sábado, 4 de junho de 2011

ADIVINHA

Qual é coisa qual é ela que oficializou a mentira, a impunidade, destruiu o direito à indignação, acabou com valores fundamentais, tomou medidas sobre o joelho sem medir consequências, é inculto, demasiado convencido, colocou os outros em permanente Síndroma de Estocolmo, defendendo quem o destruiu e diz dos outros, caído em si e antes que digam de si, que são um caso psico - patológico?
Quem responder a essa pergunta terá mais 4 anos de azar!

OS PORTUGUESES E A INTERNET

«Portugal tem uma das taxas mais baixas de utilização de Internet na UE, tanto regular (47%) como frequente (38%) e 46% da população nunca sequer acedeu à grande rede. Os valores constam do primeiro balanço da execução dos objectivos da Agenda Digital, realizado pela Comissão Europeia, e também apontam aspectos positivos»
Quando nos apercebemos que mais de metade dos Portugueses nunca usaram a Internet, percebemos como é frágil o nosso tecido social e fácil de desinformar. 

Que sorte ò S que tu tens em metade do povo ser, no nosso actual mundo, virtualmente analfabeto. Cala-te boca, que hoje é dia de reflexão e podemos influenciar os meninos!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

OS PENSADORES EXCESSIVOS DA MACROECONOMIA

Tenho para mim que o excesso de macroeconomia toldou os espíritos bons e fez de uma geração de perdidos e achados, entre multiplicadores, intersectores da armadilha da liquidez, gente convicta que financiava deficits orçamentais, através da denominada senhoriagem e de bastas políticas de acomodação. A macro é, assim, uma espécie de palavra mágica que abre os corredores do poder, do poder dos Generais sem soldados, cigarras perdidas entre enigmáticas disputas sempre esperando que a realidade futura confirmasse o dilema do prisioneiro. Sem a formiga da microeconomia, a macro é uma mulher despida nos campos despidos de agricultura dos montes Alentejanos, onde segundo um verdadeiro capitão da indústria das beterrabas e dos centeios, há um espaço para 50.000 postos de soldados, soldados que não se queixariam do edifício do Euro sem emissão de dívida pública. E o estúpido Euro fantasista, não mais seria ofendido pelos esforçados capitães da indústria da distribuição, nem pelo estado dos reguladores regulados e sequestrados, nem pelos donos das PPP que atravessam, em viaturas fumadas de grande cilindrada, autoestradas orgulhosas mas vazias entre abandonados e tristes campos desta soberania mitigada pelos poucos donos de tudo, como dado em palavra e promessa pelo futuro PPC - bem intencionado futuro esquecido capitão dos Tugas, que soçobrará entre os Generais fardados com a bengala da Macroeconomia e os outros senhores da futura oposição, que o torturarão todos os dias com o seu contrário. Portugal é, assim, um lugar de muitos Generais que se desprendem do rigor dos custos, do esforço, do pormenor e da maçada dos soldados, principalmente quando se tornam feitores dos peões levados pelo elevador social da glória, pelo que como bem diz o Conde da Bica, entre a Primeira Bica que se bebe e a segunda que já se agenda, no meio de enredos de impropérios e tácticas de futebol, já os senhores do Norte Europeu não esperavam pelo Segundo Óptimo de Pareto e já tinham atirado ao solo dois campos de futebol de caroços de cerejas e três de tremoços e as autoestradas seriam trilhadas por fogosos cavalos de ferro, apenas para correr a bom correr aos mercados, para colocar produto nos nóveis portos recheados de roll on's - roll off's, empilhados de contentores, para aproveitar o Primeiro Óptimo de Pareto do Comércio Livre Mundial.        

SINDICATO DO PESSOAL DE CABINE: IGNORANTES E MAUS PORTUGUESES

«Greve: Ryanair envia rosas aos «dinossauros» da TAP»

Não são só dinossauros, são também criminosos, egoístas, preguiçosos, ignorantes e maus Portugueses.

Criminosos porque estão a destruir a TAP; egoístas porque só anseiam pelas reformas (o que lhes sairá o tiro pela culatra); preguiçosos, porque querem emprego e não trabalho; ignorantes, porque parece viverem em Marte e não se aperceberem do que se passa no Mundo; maus Portugueses, porque prejudicam concidadãos que ainda optam pela TAP como companhia de bandeira.

PORTUGAL UM PAÍS EM VIAGEM: O PRÉMIO PRITZKER E SÓCRATES

«O arquiteto Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker 2011, afirmou hoje que «a solução para a arquitetura portuguesa é emigrar», face à crise social e económica no país, e que as oportunidades estão agora nos países emergentes, refere a agência Lusa.»
Quando um Português da dimensão de Souto Moura diz isto, Sócrates, o optimista irresponsável só tem é de perceber que o seu modelo de governação foi um flop e que está na altura de ir actualizar os seus conhecimentos, incluindo no pacote um acção de coaching de como se tornar melhor na compreensão do seu semelhante.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

OS MARAJÁS EUROPEUS

«No Reino Unido, a reportagem do jornal britânico arrancou já várias reacções, a começar pelo ministro para a Europa, para quem «a CE tem muito por onde poupar antes de vir pedir mais dinheiro». Já Bill Cash, Presidente do Comité Europeu de Escrutínio na Câmara dos Comuns, diz-se «enojado. A Comissão actua como uma monarquia medieval e este é dinheiro dos contribuintes que está claramente a ser esbanjado de uma forma ultrajante». Os responsáveis britânicos querem que o assunto seja formalmente investigado.»
Ao contrário dos marajás Portugueses que "aproveitam" as coisas boas da vida à custa dos seus próprios povos, há povos do Norte a quem a democracia já está há muito entranhada e a palavra de ordem é viver frugalmente para dar o exemplo ao povo.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

FACTOS POR HENRIQUE RAPOSO

«Não são opiniões ou divergências ideológicas. Não são fixações doentias. Não são estados de espírito. Não. São factos. Factos objectivos que revelam o desastre governativo do consulado Sócrates. 
- Estamos a viver a maior vaga de emigração desde os anos 60. Pelas contas de Álvaro Santos Pereira, estão a sair de Portugal cerca de 100 mil portugueses por ano (2007: 108.388; 2008: 101.595 - como é que o nosso primeiro justifica estes números que são relativos a anos anteriores à salvífica crise internacional?). Toda a gente em Portugal já foi tocada pelo drama da emigração. Toda a gente tem um primo ou amigo que foi forçado a emigrar. Quando é que começamos a falar a sério disto?
- A dívida pública portuguesa estava nos 60% em 1995. Em 2005, continuava na casa dos 60%. Com Sócrates, a dívida disparou de forma incrível (quase 100% em 2010), sobretudo a partir de 2008 e 2009. Então o nosso primeiro-ministro começou a pedir dinheiro emprestado no preciso momento em que estalou a tal crise internacional do crédito? Pois, era preciso vencer umas eleições através da falácia-mor de 2009: "ah, falar de endividamento é bota-abaixismo".
- Em 2005, a carga fiscal estava nos 34% do PIB. Com Sócrates, a pressão dos impostos aumentou para 37%. Obrigado, senhor engenheiro. Aumentar impostos é a forma mais fácil e perversa de gerir um país.
- Entre 2014 e 2026, nós, portugueses, iremos pagar todos os anos mais de 1.500 milhões de euros em PPP. 1500 milhões é o mínimo, porque a conta pode chegar aos 2500 milhões (entre 2014 e 2018). Até 2038, iremos pagar - no mínimo - 1000 milhões por ano. A conta das PPP só baixará dos 500 milhões por ano em 2040. Ou seja, os meus netos ainda vão ter de pagar a conta deixada por Sócrates. Como já afirmei, a questão não é a reestruturação da dívida (até porque isso nem depende só de nós; estamos numa moeda partilhada). A grande questão passa por reestruturar esta conta com os construtores e concessionárias.»

SINDICATO DOS TRIPULANTES DE CABINE DA TAP: IGNORANTES OU SUICIDAS?

Ignorantes ou suicidas? 
Decididamente os tripulantes de cabine tem apenas um objectivo. 
O de rumarem a outras companhias (se lhes derem emprego) após a implosão da TAP!

A CRIAÇÃO DA SOCIEDADE IMPRODUTIVA EUROPEIA

«Rádios e televisões proibidas de citar as suas páginas de Facebook e Twitter »

Um dos mais graves problemas da sociedade Europeia é esta construção paulatina de uma sociedade improdutiva e pouco amiga da produção. 

Ao fazer essa substituição colocando a sociedade em baias cada vez mais restritivas e penalizadoras, a Europa caminha no sentido do suicídio económico - de tiro no pé em tiro no pé.

Será que ninguém percebe que está na altura do regresso à alegria no e para o trabalho simples e descomplicado?

FAZER O ÓBVIO NA AGRICULTURA PORTUGUESA

«O que os jovens agricultores precisam não é de subsidios, o que eles precisam e de uma elevada baixa nos combustíveis, nos agroquímicos e nos adubos, isso sim seria uma forma correcta e rápida de fazer com que muita gente que abandonou as suas terras as voltasse a cultivar. Se na politica houvesse gente com competência e que percebesse do assunto veriam que os subsidios não resolvem o problema, os agricultores Portugueses para conseguirem competir com os seus congeneres doutros países teriam de ter os custos de produção ao nivel deles, mas aqui tudo é mais caro, combustiveis, adubo, agroquimicos, impostos etc. O ESTADO TEM QUE SE MENTALIZAR QUE SE QUISER QUE A SUA AGRICULTURA E INDUSTRIA SEJA COMPETITIVA, TEM DE EMAGRECESSE EM MUITOS MILHARES DE MILHÕES AS DESPESAS QUE ELE MESMO ASSUME, E NÃO ME ESTOU A REFERIR AQUELES QUE GANHAM ATÉ 1500€, ESTOU A REFERIR-ME AOS QUE GANHAM FORTUNAS, AOS DINHEIROS QUE SÃO INJECTADOS EM EMPRESAS E INSTITUIÇÕES QUE SÃO BURACOS SEM FUNDO»
A forma de voltar à sustentabilidade de Portugal é simples: cortar rente nas gorduras dos empregos para não sustentar ineficiências, não criar mais artificialidades de clientelas e apostar no combate feroz aos custos de contexto induzidos pelo próprio estado. Matando os custos que o estado impõe às actividades produtivas o futuro poderia ser risonho!

Agora, quem consegue combater quem não quer que isso aconteça, corporações que se enraizaram no terreno e que destroem tudo à sua volta. Esta a questão!

O CUMPRIMENTO DO PRECEITO FMI - UE: A ESPERANÇA NO FIO DA NAVALHA!

Pelo andar da carruagem das notícias sobre Portugal e sobre a Grécia se percebe que a confiança dos Portugueses está como o valor acção do BCP: em baixa absoluta e queda! Perpassa na sociedade Portuguesa uma castrante percepção de que nada do que fizermos terá consequências agradáveis ou resolutivas.

Há anos, demasiados, que nos dizem que amanhã é que é, que amanhã é que o túnel que nos violenta dará uma luz que nos não sombre. Medidas sem chama e sem esperança não entusiasmarão os Portugueses nem lhes darão ânimo para a mudança necessária. 

E tudo porque constantemente na nossa história uns energúmenos que se renovam a cada muda, sequestram o Estado e fazem dele  gato sapato chamando os portugueses recorrentemente a pagar a grande farra da sua corrupção e cumplicidade. 

Não será que Portugal só acreditará, quando uma verdadeira operação mãos limpas atirar com políticos, magistrados e empresários para os calabouços de uma polícia dos maus costumes?  

OUVE PASSOS PORQUE PORTUGAL NÃO ACREDITA OU A GRANDE FRAUDE EUROPEIA

«Portugal tem um «relacionamento de mão estendida» com a União Europeia, quando o que precisa é de «investimentos reprodutivos». O modelo actual «não tem futuro» e se as coisas não mudarem «daqui a um ano» somos a Grécia.
O alerta é do economista Jorge Landeiro, que exemplifica: «Nós importamos centeio da Alemanha. Inacreditável! Fechamos as fábricas de açúcar de beterraba de sacarina e somos subsidiados pela UE para fechar essas fábricas»
Subscreve-se, contra quem põe a cabeça na areia ou tem apenas a cabeça entre as orelhas.
Fica a esperança na inteligência de Passos. 

Será que a esperança nos vai alimentar?

terça-feira, 31 de maio de 2011

A RECESSÃO DINAMARQUESA E A MÁQUINA NORMALIZADORA ALEMÃ

“(…) Denmark’s economy unexpectedly contracted for a second quarter, joining bail-out-reliant Portugal as the only other European nation in a recession, after consumers in the Nordic nation reduced spending.
Gross domestic product shrank 0.5 percent in the first quarter, as the government also cut spending amid a widening budget deficit. GDP contracted a revised 0.2 percent at the end of 2010, Copenhagen-based Statistics Denmark said today. Economists surveyed by Bloomberg had expected growth of 0.5 percent in the first quarter.
“The figures are highly surprising,” Steen Bocian, an economist at Danske Bank A/S, the largest Danish bank, said in an e-mail. “The reason for the lower consumption is a combination of higher taxes and higher inflation, driven by raw material prices.”
The smallest Scandinavian economy is struggling after emerging from a recession in 2009 amid declining employment, a slump in real estate and widening deficits. Public and private consumption fell 0.8 percent in the first quarter from the previous three-month period and fixed investments dropped 8.3 percent, the agency said. Employment slid 0.1 percent, after declining 0.3 percent in the fourth quarter. (…)”
A recessão Dinamarquesa devia fazer perceber ao Norte que não é do seu interesse agredir por via da contracção os povos do Sul. 

O caminho tem de ser feito através do consumo do grande mercado interno, sob pena de um após outro assistirmos a fenómenos de recessão generalizada. Como os pepinos contaminados cuja responsabilidade já era assacada pelos Alemães aos Espanhóis urge gritar: acorda Alemanha para as consequências da falta de solidariedade! O que afecta um afecta os outros e o teu modelo não é melhor que os outros! 

O NAKED CAPITALISM E O T DE TROSKY E TROIKA

Por todos os lados os sinais de falta de esperança fazem pensar que a intervenção da Troika, parece mais a morte anunciada pela Estalinização dos Trosky's Portugueses. 

Helena Garrido remete-nos para o naked capitalism de uma forma perturbadora mas realista. Será que estamos a ver ao retardador e com avanço o nosso eu futuro?

É que ainda nem chegaram as medidas duras dos gladiadores que vêm tomar a pequena Lisboa, o assalto aos nossos bolsos e empresas e já definhamos olhando - nos todos ao espelho do Partenon,  na maior das frustrações, inanimados e sem réstea de forças.

ONDE PÁRA A POLÍCIA?

«Actualmente prestam serviço 2.090 elementos (1.224 da GNR e 866 da PSP) no distrito de Faro. Em Albufeira estão ao serviço 172 militares da GNR.»
Quando se vê o alarme social real e se confronta com os dados, podemos concluir uma de duas coisas: ou mentira tem perna curta e este não é o número real de cidadãos policiais; ou os polícias são excelentes exemplos do deixa andar da administração Portuguesa. 

É que raramente hoje se vê um polícia NA RUA, excepto naquelas bombásticas acções para comunicação social ver denominadas de operações STOP. 

DIGNIDADE A VERDE, NO MAPA COR DA ROSA

«A respeitabilidade de um povo não se mede pela emoção com que canta o hino ou o fervor que entrega à evocação da sua história. Vê-se na forma como se trata e se deixa tratar. E um povo que não se choca com a sugestão estrangeira da escolha administrativa de um comissário que prepare a governação, como se o seu voto nem existisse, provavelmente merece os passos e os sócrates que lhe têm saído na rifa. Neste País falta mais do que dinheiro. Começa a faltar alguma dignidade.»
Tem que se concordar com Daniel Oliveira. 
Com excepção do tempo do verbo começa.
É que dignidade é algo, para uma grande maioria dos Portugueses, de somenos importância e cuja falta já se detecta há largo tempo.

GRÉCIA ESPELHO DE PORTUGAL?

“Esta crise marca o fim de uma época, em que a Grécia era considerada um dos 25 países mais ricos do mundo. Mas o país perdeu a ‘europeização’ que outros fizeram e nunca chegou a fazer uma limpeza política como a Itália fez no final da era Craxi”, diz ao Expresso o economista Jens Bastian, de Atenas.

Mas as condições atuais de mudança não são as melhores: “A classe empresarial é um anão político e o estado permanece altamente clientelar. Mas o modelo colapsou”. “O enquadramento atual para uma solução é altamente irrealista. É necessário um quadro temporal mais realista para uma mudança sistémica”, acrescenta.

No entender de Bastian, a “limpeza do passado” é pouco provável que se faça, a adopção de medidas socialmente aceitáveis é problemática, e há falta de novas lideranças – apenas os novos presidentes de câmara de Atenas e Tessalónica são uma lufada de ar fresco. “Uma visão para o futuro, numa escala de 0 a 10, está entre 0 e 5″

É O SOCIALISMO UM LOGRO?

O princípio socialista não é um logro. O problema é o que se faz dele. E definitivamente o problema de Portugal é encontrar uma equação onde se joguem justiça social com desenvolvimento. 

Será possível? Penso que sim e penso que à medida que mais cabeças se vão abrindo ao conhecimento mais a percepção que o modelo actual é desajustado e de ancien regime. 

Ontem um cidadão jovem informado dizia a Louçã: a vossa mensagem é ajustada e a vossa defesa dos mais carenciados e incapazes de defrontarem um sociedade desigual é de louvar, mas verdadeiramente quando perseguem a iniciativa, o mérito, o mais gasto do Estado perseguem a bondade dos vossos argumentos?

Quando será que teremos um partido político que se ajuste aos tempos presentes, criando um Estado tendencialmente social não assente na corrupção nem no assalto aos dinheiros públicos e que devolva aos agentes económicos o seu percurso e potencial de vida?

GRÉCIA: DA SOBERANIA AO PROTECTORADO

«Grécia perde controlo da cobrança de impostos e das privatizações»

Isto obviamente já tem pouco a ver com UE, passando a assemelhar-se a um protectorado. 

O que a zona Euro fez a princípios como o princípio da subsidiariedade!

 

O FISCO COMO INIMIGO DE PORTUGAL: AUSTISMO FISCAL

«No final do dia de segunda-feira estavam por entregar 370 mil declarações de IRS e 130 mil de IRC, segundo aquele responsável: «Até agora foram entregues 270.574 declarações de IRC, quando no ano passado foram 430.770. E de IRS foram entregues 1.078.707, quando no ano passado foram entregues 1.442.380»
Alguém duvida que o fisco tem sido um dos elementos da administração que mais mal tem efectuado a Portugal nos últimos anos? 
Com a perda de garantias dos contribuintes, dos cidadãos!, o fisco tornou-se um Estado dentro do Estado sempre pronto a tomar decisões incompreensíveis. 
Com a ligação entre prémios dos funcionários e a saga penalizadora por tudo e nada com penalidades de luxo, o fisco tornou-se mais um elemento desequilibrador deste Portugal: decididamente construímos um Estado policial e de mistura de interesses público privados onde já não vale a pena viver! 

SOCIALISMO ULTRA LIBERAL

«DE: «Segurança Social já cortou abono a mais de 600 mil famílias»

Face aos cortes que este governo tem operado no Estado tendencialmente social, devem os Portugueses perguntar para onde vai o seu dinheiro.

Será que muito rumou do Estado para os paraísos fiscais?

segunda-feira, 30 de maio de 2011

SÓCRATES, DIAGNÓSTICO: DOENTE!

«Sócrates pede aos eleitores que confrontem a sua personalidade com a de Passos»

Numa altura em que os Portugueses estão a correr o risco de ficar sem casa, seja arrendada, seja comprada, depois de ficarem sem emprego, ficarem sem possibilidade de se transportarem em automóvel pelo roubo fiscal no sector automóvel, de terem de pagar tudo até uma consulta e análises que dão pelo eufemístico nome de taxas moderadoras nos hospitais, de terem ficado sem as suas poupanças pelo assalto a bancos como o BCP, de verem o país a ser governado do exterior... este senhor só pode estar louco e dar-se feliz por não viver num local onde o povo não é tão sereno e conformado. 

GLOBOS TRISTES E DEPRIMIDOS

A atribuição dos globos de ouro, ontem na SIC, mostrou um país triste, em baixo, cansado e deprimido. 

Não fora o sucesso de cada vez mais Portugueses lá fora, Portugal estaria em quase extinção. Os últimos anos, por mais que Sócrates se ufane, até a pouca autoestima que os Portugueses ainda tinham destruiu. Como destruiu o cerne de um país, a sua classe média.

Nunca um arrogante vaidoso mentiroso destruiu tanto em tão pouco tempo. 

E pensar que ainda há quem pense em votar nesse senhor!

REINO UNIDO ALERTA TURISTAS PARA ATAQUES VIOLENTOS EM PORTUGAL: BOA SÓCRATES, DÁ CABO DO RESTO!

«Reino Unido alerta turistas para ataques violentos em Portugal»

Este governo parece que fez voto de aniquilar Portugal em todas as suas dimensões. Agora dá um golpe no turismo ao não ser capaz de gerir a polícia de modo eficaz.

domingo, 29 de maio de 2011

MIGUEL PORTAS UM EXCELENTE EURODEPUTADO!

AINDA MAIS AUMENTO DO ESTACIONAMENTO? REVOLTA NO AR?

«.. passar a ir a Badajoz, Granada, Madrid, Barcelona, Salamanca... Cáceres... abaixo Portugal! Portugal só me quer para eu suar e pagar impostos, depois manda-me um ponta-pé. Não quero esta m€rda de Portugal! Fechemos este Portugal de escória protegido, democratizado e legislado por estes políticos-legisladores-advogados gatunos e ladrões. Viva a Espanha! Não quero este Portugal! Nunca existiu plano de saúde, plano de medicina dentária, educação decente e profissional, justiça, protecção justa social, comboios, finanças justas socialmente, leis de emprego justas, é este Portugal q os portugueses dizem ter e serem orgulhosos? Se sim os portugueses de facto não prestam mesmo como dizem os europeus desde sempre: que somos a porcaria da Europa»
A falta de respeito pela cidadania é total. António Costa, o PS  e seus muchachos só servem para infernizar as vidas das pessoas enquanto exploram e locupletam empresas municipais completamente parasitárias. A mediocridade desta gente vai mais tarde ou mais cedo levar à revolta, bem como ao esvaziamenteo da cidade. 

REGIME SEQUESTRADO

«o líder comunista atacara de forma tão contundente a «corrupção», o «compadrio» e o «amiguismo». Sublinhou que do programa da troika internacional, sobre esta matéria, não consta «nada». Censurou a «impunidade» dos crimes de colarinho branco e os que querem que a «impunidade grasse». E, se por vezes insiste em «não pessoalizar», esta noite colou a estas críticas um nome: Almerindo Marques.

«Veja-se o caso desta semana, de Almerindo Marques, ex-presidente da RTP, que passou para a Estradas de Portugal, renegociou concessões e parcerias publico-privadas e é agora o novo homem forte do Grupo Espírito Santo na área da construção civil e das obras públicas», disse Jerónimo de Sousa, perante muitos apoiantes, no jardim da Avenida Luísa Todi.»

AS INUTILIDADES DO SISTEMA SEGUNDO AJJ

«O presidente do PSD-M, Alberto João Jardim, disse este sábado que se o Estado quer reduzir despesas deve começar por extinguir «inutilidades» como o Tribunal Constitucional, a Comissão Nacional de Eleições e a Entidade para a Comunicação Social.»
Um Estado gordo e despesista interessa apenas aos comensais do costume. Uma alteração do sistema é necessária para serem os cidadãos a fazerem política e não meia dúzia de iluminados, assessores e assessores dos assessores que verdadeiramente destruíram Portugal.
Será que Passos conseguirá se eximir a este tipo de cretinos que funcionam como uma cortina entre o que o país realmente pensa e precisa e a elite de fuínhas predadores de assessores, comunicadores e outros parasitários doutores?