«Portugal precisa de pessoas para contrariar o envelhecimento e colmatar o «défice de qualificações».
Maria João Valente, juntamente com Maria Filomena Mendes, traçou três cenários demográficos para 2030, em que de destacam duas tendências: o crescente envelhecimento da população e um défice de qualificações muito significativo, com implicações na competitividade, disse à Lusa.
A socióloga e demógrafa afirma ainda que o saldo migratório do país tem sido negativo nos últimos dois anos. Há mais pessoas a sair do que a entrar em Portugal.
Os dados mais recentes mostram que Portugal já está no vermelho, no que a saldos migratórios diz respeito: há mais pessoas a sair do que a entrar.
Em 2010 e 2011, o país voltou à realidade do início dos anos 1990 e volta a fazer sentido perguntar se «emigrar vai ou não passar a fazer parte do currículo no futuro», refere.
«Estamos cada vez mais dependentes da imigração para crescer, do ponto de vista populacional, e também de um certo tipo de imigração para atenuar os níveis de envelhecimento».
A solução passa por atrair e fixar pessoas em Portugal, que possam preencher lacunas, principalmente a nível de qualificações.»
País de loucos. Expulsa uma geração inteira de qualificados fora os mais velhos e depois fala em fixar e atrair pessoas!
Sem comentários:
Enviar um comentário