quinta-feira, 28 de abril de 2011

VITORINO MAGALHÃES GODINHO, UM HOMEM DE ELITE

«Vitorino Magalhães Godinho foi professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Ministro da Educação e Diretor da Biblioteca Nacional. Figura maior da historiografia internacional, pertenceu à grande escola de estudos históricos que se desenvolveu em torno da revista Annales (Économies – Sociétés – Civilisations). Colaborou comLucien Febvre, Fernand Braudel e Ernest Labrousse na École Pratique des Hautes Études em Paris»
Ao contrário de muitos que se julgam elite, Vitorino M. Godinho que me acompanhou ao longo da minha caminhada como estudante Universitário, representa a verdadeira e quantas vezes esquecida elite Portuguesa. À obra de Vitorino ligo desde logo um episódio comigo acontecido em História Económica e Social. 

Sendo eu um amante da historiografia dos Descobrimentos, e da análise da historiografia crítica do Ancient Regime, tão do agrado de Vitorino,  não mais me esqueço de à  falta de menção bibliográfica de citação do autor, em trabalho feito com paixão e amor, ter sido brindado com a mais injusta e fraca nota da minha história académica: um 10!

Ficou-me para sempre a emenda, eu que não sou grande entusiasta de emoldurar trabalhos ou recensões com grandes citações, de sempre elaborar a bibliografia paralelamente à feitura de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário