidentais no futuro quando já nem a produção intelectual fruto da globalização do conhecimento se quedará por estas paragens? Não será também por isto que já só nos resta a unidade em grandes espaços regionais?

terça-feira, 27 de outubro de 2009

ENTRE DOIS MUNDOS



Autoridades Russas criticam a justiça Portuguesa. Juiz Português, titular de um órgão de soberania, criticado.
Com razão ou sem ela a justiça não é, de facto, o nosso forte.

Das autoridades Russas também não se espere algum avanço no sentido da devolução à família de acolhimento Portuguesa. Afinal a idiossincracia Russa ainda não lhe permite a abertura ao admirável mundo global sem fronteiras.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

HOMENS DA LUTA : E A POLÍCIA, PÁ, QUE NÃO ANDA NA RUA

Peço desculpa se sou um indefectível dos homens da luta. Mas fartos de cinzentismo e de gente ignorante e sem escrúpulos que se acha acima dos outros com o nosso dinheiro estamos todos nós.

Até porque «Os «Homens da Luta» só foram à tomada de posse para «saudar o novo Governo» ... Jel adiantou mesmo que este governo vai ser bom para os «Homens da Luta». Vai haver desemprego, censura, manifestações, e isso significa que nós também teremos trabalho».

E é aí que este governo tem de actuar: na luta contra o desemprego, na censura e em colocar a polícia ao serviço das populações e na rua já que quem anda por essa Europa fora estranha este ser o país onde a polícia confraterniza mais nas esquadras do que a ser visível aos olhos da criminosa arruaça.

INOCULADOS COM O VÍRUS G XVIII

Está feito! O XVIII governo constitucional entra agora em velocidade de aceleração, como um secção de cavalaria que arrasta ainda pela mão o alazão que comandará a carga e abrirá brechas entre os celerados.

Imagem nova em corpo velho, toda mesuras e promessa de muito diálogo, à espera do piparote da maioria absoluta, bastava isto para nos agoniar da hipocrisia nacional em que se tornou a farsa política de actores a quem desejamos felicidades e votos de não se constiparem.

Afinal todos temos a certeza que num golpe, o adjuvante da novel e desconfiante vacina da gripe A, a breve trecho preencherá com vigor o agente viral que nos inoculará a desesperança numa vida melhor.

PSIU ... TEIXEIRA DOS SANTOS!


À atenção do melhor ministro das finanças da zona Euro:

O novo ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, diz que o momento é de garantir o crescimento económico.
«Não faria nenhum sentido começar a falar de medidas de poupança numa fase em que queremos concentrar-nos em estimular o crescimento. Temos de prosseguir o caminho do crescimento, caso contrário não conseguiremos gerar margem de manobra para depois fazer as poupanças necessárias», afirmou ao «Financial Times».

«O programa do novo Governo, apresentado pela chanceler Angela Merkel, prevê uma forte redução da carga fiscal, sobre empresas e consumidores. A descida dos impostos representa 24 mil milhões de euros, que o Estado alemão deixará de encaixar em receita fiscal»



RESOLUÇÃO DE MATRIZ OU É IR FAZENDO AS CONTAS

Nesta matriz onde os inputs - principalmente os de primeira fila - diferenciam-se pouco de matriz anterior, cujos outputs de saída foram números inteiros a tender para o negativo, haverá lugar à teoria dos jogos e a equações de terceiro grau a várias incógnitas?

Alguém terá nas mãos presente a fórmula resolvente, ou como bem diria Guterres é «ir fazendo as contas!».

MUDAR DE ROUPAGEM


Há imagens que se colam aos corpos, como se todos os dias fossem dias de canícula daqueles que nos colam a roupa ao corpo.
Mas também há outros dias onde parece soprar uma brisa, que nos descola o que se nos agarrou ao corpo, atirando-se-nos brutalmente à venta.

E é nesses dias que valorizamos intensamente os nossos fiéis animais de estimação que não tínhamos tomado for granted.

TOMADA DE POSSE


XVIII Governo Constitucional toma hoje posse

... e a festa vai começar! O ponto de partida são 40% de pobres e 20% de desempregados reais. Qual será o ponto de chegada?