segunda-feira, 16 de maio de 2011

O CONVERGENTE SÓCRATES

É culpa da crise internacional, diz Sócrates. Com a sua "esquizofrenia", prosápia e arrogância "batida" com a sua enorme ignorância o resultado da governação Sócrates parece estar espelhado nisto:

«Depois de Malta, Chipre, República Checa e Eslovénia é agora a vez da Eslováquia superar Portugal no processo de convergência com a média europeia. O país continua a perder posições de riqueza relativa na UE e estará em 2012 sensivelmente na mesma situação que estava em 1997. No próximo ano, Portugal que já é o segundo mais pobre da zona euro (atrás da recém entrada Estónia) ficará a ser o oitavo mais pobre ou mais distante da media europeia em termos de PIB per capita (em paridades de poder de compra).
Esta ultrapassagem - confirmando a tendência de previsões anteriores - é agora clara na estimativas de Primavera da Comissão Europeia, publicadas na passada sexta-feira em Bruxelas. Na origem está a profunda recessão esperada para o país este ano (2,2%) e no próximo (1,8%), altura em que será o único para da UE a produzir menos que no ano anterior.
No processo de convergência, Portugal cai dos actuais 72,5% da média comunitária em 2010, para 70% em 2011 e 67,8% em 2012, ano em que a Eslováquia - que se tornará o 19º país mais rico da UE, deixando Portugal no 20º lugar. O País acaba por anular a aproximação hesitante à UE feita nos últimos quinze anos, confirmando as teses de uma década perdida na participação no euro.»
Alguns Portugueses ainda parecem gostar disto: será porque se movimentam bem numa economia de corrupção? A dúvida aqui fica e é legítima face à realidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de ver um comentário actualizado ao "Convergente Sócrates", feito pelo próprio autor do mesmo.....
Pela minha parte só tenho a dizer o seguinte:
-A crise internacional e principalmente europeia, que segundo o autor não existia, está para durar...
-Portugal infelizmente vai ter vários parceiros, alguns europeus, a produzir menos do que no ano anterior....
-Há poucos dias o Governador do Banco de Portugal, que era um acérrimo adversário de Sócrates, veio revelar que as instâncias da União europeia não queriam que Portugal pedisse resgate...por isso queriam que fosse aprovado o PEC IV....
-Caso Portugal tivesse pedido resgate ao mesmo tempo que a Grécia, estaríamos agora metidos no mesmo saco...
-O autor do artigo vai muito brevemente compreender que o seu escrito demonstra arrogância, ignorância ou pelo menos insensatez....

1ZE

Enviar um comentário