domingo, 27 de fevereiro de 2011

VARYAG E O CAPITALISMO

«They are no doubt financing their new carrier with the profits from selling us the products that we used to manufacture in this country until corporate greed moved all our manufacturing jobs overseas. Oh, by the way, the execs all got bonuses for that. Can you say treason?»
Esta notícia sobre a reconstrução pela China do ex porta aviões soviético Varyag é interessantíssima porque revela através de um comentador anónimo Americano aquilo que muitos pensam mas poucos falam.

É que as corporações continuam, mau grado muitos pensarem que já não faz sentido a análise profunda de um certo capitalismo, a serem por interesse próprio e pouco das comunidades, os coveiros dos interesses da maioria. 

Tal aconteceu com as grandes corporações que pagarão, parafraseando Jerónimo de Sousa, com língua de palmo, o terem deslocalizados todas as suas produções para a China à procura de maiores margens de lucro, escolhendo um país a quem falta o maior dos bens, a democracia. 

Quando a China começar a projectar já não apenas o seu poderior económico, mas o seu poderio militar, será por certo muito tarde para as democracias acordarem, democracias que têm os seus pontas de lança que marcam na própria baliza, as greed corporations! 

A Europa que o diga com as corporações Alemãs que fizeram o favor de destruir o projecto social Europeu e que tudo fazem para destruir o processo de União Europeia!   

Sem comentários:

Enviar um comentário