terça-feira, 26 de junho de 2012

CARTA A PASSOS

Lanço a todos os sociais democratas um repto.

A formação de um novo e verdadeiro partido  social democrata, onde não haja lugar a jotas, amiguismo, incompetência, irrealismo, mentira, etc... que pugne por uma verdadeira democracia onde as pessoas (que são os seus actores) sejam consultadas antes de se fazerem leis por amadores e desconhecedores do totalismo que é a vida de cada um como agentes económicos. 

Infelizmente Pedro, está a demonstrar que não tem nem capacidade, nem perfil, nem conhecimentos senão para destruir Portugal e os seus compatriotas. E acredite que não é apenas uma questão de qualificações, pois está a atingir muitos que têm mais experiência e qualificações que a sua. O seu golpe de inconsciência é pensar que a economia se autoregula a ela própria, sem um retrocesso civilizacional de décadas. Por outro lado, curiosamente, mantêm reguladores tomados pelos regulados. Não deixe que a ideologia e o partidarismo o ceguem!
Já basta a irresponsabilidade do governo anterior a raiar o crime. 
Empresas anteriormente viáveis (mesmo muitas que não contribuem para o défice externo) morrem hoje pela destruição do mercado interno.

Aconselho-o a fazer uma actualização dos seus conhecimentos de gestão e economia. E não venda à TAP senão a interesses Portugueses (porque não vender aos funcionários?) para que não lhe aconteça o mesmo que à CIMPOR, com a inconsciência de destruir uma companhia com mais de 50 anos, fundamental no que trás de verbas para Portugal, com gente muito qualificada em várias áreas e que num mercado saturado como é o da aviação rapidamente será canibalizada.

Ah, e seja patriota e não servil face a Merkel, porque o que lhe vemos é uma intensa insegurança que resulta em subserviência por interesses que não são nacionais que prejudicam Portugal e a própria construção europeia.

Tome medidas de bom senso e não baseadas numa má formação económica e ideológica, faça aquilo que Lula diz de fazer o óbvio (claro que para isso precisa de arregaçar as mangas e perceber que um país deve ser gerido por dentro e com e não com os lambe botas, promíscuos e deturpadores da realidade que normalmente se agarram ao poder!).

Tendo uma raiz social democrata, para mim você, Pedro, mostra-se uma desilusão. Não porque não concorde com a necessidade de ajustarmos a nossa despesa à nossa capacidade produtiva, mas pela incapacidade que teve de perceber que era apenas pela despesa supérflua e por verdadeiras boas práticas de gestão no sector público que Portugal podia recuperar.
Resolveu aumentar os impostos o que foi um erro total porque afectou a economia do mercado interno. Melhorou as exportações, é verdade.

Quer um conselho? Baixe o IVA (único) para 15%, não mexa no IMI para não esbulhar os seus compatriotas face à voracidade da AT (que agora até quer penhorar casas por dívidas não fiscais - pense se não está na AT um dos problemas da insegurança e descrença dos Portugueses; vá ver como no século XVIII se dá o grande desenvolvimento ao se separar a vida das pessoas das empresas; a economia cresceu exponencialmente porque os empreendedores tinham alguma segurança pessoal; hoje uma dívida, um azar de mercado significam para o investidor a miséria total pela penhora de todos os seus bens).

Se fizer isto, vai ver que a receita fiscal total não baixa, e não perde nem população (emigrada) nem activos.

Se continuar por este caminho ficará na história como um dos políticos que mais mal fez a Portugal! E não lhe desejo isso!           

Sem comentários:

Enviar um comentário