quinta-feira, 2 de outubro de 2008

JÁ QUEREM MATAR A BLOGOESFERA! JÁ QUEREM MATAR UM NOVO ESPAÇO DE LIBERDADE!

... o post ERC e blogoesfera, o estatuto (s)em debate, do "mas certamente que sim, do jornalista Paulo Querido", é indiciador que o caminho da liberdade é normalmente tomado por enigmáticos interesses, que repõem o homem democrático a vegetal libertário, mal as suas "liberdades" se atrevem a distender. JÁ QUEREM MATAR ... OU APROPRIAR-SE DA BLOGOESFERA! A intervenção pode também ser vista num quadro de criação dos empregos poderosos e estáveis, totalmente improdutivos, simbiose perfeita do poder que se alimenta do seu próprio poder e destrói SISTEMATICAMENTE a sociedade civil.
  • Para Paulo Querido, jornalista estimável, «o estatuto é inevitável! Queiram ou não os bloggers, ... a clarificação desse estatuto é inevitável e ... Vem com a responsabilidade crescente que os blogues, ou alguns deles (e notem, alguns deles! ... não lhes cheira a medo de usurpação, a corporação, a ocupação de espaços por extinção de outros espaços?...) pelo menos, ocupam na esfera comunicacional.»
  • E continua! «Por muito que eu, como anarquista que sou, ambicione viver numa sociedade sem necessidade de regulamentação que nos proteja uns dos outros e mantenha em funcionamento o sistema, tenho a noção clara do irrealismo presente de tal ideia. Aqui é a mesma coisa. O blogue é um amplificador da voz individual (da liberdade individual?) e na medida do seu novo alcance (protagonistas políticos?) a voz individual deixa de estar confinada a um espaço regulado pela lei geral.» Confinação de espaços ... Lei geral? Mas continua:
  • « Logo, não vejo como evitar que, na passagem para um nível superior de intervenção pública???», ... (mas estamos a falar da intervenção nos blogs dos jornalistas ou do cidadão comum? ... não são os jornalistas um novo poder ... ou é isso que os preocupa?) se não fique sujeito a um maior rigor quanto à forma ... (mas meu caro, Código civil, ... está lá tudo ... e até demais!). E mais algumas pérolas «...na ânsia de serem figuras interventivas, líderes de opinião e spinners merecedores de salário. Mas ao mesmo tempo parecem querer rejeitar os deveres de tais condições. Ora, não há estatutos grátis» ... leia-se não há almoços grátis! (nas mentes de algumas pessoas, "cosi" ainda há uma pequena janela de liberdade!).
  • «Mas há um estatuto por debater e o estabelecimento de normativos afigura-se inevitável.» ... a eterna pecha da sociedade Portuguesa, tudo tem de estar regulamentado, por que estando, a sociedade é muito ou pouco maleável, segundo a perspectiva abordada, e a liberdade é apenas ... sectariamente tolerada!
  • «A blogosfera não é toda igual???. Por muito que insistam os sargentos em busca de exércitos, a blogosfera não é toda igual???» Sargentos em busca de exércitos? ... aqui está a prova, a blogoesfera já foi tomada pela guerra surda, das hostes político-comunicacionais, dos donos ... das diferentes bolas em amena conspurquice.
  • «Há blogues e blogues. No mesmo ambiente rico de informação, alimentado pelo debate e tornado poderoso pelo hipertexto, coexistem diversos tipos de projectos de publicação, desde o mais despretencioso diário pessoal, quase íntimo no relacionamento com uma audiência directamente ligada ao autor, até à publicação de múltiplos autores com a ambição de assumir um papel de relevo no panorama mediático e tendo por alvo uma audiência concorrencial, em número, com a dos órgãos tradicionais.A uns dará jeito o actual sistema, controverso e complicado, que na teoria iguala uma voz anónima a um cidadão vulgar e a um profissional de comunicação. Mas este sistema não é auto-sustentável, para roubar a expressão à economia.» finalmente percebemos...esta guerra não é nossa... «Meter tudo isto no mesmo saco é péssimo.»
  • «Ninguém olha todos os blogues por igual — a começar pelos próprios bloggers, que preferem uns e desqualificam outros.»...????
  • «A finalizar: a tripla intervenção da ERC na blogosfera é um sinal do estatuto que a sociedade já atribui aos bloggers.»...será? Então e o espaço da sociedade civil? É uma farsa de encher bocas de sapos?
  • Como Portugal é o País da palatina propalada liberdade e o seu contrário! Significativo é, serem aqueles que sistematicamente a defendem a vestirem a pele dos primeiros carrascos e censores, sempre prontos a puxar dos seus "crayons blues" quando a realidade fica para si descolorida.
  • A finalizar ... reconstruam-se (como era bom o tempo em que eram quase todos ignorantes! ... meu rico amigo Rodrigo Pinto, estejas onde estejas!), deixem a blogoesfera ... sejam felizes com as vossas mulheres, ou libertem a vossa bilís para a música, o teatro, e todas as outras artes!

Sem comentários:

Enviar um comentário