sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CLASSE POLÍTICA = GESTORES DANOSOS?

E aí está o conceito de regressão, de afundamento de um país.
Haveria alternativa ao descalabro das contas públicas?

Talvez não, mas o povo tem de exigir que os responsáveis do anterior governo e dos governos de autarquias, empresas públicas e quejandas, que levaram a este estado de coisas sejam julgados por gestão danosa.

O corte dos subsídios era algo expectável mas o que mais arrepia é a falta de estudos de sensibilidade e de cenários para estas medidas que vão agravar inevitavelmente a situação. Não há recuperação sem crescimento económico e algumas destas medidas (não todas, obviamente) vão no sentido do afundamento do país?

Trabalhar mais era preciso (ou pelo menos melhor) mas tenho dúvidas se num ambiente de desemprego crescente esta medida não tem um efeito agravador e multiplicador substancial.

As medidas deste governo são interessantes, vistas noutra óptica. A subida exponencial dos impostos agora com o aumento de muitas produtos para novas taxas do IVA. Tudo ao contrário da competitividade, tudo ao contrário do anunciado pelo putativo candidato a actual primeiro. Os sacrifícios para as classes de funcionários mais elevadas são necessárias. A fuga ao fisco resultante desta medidas será outro dado agravante. Quando os cidadãos sentem as medidas serem desproporcionadas e injustas, para além do factor sobrevivência, o efeito no crescimento de receitas será negativo e pelo menos anulador.

Alguém analisou a baixa do IVA por exemplo para 20% normal e 10% para todas as restantes? A importância do sinal seria tremenda e positiva! A introdução do IVA na saúde também seria um sinal importante, porque permitiria impor decência num sector privilegiado da sociedade portuguesa. 

E o subsídio de deslocação para o actual Ministro da Administração Interna que tem casa em Lisboa.  Também vai ser cortado? E o fim dos veículos de passageiros no estado? Também vai ser cortado? E as empresas a nacionalizar por tuta e meia, vistas como entrega a interesses pouco claros e que terão como consequência a rápida passagem das sedes sociais para outros mercados? Também vai acontecer?
Portugal pode empobrecer definitivamente com estas medidas. E é isso que me parece que vai acontecer por um governo que ajudei a eleger mas que está a tomar algumas medidas de sentido negativo ao que pretende (aplaudo o corte dos subsídios, mas aplaudiria mais a diminuição do IVA normal e o corte de despesas sumptuárias como os veículos do estado, etc...).

Passos Coelho, há limites para o sacrifício dos Portugueses e quando muitos Portugueses da classe média começam a não ter dinheiro para pôr comida à mesa dos seus filhos, a situação começa a ser perigosa para a coesão nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário