sábado, 8 de janeiro de 2011

MARINHO PINTO, O DIREITO AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO E O ESPÍRITO CORPORATIVO ANTIGO REGIME

«Advogados: Marinho Pinto vai propor acesso à profissão só com mestrado»


O Sr. Marinho Pinto faz parte daquele tipo de Portugueses que pensa que no seu tempo é que era bom.

A liberdade de exercício profissional é um direito adquirido há alguns séculos, sendo o poder de entrada nas corporações um característica da sociedade antigo regime e não das sociedades modernas.

O problema do Sr. Marinho Pinto é pensar que as licenciaturas pós-Bolonha são formação qualitativamente diferente das pré-Bolonha. Engana-se, como se enganam todos os que estiolaram no tempo.

A licenciatura pós-Bolonha tendo diminuído o tempo de curso, transformou na sua maioria cursos de 4 ou 5 anos com 20 ou 25 cadeiras ou unidades lectivas, em cursos com 30 ou 40 unidades semestrais, muitas delas correspondentes em extensão a matérias anteriormente anuais.

A dinâmica dos cursos, e a sua intensidade, podia ter-se tornado regra não fora o problema da falta de qualidade de alguns cursos  - que já vem de trás. Se o problema é uma questão de concorrência não faz sentido tentar por todas as vias afrontar a concorrência com medidas corporativas.

Os advogados antigo regime não seriam beliscados, dada a qualidade que dizem incorporar face aos novos advogados. O problema estará assim no excesso de universidades de direito? Talvez, mas mesmo aí quem quer ser advogado sabe já que o exercício da profissão não é fácil e só singrarão os melhores.

A falta de qualidade de muitos cursos tem a ver com uma universidade muito feita para docentes, e menos para discentes com as necessárias e óbvias excepções, dado não ser correcto generalizar. Mas essa falta de qualidade, em muitos cursos já vem de trás e tem a ver com o mundo hermético do acesso à profissão, algo que o Sr. Marinho Pinto defende na sua corporação.

Enquanto os professores não entrarem e saírem sem se eternizarem no ensino superior, enquanto os professores do superior não forem obrigados à mesma competência pedagógica já hoje verificada no secundário, enquanto o superior não se abrir às melhores competências da sociedade civil (e a um conhecimento que se miscigena com a patricidade da realidade, alguns confundirão a qualidade do ensino com a qualidade do conceito saído de Bolonha).

Não consta que em países como a Inglaterra, que sempre tiveram realidades de cursos mais curtos no tempo, o conhecimento e a sua gestão tenham criado uma sociedade sem dinâmica, eficácia e inovação. A necessidade de harmonização num mundo cada vez mais integrado e global e um novo mundo onde o conhecimento tem de ser regularmente renovado, assim o exige.

...e isso é próprio dos velhos do Restelo e dos responsáveis pelo Estado a que Portugal chegou!


O sr. Marinho Pinto gostaria de limitar o acesso à profissão como sempre fez a ordem dos médicos, com a inevitabilidade dos gravíssimos problemas actualmente existentes na saúde em Portugal: falta de médicos, falta de cuidados atempados, preços caros a pagar pelo Estado e pela sociedade em geral no acesso a  um bem tão essencial como a saúde.

E é por isso que Marinho Pinto devia ser integrado numas quaisquer novas oportunidades que lhe renovassem e actualizassem a formação.

E ainda fala este senhor que os juízes ainda vivem no espírito do antigo regime! 
E os advogados como o senhor, senhor Marinho Pinto?


Sem comentários:

Enviar um comentário