segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O PORTUGAL DO OVERBOOKING

Se há algo que os regulamentos comunitários já deviam ter extirpado é o overbooking na aviação, mesmo se há pouco Regulamentos Comunitários tenham duplicado as verbas das penalidades para os infractores.

Aeroporto de Lisboa, 11 de Outubro, noite em Lisboa. Mais de uma dezena de passageiros da pública TAP, na sua maioria incautos irmãos Brasileiros, indignam-se com esta companhia dos outrora bons costumes: a companhia tinha vendido mais bilhetes do que aqueles que assegurava a bordo do Airbus 330. Alguns passageiros com conexões e sem experiência deste mau hábito da aviação não queriam acreditar que ficavam em terra, já que tinham in illo tempore comprado o respectivo bilhete dourado.

Que uma destas naves voadoras se avarie e tenha de ser trocada por um avião de menor capacidade, compreende-se. Mas que se teime em fazer overbooking propositadamente como política comercial para ganhar mais alguma "plata" é que já não se compreende: por motivo de imagem e de ética das organizações e porque os 600€ de indemnização nestes casos de voos intercontinentais ainda parece pouco face à ganância das companhias voadoras.

Afinal a ganância do quem tudo quer tudo perde não se fica pelos pilotos, é política de companhia!


Afinal o que as companhias mereciam é serem obrigadas a fretar Táxis Aéreos de luxo, na hora, para levar os pobres passageiros-consumidores que ainda acreditam na ética empresarial!

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