segunda-feira, 29 de março de 2010

TEIXEIRA DOS SANTOS, O CÍNICO

Todos nós temos os nossos ódios de estimação. O meu é Teixeira dos Santos. Porque o considero completamente incompetente, pouco inteligente, pouco capaz de solidariedade humana e um dos principais responsáveis do actual estado da economia Portuguesa.
O país com Teixeira dos Santos jamais mudará, porque a linha de continuidade de Portugal é o desprezo da economia pelas finanças, e o desprezo dos detentores do poder pelos seus representados.
Desde há muito que em Portugal não se percebem duas coisas essenciais: a primeira é que as finanças têm de estar ao serviço da economia e não o contrário; a segunda é que Portugal não deixa de empobrecer enquanto não perceber que tem de combater de um modo radical as desigualdades. Uma sociedade desigual é uma sociedade sem futuro, é uma sociedade desequilibrada, é uma sociedade incapaz de maximizar os seus fundamentais.
Assim, enquanto lança o PEC e os sacrifícios para todos os Portugueses, mantêm-se cinicamente uma ilha isolada fortificada do resto dos Portugueses, onde se acolita ele próprio e os outros ministros e governantes. 
Isto a propósito dos 47€ diários de subsídio de deslocação para os governantes, algo diferente do inexistente subsídio doutros funcionários públicos como os professores quando deslocados, que pagam obviamente do seu ordenado.
Para quando um país em que os governantes vão de carro próprio para o ministério e vivem uma vida não privilegiada igual a quem lhes paga o ordenado?

Sem comentários:

Enviar um comentário