quarta-feira, 6 de julho de 2011

FUNDOS EUROPEUS E AMERICANOS APROPRIAM-SE DE TERRAS NOS PAÍSES POBRES: O NEO COLONIALISMO DOS NOVOS CRIMINOSOS DA FINANÇA

«Já é de comum conhecimento que os Estados do Golfo e a China têm realizado fortes investimentos em terras rurais, em diferentes países em desenvolvimento, mas a Grain, uma ONG de apoio a pequenos produtores agrícolas, identificou que alguns dos maiores investimentos vêm de fundos de pensões da Europa e dos EUA.
Os fundos de pensões são crescentemente geridos por empresas privadas para governos, uniões ou indivíduos. Estes fundos estão a ser utilizados para diferentes investimentos, incluíndo a compra de terras rurais nos países mais pobres, como o Sudão e a Etiópia. As organizações não governamentais que actuam nestes países têm denunciado este tipo de investimentos como manobras de apropriação de terras sem que se verifique qualquer dos benefícios prometidos como a criação de empregos e o desenvolvimento económico, ao mesmo tempo que contribuem para a intensificação dos problemas ambientais e sociais.
O relatório da Grain indica que o investimento está a crescer e poderá vir a ser até 5 vezes maior em 2015. A organização considera que, sendo o dinheiro dos cidadãos europeus e norte-americanos, com a mobilização social das pessoas e das organizações se poderá mais facilmente travar esta classe de apropriações de terras.»

Sem comentários:

Enviar um comentário