sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PORQUE RESISTIU O BRASIL À CRISE EM CONTRASTE COM O SEU PAI PORTUGUÊS? E PENSAR QUE SAÍ DE DENTRO DELE!

Para alguém que estudou um pouco de economia e gestão, mas também para quem é empresário, agente económico, dono(a) de casa, estudante de tabuada do 1º ciclo, ou mesmo analfabeto funcional, mas sabe ganhar com esforço e honestamente a vida, "está na cara" o que se passou a nível económico nos últimos anos.

Para os notáveis das finanças Portuguesas aprenderem e se roerem, de Verde e Amarelo, a última análise do Ipea - Instituto Brasileiro de pesquisa económica aplicada - aponta que 18,5 milhões de brasileiros ascenderam de classe social em três anos. E que concomitantemente em apenas três anos (entre 2005 e 2008), 18,5 milhões de brasileiros registaram elevação real em seus rendimentos individuais superior ao crescimento da rendimento per capita, passando aos níveis mais altos de renda na pirâmide social.

Pelos dados divulgados pelo Ipea, 7 milhões de pessoas ascenderam à classe média e 11,5 milhões ingressaram na alta.

A pesquisa mostra ainda que houve uma redução da participação do segmento de rendimento mais baixo da população entre os anos de 1995 e 2008. Em 1997, as pessoas que menos ganhavam representavam 34% da população. Em 2008, esta parcela caiu para 26%, o menor nível desde 1995. Já a classe média, 21,8%, cresceu para 37,4%.

Contrastando com Lula o Presidente-Operário, Sócrates o Ministro-Elegância, ao dar luz verde ao congelamento de salários e aos brutais ataques fiscais em conivência com Teixeira dos Santos, com a consequente retracção da classe média, funcionaram na razão directa da menor resiliência do povo Português à crise internacional.

Mas isto é indiferente a Sócrates e a Santos que sempre tiveram uma atitude de face oculta perante as realidades!


1 comentário:

Anónimo disse...

volta para o Brasil, mané...

Enviar um comentário