terça-feira, 30 de setembro de 2008

QUANDO ELE ERA ELA

Tenho para com os precários inflexíveis uma dívida de gratidão, pela partilha da nobreza da causa, na razão inversa da repulsa pelos decisores sem alma, usurpadores de legitimações, por esse grande ministro que dá pelo nome de Vieira da Silva. É esta gente que torna a política um lugar mal frequentado e insuportável ao cidadão comum.

Com a devida vénia transcrevemos um testemunho postado no sítio dos precários. Para que nunca esmoreçam as boas consciências e amoleçam as outras!
«Partilhamos mais este testemunho, enviado ao PI com a intenção de ser publicado neste blog. É importante juntar estras histórias, para desmascarar o país-faz-de-conta e para, como diz a Ilídia, "quebrar o silêncio". Continuamos a apelar ao envio de testemunhos (publicar ou não, assinando ou de forma anónima, é sempre uma decisão de quem envia).


"Sou uma vítima dos contratos administrativos de provimento. Após 17 anos de trabalho para a mesma instituição, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, assisti, no passado dia 19 de Setembro, à cessação do meu contrato de trabalho. Não fui despedida. O contrato acabou. Uma situação precária, que durou 17 anos, entre bolsas e contratos.

Ao abrigo da Lei 11 de 20 de Fevereiro deste ano, tenho direito a subsídio de desemprego, durante cerca de dois anos, pago pela instituição. Sinto-me uma espécie de criminosa, obrigada a apresentações periódicas para obter o tal subsídio. É caso para dizer “estudar compensa”.

Há muita gente que saberia muito bem o que fazer no meu lugar, insinuam que com as minhas habilitações eu deveria ter sabido contornar a situação. São opiniões, apenas isso, espero que nunca passem por uma experiência tão humilhante. Também já conheci pessoas solidárias, algumas porque encobrem histórias semelhantes à minha que se envergonham de contar.

Quero contar a minha história para evitar que haja mais vítimas. Quero partilhar o meu depoimento para quebrar o silêncio."

Ilídia Pinheiro, Licenciada em Física Tecnológica (1991) e Mestre em Probabilidades e Estatística (2002) »


Sem comentários:

Enviar um comentário