«Se buscarmos com verdadeira consideração
a causa de todas as ruínas e males do mundo,
acharemos
que não só a principal, senão a total e única,
é não acabarem os homens de concordar
o seu querer com o seu poder: si vis potes.
A raiz deste veneno mortal,
nascida não só na terra, senão também no Céu,
é a inclinação natural com que toda a criatura,
dotada de vontade livre,
não só apetece sempre ser mais do que é,
senão também querer mais do que pode».
[António Vieira, Sermão da Terceira Dominga Post Epiphaniam
pregado na Sé de Lisboa em 1662 (data provável)]
Aquilo que o plano inclinado III demonstrou não é nada que o Padre António Vieira já não vislumbra-se como causa de veneno mortal: «não só apetece ser sempre mais do que é, senão também querer mais do que pode».
a causa de todas as ruínas e males do mundo,
acharemos
que não só a principal, senão a total e única,
é não acabarem os homens de concordar
o seu querer com o seu poder: si vis potes.
A raiz deste veneno mortal,
nascida não só na terra, senão também no Céu,
é a inclinação natural com que toda a criatura,
dotada de vontade livre,
não só apetece sempre ser mais do que é,
senão também querer mais do que pode».
[António Vieira, Sermão da Terceira Dominga Post Epiphaniam
pregado na Sé de Lisboa em 1662 (data provável)]
Aquilo que o plano inclinado III demonstrou não é nada que o Padre António Vieira já não vislumbra-se como causa de veneno mortal: «não só apetece ser sempre mais do que é, senão também querer mais do que pode».
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