Ao contrário de muitos que se julgam elite, Vitorino M. Godinho que me acompanhou ao longo da minha caminhada como estudante Universitário, representa a verdadeira e quantas vezes esquecida elite Portuguesa. À obra de Vitorino ligo desde logo um episódio comigo acontecido em História Económica e Social.«Vitorino Magalhães Godinho foi professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Ministro da Educação e Diretor da Biblioteca Nacional. Figura maior da historiografia internacional, pertenceu à grande escola de estudos históricos que se desenvolveu em torno da revista Annales (Économies – Sociétés – Civilisations). Colaborou comLucien Febvre, Fernand Braudel e Ernest Labrousse na École Pratique des Hautes Études em Paris»
Sendo eu um amante da historiografia dos Descobrimentos, e da análise da historiografia crítica do Ancient Regime, tão do agrado de Vitorino, não mais me esqueço de à falta de menção bibliográfica de citação do autor, em trabalho feito com paixão e amor, ter sido brindado com a mais injusta e fraca nota da minha história académica: um 10!
Ficou-me para sempre a emenda, eu que não sou grande entusiasta de emoldurar trabalhos ou recensões com grandes citações, de sempre elaborar a bibliografia paralelamente à feitura de trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário