De qualquer modo o eu, homu erectus, que adora também os outros animais, aproveita para lhe dizer que adorou o seu fabuloso álbum de fauna Africana. Só que apanhado pelo desprezo aos "desqualificados dos blogs", não sei se metaforicamente J.P.P. não me estaria a chamar, e aos meus outros 99% de irmãos, de ... animais irracionais!
VOU-LHE, ASSIM, FURIBUNDO, MANDAR JÁ UM MAIL A PERGUNTAR SE ESTOU CONDENADO À MESA DOS 99, OU SE POSSO ASPIRAR NO FUTURO A COMPARTILHAR COM O MESTRE, DOS PRAZERES DA INTELECTUALIDADE.
Recorrendo a Luís de Sá e à Ciência Política, relembro a teoria da circulação das elites de Pareto, que explica a história como a contínua substituição de um escol por outro. Sendo o carácter de uma sociedade, o cáracter do seu escol. Aí, caro J.P.P., tendo em atenção os últimos 20 ou 30 anos desta sociedade em concreto, quatro opções se lhe oferecem:
- ou se enquadra nos 99% e foge do escol que tem, mais partido, menos partido, desgovernado Portugal nos últimos 20 anos (recolhendo-se ao aconchego da massa popular),
- ou afasta a água do capote e se apoia na teoria da circulação das elites, assumindo-se como um elistista récem-chegado, espécie de cristão novo das elites, abjurando todo o seu passado,
- ou parte e reparte o 1% por uma menor parte e afirma que afinal "havia" ... foram os outros!
- ou assume, de vez, que esta é uma sociedade de cáracter!
Sem comentários:
Enviar um comentário