sexta-feira, 3 de julho de 2009

O SPEENHAMLAND SYSTEM PORTUGUÊS



A pobreza de largas faixas da população Inglesa já era contrariada pela chamada Poor Law do tempo Isabelino.

Com a pobreza induzida pela falta de comunitarismo e pelo individualismo exacerbado das gerações da Revolução Industrial, a generalização do Speenhamland system - todos os homens têm direito a um mínimo de assistência e só conseguindo ganhar uma parte devem ser ressarcidos do resto pela sociedade. Salário ganho, tamanho da família e preço do pão eram os critérios. Poor rates as taxas paroquiais que sustentavam a diferença.

Serve esta recordação do passado para pensar como Portugal, esta sociedade ainda com traços de pré-modernidade, parece ainda viver num pré - speenhamland system ao negar por autismo e cegueira política um mínimo real de sustentabilidade aos novos pobres resultantes do desemprego sem direitos e qualquer tipo de protecção social.

Segundo cálculos de entidades no terreno haverá já mais de 500.000 desempregados oficiais, mais 300.000 ou 400.0000 dos que trabalhando como individuais ou não se inscrevendo nos centros de emprego foram por este governo dito "socialista", mas muito aparentado com políticos liberais Whigs, abandonados à sua sorte.

Sem comentários:

Enviar um comentário