sexta-feira, 22 de junho de 2012

PARA QUANDO CRIMINALIZAR MINISTROS COMO VÍTOR GASPAR QUE TOMAM DECISÕES DE GESTÃO DANOSA

«Dados orçamentais de Maio dão azo a uma mudança de tom do ministro, que lança aviso para um “aumento significativo de riscos e incertezas” na execução.
O ministro de finanças, Vítor Gaspar, abriu hoje a porta a uma derrapagem orçamental este ano, tendo em conta o "aumento significativo de riscos e incertezas associadas às perspectivas orçamentais". Os dados da execução de Maio, que serão amanhã divulgados, mudaram definitivamente o tom do ministro. A queda da receita fiscal e das contribuições da segurança social "superior ao previsto", traduzindo o impacto de "uma recessão prolongada", dificulta uma execução orçamental que, no lado da despesa, "está sob controlo". Uma declaração que foi feita no final do Eurogrupo no Luxemburgo».

Economistas, gestores e sectores económicos em geral tinham avisado o PM e o ministro Vítor Gaspar que as suas opções eram erradas e danosas para Portugal. 
O aumento generalizado dos impostos é uma dessas medidas que teve o efeito de desempregar centenas de milhar, falir empresas que em situação de carga fiscal aceitável não faliriam, deixar alguns milhões em situação desesperada perante já não as necessidades básicas, mas perante o locupletar das finanças sempre prontas a penhorar toda a vida de cidadãos e famílias através dos mais miseráveis estratagemas e mexidas constantes na lei que deixou de ser geral e abstracta e passou a ser direccionada para os cofres do estado (como se o estado não devesse prover as garantias da cidadania).
Do mesmo modo que Sócrates é para muitos um criminoso, Gaspar e Passos, imitam-no na teimosia da acção e na mentira da eleição. 
Como de costume não ouviram os cidadãos mau grado terem sido eleitos com o anúncio de medidas contrárias (a hipocrisia é suprema, sabendo-se que antes da eleição o PSD lançou uma campanha para colectar as sugestões dos cidadãos).
Por migalhas são cidadãos esbulhados. 
Para quando criminalizar políticas contrárias ao anunciado, que semeiam a fome, a desilusão na democracia, a descrença? Como poderá o país recuperar se as empresa são descapitalizadas, os putativos investidores também. Gaspar responderá através do investimento externo. 
Mas não saberá Gaspar na sua genialidade arrastada que o investimento nacional é muito mais salutar que o investimento estrangeiro? 
Que Portugueses traidores são estes que nos desgovernam?

Sem comentários:

Enviar um comentário