sexta-feira, 3 de julho de 2009

O CALIBRE DO MINISTRO JAIME SILVA


«vida vegetativa
José Mendonça da Cruz

A União Europeia houve por bem emendar na passada semana mais um desses gestos largos, nada liberais e néscios com que dificultava a vida a quem produz e agravava o orçamento de quem consome: acabou com a necessidade de calibrar (de impor a uniformização de aspecto e tamanho) vários tipos de vegetais e legumes. Há, consequentemente, menos desperdícios, e os preços, consequentemente, baixam.
Um benefício para nós, não é verdade?
Não, não é verdade, graças a este governo e aos sempre inestimáveis serviços do senhor ministro da Agricultura.
O qual, num acesso de zelo, e para evitar transições bruscas (eu não invento), conseguiu negociar com Bruxelas (insisto, eu não invento), excepções para Portugal.
Ou seja, a calibragem de vários dos produtos que a Europa deixou de discriminar, e o consequente desperdício, e o consequente não-abaixamento de preços continuam em Portugal. Para bem de todos nós, é claro.»

Se isto se confirmar o ministro Jaime Pinho ficará neste fim de festa como um verdadeiro inimigo de Portugal e da sua agricultura!

1 comentário:

José Martino disse...

Um caso da agrigultura portuguesa: na passada 6.ª Feira fui abordado por um kiwicultor que pretendia saber quando é que a sua candidatura apresentada em Janeiro de 2009, teria um veredicto: aprovada ou indeferida e como sempre a conversa ficou nos atrasos do ProDeR. Este produtor de kiwis estava furioso porque recebeu no ano de 2007 setenta porcento do valor da ajuda PRODI a que tinha direito e desde essa altura não houve mais pagamentos.
Quando teremos as ajudas regularizadas e pagas atempadamente? Será pedir demasiado!?

Enviar um comentário