sexta-feira, 23 de março de 2012

OS POLÍCIAS DE MACEDO


A carga violenta da polícia sobre tudo o que mexia no dia de greve, e a sua fúria descontrolada própria de jovens arruaceiros tirados de um bairro de lata dos mais violentos,  revela a má consciência deste governo pelas aleivosias que faz ao seu povo, numa agenda anti contestatária de um governo e de um ministro que rapidamente internalizou tiques pouco democráticos do governo anterior. 

Ainda agora me pergunto se a fúria dalguns daqueles jovens polícias batendo indiscriminadamente em jovens mulheres, não revelam um total descontrolo emocional de quem em vez de querer bater naqueles manifestantes viu em flash as suas dificuldades de vida colocadas por um governo que surripia salários, apoios e subsídios.
 
Surpreendente também é como a polícia, ausente da violência criminosa das ruas, é tão célere e numerosa em aparecer em ambiente de contestação democrática. O carácter violento da polícia deste regime pouco se diferencia, assim, com a polícia de regime autoritário, provinciana e trauliteira doutros tempos.

A cultura de violência, longe de uma cultura de apoio à população e pedagógica, é definitivamente a mesma! 

E, aliás, a violência tem bem a face fechada, austera e pouco simpática do ministro Macedo, personagem que sempre me pareceu um dos indivíduos mais intratáveis deste governo... ou não me recorde ele uma figura sinistra dos primeiros álbuns da série de banda desenhada, Black and Mortimer.

Sem comentários:

Enviar um comentário