sexta-feira, 15 de junho de 2012

CONCORRÊNCIA À PORTUGUESA

«No documento, o regulador explica que os factores que mais determinaram esta subida foram os custos de aprovisionamento de energia e os custos de acesso às infra-estruturas reguladas. "Os custos de aprovisionamento de gás natural reflectem, entre outros factores, a evolução do preço do petróleo, em euros, com um diferimento temporal de alguns meses", explica o regulador, frisando que por um lado, verificou-se uma "subida acentuada do custo do petróleo bruto" e, por outro, flutuações cambiais do euro que resultaram num acréscimo do preço do petróleo bruto de 22%.
Também a contribuir para a subida do preço do gás natural esteve o "aumento dos custos com o acesso às redes e infra-estruturas", devido à quebra do consumo do gás natural "decorrente da actual crise económica". Indica a ERSE que "o menor consumo de gás natural perspectivado para o próximo ano gás, face ao considerado nas tarifas actualmente em vigor, resulta num aumento dos custos unitários do acesso".
A ERSE adianta ainda que a partir de 1 de Janeiro de 2013 são extintas as tarifas reguladas para os
consumidores de gás natural com um consumo inferior a 500 metros cúbicos, altura em que se inicia um período transitório, que pode ir até ao final de 2015. Durante esse período, a ERSE continuará a propor tarifas transitórias, que servirão de referência ao mercado liberalizado.»

Diminui o consumo, aumentam os preços.
Reguladores tomados pelos regulados!

Sem comentários:

Enviar um comentário