segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PREOCUPAÇÕES ALEMÃS

" As especulações nos mercados financeiros não têm uma explicação racional, fala de efeitos de contágio, Portugal está sob pressão dos mercados e tomou medidas de austeridade, mas isso é uma questão do Governo português e os outros não têm nada de especular sobre isso", disse Schaeuble.
O Tagesspiegel, de Berlim, afirma em comentário que a União Europeia "tem de aprender" com a crise das dívidas soberanas, acrescentando que "a lição lógica" a retirar é a necessidade de emitir títulos da dívida europeus.
A Alemanha tem recusado esta solução, por recear que o seu crédito no mercado de capitais seja afectado pela desconfiança do mesmo mercado em relação a outros países da zona euro.
Para o matutino liberal, no entanto, a emissão de títulos europeus "seria um importante passo rumo a uma zona monetária comum e à unidade política" na União Europeia.
O tageszeitung, da esquerda liberal, em comentário intitulado "Dívidas? Que se lixe!", fala do desespero de gregos e irlandeses, e da possibilidade de os eleitores destes países tentarem uma "experiência radical, e dizerem: deixem os bancos e o Estado ir à falência".

Sem comentários:

Enviar um comentário