terça-feira, 3 de novembro de 2009

PERGUNTA A CAMÕES: UM FRACO REI FAZ FRACA A FORTE GENTE OU A FRACA GENTE FAZ PARECER FORTE UM FRACO REI?

Com a devida vénia, reproduzo o excelente texto de Pedro Correia atrevendo-me a perguntar a Camões se, lá no assento etéreo onde subiu, já se apercebeu se será o fraco rei que faz fraca a forte gente ou a fraca gente que faz parecer forte o fraco rei?


Ó glória de mandar, ó vã cobiça
por Pedro Correia |

«Ao tomar posse como primeiro-ministro do XVIII Governo Constitucional, há oito dias, José Sócrates retomou uma antiga tradição da política portuguesa citando um verso de Camões que andava um pouco esquecido: “Esta é a ditosa pátria minha amada.” Vem n’ Os Lusíadas, um clássico que ainda seduz políticos contemporâneos da mesma forma que seduziu o Rei D. Sebastião quando, segundo se julga, Luís de Camões lho leu pela primeira vez, no início da década de 1570, no paço real.
“Esta é a ditosa pátria minha amada, / À qual se o Céu me dá que eu sem perigo / Torne com esta empresa já acabada, / Acabe-se esta luz ali comigo”, escreveu Camões no canto III, 21ª oitava, d’ Os Lusíadas. É uma das mais belas quadras desta obra matricial da língua portuguesa cujo grau de popularidade se afere bem pela presença de muitos dos seus versos na nossa linguagem de todos os dias. Com efeito, é vulgar aludirmos à “ocidental praia lusitana” (canto I-1), àqueles que foram dilatando a fé e o império” (I-2), aos que “se vão da lei da Morte libertando” (I-2), ao “engenho e arte(I-2) ou ao “peito ilustre lusitano” (I-3). São igualmente familiares, até a quem não leu uma só linha do vasto poema, versos como estes: “Cesse tudo o que a Musa antiga canta, / Que outro valor mais alto se alevanta!” (I-3); “Vós, poderoso Rei, cujo alto Império / O Sol, logo em nascendo, vê primeiro” (I-8); “(...) julgareis qual é mais excelente, / Se ser do mundo rei, se de tal gente” (I-10); “Duma austera, apagada e vil tristeza” (canto X-145).


Os Lusíadas é uma obra marcante também pelas figuras que cria ou recria. As Tágides (“E vós, ó Tágides minhas, pois criado / Tendes em mim um novo engenho ardente”, I-4); Vasco da Gama, o “forte capitão” (I-44); a deusa Vénus, defensora dos portugueses, que “novos mundos ao mundo irão mostrando” (canto II-45), pois “se mais mundo houvera, lá chegara” (canto VII-79); Inês de Castro, aquela “que depois de ser morta foi rainha” (III-118); o Velho do Restelo com as suas imprecações (“Ó glória de mandar! Ó vã cobiça / Dessa vaidade a que chamamos fama”, canto IV-95); ou o sinistro Adamastor (“Cheios de terra e crespos os cabelos, / A boca negra, os dentes amarelos”, canto V-39). Já para não falar das incursões autobiográficas do autor no seu poema, como aquela em que se retrata como alguém que tem “numa mão sempre a espada e noutra a pena” (VII-79). Ou, projectado em interposto navegador no célebre episódio da Ilha dos Amores, nos ensina que “Melhor é experimentá-lo que julgá-lo / Mas julgue-o quem não pode experimentá-lo” (canto IX-83).

Camões foi um mestre na arte do aforismo em forma de verso, como Os Lusíadas bem testemunham. Eis alguns: “É fraqueza entre ovelhas ser leão” (I-68); “Sempre por via irá direita / Quem do oportuno tempo se aproveita” (I-76); “Quanto mais pode a fé que a força humana” (III-111); “Um baixo amor os fortes enfraquece” (III-139); “É grande dos amantes a cegueira” (V-54); “Contra o Céu não valem mãos” (V-58); “Quem não sabe a arte, não na estima” (V-97); “Fraqueza é dar ajuda ao mais potente” (IX-80).
Não admira que o nosso maior poeta continue a seduzir políticos: foi ele quem ensinou que “toda a terra é pátria para o forte” (canto VIII-63). Foi ele que tão bem soube cantar essa “ínclita geração” (IV-50) que se aventurou no ponto exacto “onde a terra se acaba e o mar começa” (VIII-78)".
Foi no entanto também Camões quem ensinou – aludindo a D. Fernando – que “um fraco rei faz fraca a forte gente” (III-138). Este é um verso que não imaginamos em nenhum discurso de posse. O que não quer dizer que não seja igualmente digno de reflexão.»

Sem comentários:

Enviar um comentário