quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TERRA CHAMA SÓCRATES, TERRA CHAMA SÓCRATES!



«Portugal cai cinco posições entre melhores países para fazer negócios
Carga fiscal elevada, burocracia e performance do mercado penalizam classificação nacional
Portugal aparece na 24ª posição da lista dos melhores países para fazer negócios. Uma queda de cinco posições no ranking elaborado pela prestigiada revista «Forbes», que analisa 128 países.
A lista é liderada pela Dinamarca, e o pódio fica completo com Hong Kong e Nova Zelândia.
O estudo levou em conta 11 indicadores como carga fiscal, performance do mercado, liberdade individual, corrupção, tecnologia, inovação, protecção aos investidores, direitos de propriedade, liberdade comercial e monetária, etc.
Portugal lidera liberdade individual
Portugal classificou-se no primeiro lugar em liberdade individual, e conseguiu boas classificações também em liberdade monetária e comercial (11ª e 12ª, respectivamente).
Nos direitos de propriedade, o país ficou na 23ª posição, na tecnologia em 30ª e na protecção aos investidores e corrupção na 31ª.
No que se refere a burocracia, aparecemos no 43º lugar, e na carga fiscal, em 57º. A pior posição foi conseguida na performance de mercado, onde não conseguimos ir além da 69ª posição.
O top 10 tem ainda lugar para Canadá, Singapura, Irlanda, Suécia, Noruega, Estados Unidos e Reino Unido. Os EUA caem assim da segunda para a nona posição, enquanto que Hong Kong faz o caminho inverso. O Reino Unido também caiu do sexto para o d
Seguem-se Finlândia, Austrália, Holanda, Bélgica, Suíça, Israel e Luxemburgo, e à frente de Portugal estão ainda Islândia, Estónia, Alemanha, França, Chipre e Chile.»
Depois do grande espectáculo mediático OCDE-Sócrates, o retorno à terra. Burocracia, Carga Fiscal, Performance de Mercado!
Não haverá aqui uma ilaçãozinha, uma correlaçãozinha a tirar?

Sem comentários:

Enviar um comentário