sexta-feira, 19 de março de 2010

SUICÍDIO EUROPEU: FMI 1 - UNIÃO EUROPEIA 0

«Primeiro Ministro George Papandreou no PE ... era a falta de Europa que estava a enterrar a Grécia - e no fundo a mandar a Europa pelo cano de esgoto abaixo...». Porque se a Grécia tiver de recorrer ao FMI, não é só a Zona Euro que se esboroa. E o FMI está a oferecer crédito à Grécia a 2%, muito convidativo face aos 7% do mercado dos abutres que inflaccionam os CDSs e, num ápice, premindo um botão num computador algures no mundo, podem anular os esforços dramáticos de contenção que os gregos já estão convencidos que têm de fazer nos próximos anos.»
A Nova Europa já não se escreve pela mão generosa de Schuman, Monnet ou Jacques Delors. A Velha Europa toma paulatinamente o lugar dela, esquecida da guerra, em guerra consigo própria. 
Merkel, Sarcozy, Berloscuni, são a má Europa que expulsa a boa Europa. A Europa que disse sim à deslocalização das suas empresas, apoiando os empresários gananciosos que deslocaram para a periferia fábricas e tecnologias à procura de maiores lucros. A Europa do Norte que se abriu, aparentemente solidária, à Europa do Sul, abrindo e abrindo-se espaço de mercados e consagrando um grande mercado - interesseiro? - interno. A Europa que cria critérios rígidos, ditos de estabilidade, e que se "borrifa" para o crescimento. A Europa que falava em solidariedade e nega hoje à Grécia uma simples garantia, garantia essa que até o FMI - esse organismo horroroso, maligno e castrador do terceiro mundo, saído do consenso de Washington,  se apresta a dar.
Como este Mundo está alterado e em ciclo acelerado de desgraça. 
Até tu, Europa, a quem muitos viam como a nossa ilha dos amores, cruzado o cabo das tormentas!


Sem comentários:

Enviar um comentário