sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A REVOLTA DO SUB-MUNDO DOS 99(%)

«A Quadratura do Círculo», transmitida ontem, revelou a verdadeira face dos políticos e a sua caminhada solitária pelo graal, em contraponto aos outros ... o sub-mundo!

Confesso que tenho, ou tinha, alguma estima por J.P.P. Infelizmente a sua cultivada intelectualidade é inversamente proporcional ao desprezo pelo seu vizinho directo humano, o homu erectus, tão longe do supremo homu intelectus, e directamente proporcional ao seu culto de narciso.

De qualquer modo o eu, homu erectus, que adora também os outros animais, aproveita para lhe dizer que adorou o seu fabuloso álbum de fauna Africana. Só que apanhado pelo desprezo aos "desqualificados dos blogs", não sei se metaforicamente J.P.P. não me estaria a chamar, e aos meus outros 99% de irmãos, de ... animais irracionais!


VOU-LHE, ASSIM, FURIBUNDO, MANDAR JÁ UM MAIL A PERGUNTAR SE ESTOU CONDENADO À MESA DOS 99, OU SE POSSO ASPIRAR NO FUTURO A COMPARTILHAR COM O MESTRE, DOS PRAZERES DA INTELECTUALIDADE.

Recorrendo a Luís de Sá e à Ciência Política, relembro a teoria da circulação das elites de Pareto, que explica a história como a contínua substituição de um escol por outro. Sendo o carácter de uma sociedade, o cáracter do seu escol. Aí, caro J.P.P., tendo em atenção os últimos 20 ou 30 anos desta sociedade em concreto, quatro opções se lhe oferecem:

  • ou se enquadra nos 99% e foge do escol que tem, mais partido, menos partido, desgovernado Portugal nos últimos 20 anos (recolhendo-se ao aconchego da massa popular),
  • ou afasta a água do capote e se apoia na teoria da circulação das elites, assumindo-se como um elistista récem-chegado, espécie de cristão novo das elites, abjurando todo o seu passado,
  • ou parte e reparte o 1% por uma menor parte e afirma que afinal "havia" ... foram os outros!
  • ou assume, de vez, que esta é uma sociedade de cáracter!
Quanto aos «pequenos e médios intelectuais em busca da fama fácil», afinal e ao contrário de queixa recorrente, constata-se não nos faltarem tantos quadros intermédios. Há, assim, futuro para segundo Pareto, circular e substituir, no futuro, os 1% da continuada ... "cavalgada nacional"!*
*P.S. a palavra que me assomara primeiramente, era "cavalada" ou "cavalhada" mas evitei-a, porque nunca, por nunca, me envolveria numa luta com um "porco" ... mais a mais do "calibre" do Bernard Shaw.
(clica cont.:)

Sem comentários:

Enviar um comentário