sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O MODELO DE TRABALHO DE PASSOS

«Custo do trabalho em Portugal afasta-se a ritmo acelerado (em queda) do registado na Zona Euro
Segundo o Eurostat o custo nominal do trabalho ajustado de dias úteis aumentou 0,8% em Portugal contra um aumento de 2,7% na zona euro. Apenas a Irlanda registou um valor inferior (-1,1%) – não há dados para a Grécia. Este indicador é uma das medidas de competitividade habitualmente usadas para realizar comparações internacionais. Em termos relativos, a hora de trabalho dos trabalhadores portugueses está a ficar mais baratas do que a da generalidade dos países da zona euro e, em particular do que países como Bulgaria (+9,8%), Roménia (+7,9%) e Eslováquia (+7,2%) – (países cujo nível de salários em termos absolutos, recorde-se, tem sido muito inferior ao português. Na Alemanha, o custo nominal do trabalho aumentou 2,9%.»
Passos tudo faz escondendo-se por detrás do acordo com a Troika para implementar o modelo apreciado de baixos salários. A nível de opções até o governo Chinês fala na imparcialidade para venda da EDP. 

O triste no meio disto é que Passos vende alegremente a EDP  como se se tratasse de um activo tóxico, algo que Brasileiros, Chineses e Alemães não consideram.

Passos está a alienar irresponsavelmente Portugal, julgando que encontrou a pólvora num modelo que acelerará a decadência de Portugal!

O DESCALABRO SOCIAL, POR PASSOS.SER PM É MAIS UMA QUESTÃO DE ESTILO DO QUE UMA PESSOA

Como diz um comentador de facebook, sobre Passos  

Mostrou maior concentração nas ideias. Bem! Acho que o ensaiador é o mesmo de Sócrates. Já não vejo grandes diferenças. Ser PM é mais um estilo do que uma pessoa!

A liberalização da lei das rendas cumulativamente aos aumentos de impostos e de custos de bens essenciais vai atirar Portugal para o descalabro social. 

A agenda escondida dos Portugueses de Passos era esta: a destruição pura e simples das classes sociais mais pobres sem o mínimo de sensibilidade social. Passos cada vez menos social democrata, cada vez mais ultra liberal radical.

A DIMINUIÇÃO DA ESPERANÇA DE VIDA ALEMÃ - AQUILO QUE PASSOS DESEJA

“Enquanto a esperança de vida dos alemães com rendimentos médios continua a aumentar, a das pessoas com rendimentos mais baixos passou de 77,5 anos em 2001 para 75,5 anos em 2010, segundo números oficiais, obtidos e publicados pelo grupo parlamentar da esquerda radical Die Linke depois de um pedido por escrito ao governo.  (…)”.

A ECONOMIA DE PASSOS COELHO: JÁ NÃO HÁ ESPAÇO EM PORTUGAL PARA MAIS IDIOTAS!

«Para o industrial Fortunato Frederico a situação não é muito diferente. No grupo Kyaia, o maior do sector do calçado, "os ajustamentos terão que ser feitos entre fornecedores, os produtores e o consumidor final". "Vamos ter que encontrar um ‘mix' para que ninguém seja muito prejudicado", diz. O presidente da Kyaia frisa que em causa está "o aumento da luz, mas há também da água, das portagens e dos transportes. São muitos aumentos de uma vez só"».

A S&P E O DECORO

«S&P ameaça cortar ratings da EDP e REN

A Standard & Poor´s colocou hoje em vigilância negativa os ratings da EDP e REN, ambas envolvidas num processo de privatização, o que quer dizer que as duas empresas podem perder classificação actual no prazo de 90 dias. Actualmente, a EDP tem um rating BBB, enquanto a REN tem um rating BBB-.
A decisão de colocar as avaliações das duas companhias em vigilância negativa surge depois de a S&P ter colocado o rating de Portugal também em vigilância negativa, juntamente com mais países do euro, no passado dia 5 de Dezembro.
Em ambos os casos, a agência diz que a decisão reflecte a sua opinião de que a deterioração das condições de financiamento em Portugal poderá ter implicações negativas nos ratings da EDP e REN.»
Enquanto não se fechar as empresas de rating e se prenderem os seus mandantes, a economia mundial não terá descanso.  A sua falta de decoro já é tão grande que nem se importam com a sobreposição dos tempos de manipulação.

PASSOS E O PAPAGAIO LUSO

Vindo do papa açordas, com a devida vénia,  o papagaio Luso:
 
Em Lisboa, um menino regressa da escola cansado por andar a pé uma grande distância. O governo subiu os preços e não há dinheiro para o passe...
Faminto, pergunta à mãe;
- Mãe, o que temos para comer?...
- Nada, filho!...

O menino olha para o papagaio que têm em casa e pergunta:
- Mamã, porque não comemos papagaio com arroz?...
- Não há arroz!....
- E papagaio ao forno?...
- Não há gás!...
- E papagaio no grelhador eléctrico?...
- Não há electricidade!...
- E papagaio frito?...
- Não há azeite!...

O papagaio felicíssímo gritou:
- P.Q.O.P. VIVA O PSD!!!...

EMPRESAS VÃO PAGAR MAIS 20 A 30% DE ELECTRICIDADE: PIOR QUE UM DELIRANTE SÓ UM PEDANTE COM UM SORRISO NA CARA

Não basta afirmar-mo-nos contra as rendas, é preciso actuar em conformidade. Qualquer um percebe que os interesses do estado Alemão e das empresas Alemãs conflitua com o nosso interesse individual.

Passos vai conseguir o resultado extraordinário de não só prejudicar os utilizadores domésticos de electricidade como pôr em causa a sustentabilidade das empresas que competem com as Alemãs. A diminuição de custos que leva à competitividade faz-se mais por estes custos que pelos custos de trabalho.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A IRRESPONSABILIDADE É A SUBMISSÃO

Concordo com o acordo do grito de alma de Manuel Alegre. Antes pobres com liberdade do que ricos com submissão!

Porque será que são sempre os acomodados os submissos?

VÍTOR GASPAR: TEÓRICO MACROECONÓMICO

«Sempre em níveis altos durante mais 15 anos. A taxa de desemprego em Portugal vai continuar acima dos 10% até 2025, segundo o relatório do Orçamento do Estado para 2012. Esta previsão não incorpora, contudo, os potenciais «efeitos positivos» das políticas governamentais, faz notar o ministro das Finanças, Vítor Gaspar.»
A demonstração cabal da ineficiência de um teórico que vê Portugal como um lugar de experimentação académica sem praticidade.

Portugal precisa de estadistas não de técnicos economicistas sem capacidade de descida à terra para a resolução dos verdadeiros problemas de quem lhe paga o pré.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

REFORMAS MÉDIAS NÃO INTERESSAM: AFECTAM OS SEUS INTERESSES - É PREFERÍVEL TIRAR APOIOS SOCIAIS

«“Sei que houve pessoas no passado, até do Partido Socialista, que defenderam, por exemplo, três salários mínimos. É um limite bastante baixo. Eu nunca defendi um limite como esse - seria muito reduzido”, defendeu o ministro, à margem de uma conferência sobre a reforma da Segurança Social.»

MATAR O TURISMO FONTE DE RECEITAS É INTELIGENTE?

«O Núcleo Empresarial da Região do Algarve (NERA) alerta que “as empresas da região atravessam um momento difícil” e denuncia que “a economia e as empresas do Algarve foram alvo de uma sobrecarga adicional”.
Os empresários queixam-se do aumento do IVA na restauração, de 13 para 23 por cento, e no golfe, de seis para 23 pontos percentuais.
Para piorar esta situação, a introdução das portagens na Via do Infante, no dia 8 de dezembro, que os empresários do Algarve e o NERA consideram que vai ter um impacto “extremamente negativo para a economia e as empresas da região”.»

O PARADOXO DA ECONOMIA PORTUGUESA: A POLÍTICA FISCAL!

«Portugal tem das piores políticas fiscais da Europa
Estudo diz que política fiscal do país é pouco competitiva face aos pares europeus».
 
Se a política fiscal é, e é, um dos grandes estrangulamentos da economia Portuguesa não se está a ver como o seu aumento generalizado - que está a matar a classe média e a descapitalizá-la - pode contribuir para a inversão da situação. 
 
O que Passos não parece compreender é que destruir ou desconstruir é fácil, mas reconstruir pode demorar mais de cem anos.

VENDER PORTUGAL A RETALHO

Ao dizer que não lhe repugna ver a Europa ser vendida a retalho aos Chineses, Passos revela a sua falta de visão estadista e a sua fé cega no mundo dos negócios (do dumping e falta de regras sociais) - da qual foi feito partner só com capital político.
Com a entrevista de ontem à "sociedade das nações",  onde revela uma frieza e uma teimosia assustadora face a tudo o que pensam grande parte dos economistas e de painel de colunistas como M.S.Tavares, José Teixeira, Nicolau Santos, Teresa de Sousa, a própria jornalista Ana Lourenço... face a uma economia e a um social que se degrada diariamente na rua, há que dizer claramente que Passos (já a demonstrar uma arrogância que confronta com a sua humildade pré-eleitoral) aponta o caminho da desgraça com múltiplos paradoxos: o paradoxo da competitividade com o estado a asfixiar e a empobrecer os putativos empreendedores com impostos cada vez mais altos; a sua fé no capital externo que não acredita em Portugal e que é o primeiro a deslocalizar; o seu fundamentalismo de mercado equilibrador; a sua insensibilidade social e o regresso à falta de dignidade do assistencialismo. Quer Passos fazer um país sem pessoas, assente numa cada vez maior implosão social e revolta? Olhe os sinais da rua! 

A ambição de políticos que passam por cima dos seus próprios países para se afirmarem no exterior, lembra que a falta de amor à camisola já passou há muito do futebol à política.

Para Passos o empobrecimento é inevitável. Talvez não fosse houvesse motivação nacional, medidas inteligentes e inovadoras!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

QUE NADA O VENTO LEVE


Apaixonei-me. Apaixonei-me por uma imagem, uma obra, um conceito, uma beleza, uma alma frágil que me toca, por uma esl... Apaixonei-me até pela sua imagem de criança, pela serenidade que me toca, que me invade, pela beleza dos seus cabelos dourados, pelo seu sorriso enigmático, pela sua obra que me acorda e abraça todas as manhãs. Apaixonei-me e não peço perdão por o ter feito. Peço apenas a Deus que a mantenha, bela, imaculada, no estendal da minha alma onde a possa colorir e afagar durante o dia. 
Afinal, que nada o vento leve e que tudo o que é verdadeiramente essencial permaneça até à eternidade imutável dentro de nós!

BEAUTY TIME

Do not be afraid to show your passion, because your passion is as beauty as mine. 

Do not be afraid, my love, of time goes bye, which matures the beauty, because internal and external beauty matures the same time.

ASSEMBLEIA REGIONAL DA MADEIRA

 
Escabroso é o mínimo que se pode dizer das verbas que se gastam com a assembleia Regional da Madeira com o seu número de deputados regionais quase idêntico ao de países com dezenas ou centenas de vezes a sua população. Isto para não falar nos laços familiares de tão brilhantes representantes.
 
Cortar o número de deputados para 1/3 e as verbas para 1/3 é preciso, sob pena de o sacrifício dos Portugueses ser em vão.

SUNFLOWER FACE

Paint or write without our inspiration fountain, is like walking in to a path full of circles, side by side with large and scarp mountains. So, friend, you are always in my mind, like a visible thought that makes me walk faster. All reality looks to me like a sunflower with your face in the middle.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FÁBRICA DE BATERIAS ELÉCTRICAS AO AR

«Nissan suspende investimento de 156 milhões em Aveiro
Foi um dos investimentos anunciados por Sócrates, mas marca já não vai produzir baterias eléctricas em Portugal».
Diminuir a mobilidade através de portagens por todo o lugar dá nisto. A sensação que dá aos Portugueses depois da política criminosa de Sócrates é que uma nova está no ar: a completa destruição do tecido económico e social por Passos.
Voltamos a repetir a pergunta: não há um político inteligente em Portugal que saiba gerir sem fantasias ou a receita dos impostos costumeira?

PASSOS OS DIAS A SOMAR!

«Erro no OE2012: Governo conta juros de 390 milhões a dobrar
Incorrecção não penaliza défice
Foi detectado mais um erro no Orçamento do Estado para 2012. É o segundo em menos de um mês. Depois de um desvio de 300 milhões de euros nas receitas das administrações públicas, foi agora descoberto que o executivo contou duas vezes a mesma despesa: 390 milhões de euros em juros, contabilizados a dobrar.
A descoberta foi feita pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), do Parlamento, e foi já comunicada aos deputados»
Inacreditável!
A incorrecção não penaliza o défice, penaliza a população Portuguesa que já não sabe o que fazer com este governo que os quer matar à fome e à lei da incompetência.

VIA DO INFANTE, A INDIGNAÇÃO: SELVAJARIA OU CIDADANIA?

«Scut: pórtico de cobrança atingido por disparos
Incidente aconteceu na A22 esta madrugada. Uma estrutura de apoio também foi incendiadaUm pórtico de cobrança de portagens na Via do Infante (A22), junto ao nó de Boliqueime, foi baleado esta segunda-feira de madrugada e uma estrutura de apoio com meios informáticos foi incendiada, disse à Lusa fonte da GNR de Faro.»
Alguém que não sinta como injusto e burro a introdução de portagens numa via parcialmente paga com fundos comunitários como a Via do Infante, pode antipatizar com esta notícia? 
Alguém já fez as contas aos prejuízos decorrentes para a actividade económica dos prejuízos decorrentes da introdução de portagem nesta Via (chamar AE é um eufemismo). Alguém já perspectivou os prejuízos decorrentes do aumento exponencial de acidentes, mortes, feridos, gastos acrescidos com combustíveis?
Claro que não, porque todos os governos de Portugal não são mais que um bando que se encontra e promove nas juventudes espalhando no poder o perfume da incompetência!

"EXTERMINAR" A ASAE, JÁ, PARA LIBERALIZAR O EMPREENDEDORISMO!

Olivier detido pela ASAE

 
«Olivier foi detido pela ASAE, avança o Correio da Manhã. Segundo o jornal, o chef foi preso por desobediência, sendo esta a terceira vez que foi detido no espaço de três semanas.
A ASAE afirma que Olivier foi alertado que o seu estabelecimento não possui licença para danças no restaurante após as refeições.»

Passos Coelho, quer fazer alguma coisa daquilo que prometeu para ser primeiro ministro de Portugal?

"Extermine" (extinga) a ASAE e todos as idiotas licenças (estrangulamentos) que são causadoras do totalitarismo decadente de Portugal. 

É estranho querer-se liberalizar os contratos de trabalho e não se liberalizar o empreendedorismo e a burrocracia dos entraves dos pequenos poderes!

PASSOS, O ALEMÃO

Ainda está por explicar porque temos de vender todos os anéis que temos nos dedos. Anéis que não compram mais anéis e que nos deixarão a pele e osso.
Passos, para muitos o Africano de Massamá, o viajante TAAG, prepara-se, com o conivente desinteresse da chanceler Merkel, que vê no Sul um povo com novecentos anos de história pronto para escravizar, para dar de bandeja uma das nossas jóias da coroa.

Para muitos o africano de Massamá, Passos posiciona-se agora como o Alemão de Massamá.  

MOODY'S NÃO ESTÁ DE MODAS COM AS INDECISÕES DE MERKOZY

«Moody's sobre cimeira europeia: não foram tomadas "medidas decisivas"»


REVOLUÇÃO NA JUSTIÇA?

Paula Teixeira da Cruz sempre foi um dos ministros de quem mais espero. Porque é uma mulher corajosa e de bom senso, parece que finalmente a justiça vai mexer. 

Chega de dilação nos tribunais, de manobras que fazem da justiça pouco justa e eficaz. Dar mais poderes aos juízes em matéria de processo penal alterando o processo,  tornando a justiça mais anglo - saxónica (mais despachada) irá com certeza fazer mexer os tribunais. 

domingo, 11 de dezembro de 2011

TRANSPARÊNCIA

Sempre fui muito pela comunhão, pela partilha. Não pela comunhão que mete hóstia e salvaguarda os pecados, mas pela comunhão daquilo que é intrinsecamente meu que é a minha alma e o meu espaço interior.

No mundo das chamadas vinhetas da vida social "da Presença" há um formalismo que parece, no entanto, um legado da nossa tradição do escondimento. Como diria Pessoa, escondemos tão intensamente que chegamos a sentir que é dor a dor que deveras se sente. Há de facto uma geometria da vida social que carrega (albarda) quem se deixa carregar. Já não é o poeta que é um fingidor, mas o actor social que se esconde e amalgama numa espécie de entretimento da razão, naquilo que Pessoa designou pelo girar nas calhas da roda, a entreter a razão que se chama coração. 

É verdade que na interacção social encontramos os micro conceitos: carreira, mundo social, personalidade, estigma, contexto de percepção, enredo, mudança de status, estratégia, papel, comportamento colectivo, perspectiva, desempenho, trabalho emocional e, e... mas há algo que por mais que o poeta seja um fingidor não devemos subestimar: a alegria que nos dá de sermos nós, inteiros, sem receio de nos assumirmos transparentes seres sociais emocionais.

Afinal, se não nos mostrarmos ao mundo como somos sem receios, inteiros, teremos sempre que entregar a alma a Deus ou ao Demónio quando descermos ao profundis da nossa condição de cadáveres adiados que procriam.   

Como o Romeiro de Garret que perguntava: Romeiro, Romeiro quem és tu? ...quem queremos ser nós, afinal?

RENTES DE CARVALHO, UM OUTRO PORTO DE ENCONTRO DA PORTUGALIDADE

Já tinha ouvido falar em Rentes de Carvalho, mais um Português emigrado que faz de cada Português um pequeno espaço de Portugalidade.

Rentes que aconselha cada jovem  a espraiar-se para outros horizontes face à mediocridade institucional, económica e social do Portugal do momento, já que como diz há só uma vida: LIVE IT WELL, apetece acrescentar!   

ANTONY BEEVOR

Antony Beevor é um dos melhores e mais profícuos autores de história contemporânea. Autor de Estalinegrado, A queda de Berlim, Paris Após a Libertação e A Guerra Civil de Espanha

Foi a leitura desta última obra que acabei de fazer onde se cruzam nacionalistas com republicanos, com a maior barbárie intestina e um palco experiência do confronto da democracia (com todos os seus defeitos e cambiantes) com os totalitarismos.   

E numa altura em que a Europa parece estar em  frangalhos como o "emérito" Bloquista Louçã chama ao estado da União actual, a Guerra Civil que abriu as portas à segunda guerra mundial, acontecida à 75 anos, lembra-nos como as famílias soberanas e Europeias rapidamente podem descambar para a violência e para a animalidade mais irracional. 

A melhor porta blindada da guerra é a justiça e a bonança económica e a injustiça e decadência económica que se assiste hoje na Europa, acabará por entreabrir a porta. Os sinais estão já cá. A intolerância de povos com povos, a ligeireza para julgar e condenar os povos por não fazerem igual, o fundamentalismo para a penalidade, a ilusão de que todos os povos se deixam escravizar e amedrontar.

No meio desta loucura  de entendimentos e exigências a que assistimos na Europa e nas próprias soberanias que começam com o seu fundamentalismo fiscal e financeiro a revoltar o mais insuspeito, só a posição da Inglaterra parece uma posição de bom senso ao não querer alinhar com o Directório que teima em não sustentar a resolução daquilo que se chamou a crise das dívidas soberanas, mas que é muito mais do que uma crise das dívidas e que já chega à própria raiz do estado democrático.

Passos, infelizmente, com o seu conservadorismo e radicalismo, as ameaças constantes em afrontar os insatisfeitos e em penhorar tudo o que mexe, está-se a tornar em Portugal o porta voz de uma Europa fundamentalista, autoritária e muito pouco social democrata.

Os tempos são pois plúmbeos e começam a invocar tempos de intolerância que encontramos na Guerra Civil de Espanha de Antony Beevor.