sábado, 12 de junho de 2010

JUSTIÇA EM LUME BRANDO: A SAGA CARLOS CRUZ!

Não sei se Carlos Cruz é inocente ou culpado. Se estiver culpado a sua culpa é a culpa da doença de quem se julgava acima de qualquer pecado. Culpa que a nossa sociedade carrega ao fazer de alguns de entre nós, homens acima de qualquer suspeita, homens a quem uma sociedade hipocritamente servil e temerosa do poder, se verga.  
A pedofilia é obviamente um crime grave que não desmerece, no entanto, de muitos outros que se perpetram todos os dias. Como qualquer crime  a sua condenação e absolvição tem de ser rápida, sob pena do próprio processo ser ele próprio uma antecipada condenação. Se é culpado, que se condene, se está inocente que se liberte.
Sei apenas que o processo Casa Pia num mundo civilizado, não poderia ter nunca lugar nos termos em que teve.
Uma justiça armadilhada como esta, é que não é justiça, mas um enredo de um verdadeiro filme de terror e a certeza de que o nosso sistema de justiça é pela sua lentidão e pelos seus contornos  um sistema de puro vómito. 
Não interessa nem às vítimas, nem aos réus, nem ao próprio sistema de justiça e muito menos ao país. Um sistema, assim, bem melhor seria se fosse substituído pela lei de Talião. Era mais higiénico, menos hipócrita e desumano.
Nem no tempo da inquisição, por mais hereges que fossem e por mais repugnantes que os crimes sejam, se queimavam assim  os homens em lume tão sadicamente brando...sob pena de nos tornarmos todos grandes inquisitores, bem piores que o mais malvado Satanás!

Sem comentários:

Enviar um comentário