quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CONCLUSÃO DE LOUCOS: «SOLUÇÃO PASSA POR ATRAIR E FIXAR PESSOAS EM PORTUGAL»

«Portugal precisa de pessoas para contrariar o envelhecimento e colmatar o «défice de qualificações».

Maria João Valente, juntamente com Maria Filomena Mendes, traçou três cenários demográficos para 2030, em que de destacam duas tendências: o crescente envelhecimento da população e um défice de qualificações muito significativo, com implicações na competitividade, disse à Lusa.

A socióloga e demógrafa afirma ainda que o saldo migratório do país tem sido negativo nos últimos dois anos. Há mais pessoas a sair do que a entrar em Portugal.

Os dados mais recentes mostram que Portugal já está no vermelho, no que a saldos migratórios diz respeito: há mais pessoas a sair do que a entrar.

Em 2010 e 2011, o país voltou à realidade do início dos anos 1990 e volta a fazer sentido perguntar se «emigrar vai ou não passar a fazer parte do currículo no futuro», refere.

«Estamos cada vez mais dependentes da imigração para crescer, do ponto de vista populacional, e também de um certo tipo de imigração para atenuar os níveis de envelhecimento».

A solução passa por atrair e fixar pessoas em Portugal, que possam preencher lacunas, principalmente a nível de qualificações.»

País de loucos. Expulsa uma geração inteira de qualificados fora os mais velhos e depois fala em fixar e atrair pessoas! 

Sem comentários:

Enviar um comentário