quarta-feira, 28 de abril de 2010

O EXORCISMO SOBRE A STANDARD & POORS

Dois excelentes comentários na Jugular sobre o estado de denial dos "MAUS" políticos, exorcistas de pacotilha tentando exorcizar deste corpus económico a Má Notação Financeira da SP e conexas.
 
«Bem, os políticos podem "reafirmar o poder da política" como quiserem. Convinha é que deixassem de andar a gastar o dinheiro dos outros. É que as leis da economia não as muda por decreto, ou reafirmando o poder da política. Quando os políticos portugueses perceberem que o dinheiro não é deles - não é deles para fazerem obras desnecessárias, não é deles para comprar computadores para os meninos, não é deles para fazer campanhas com o Figo, não é deles para fazer obras que só existem porque os políticos têm o dinheiro dos outros para as fazer (se fossem mesmo precisas e rentáveis, os outros utilizariam o seu próprio dinheiro para as fazer e daí tirar proveito),  para fornecer serviços pelos quais ninguém está disposto a pagar voluntariamente, não é deles para fazer caridade - fazer caridade com o dinheiro dos outros, é, como o dizer, roubo, é isso, roubo. Reafirmem o que quiserem, mas o dinheiro não é vosso. Se para reafirmar for preciso mais dinheiro, comecem a gastar do vosso. É que pedir emprestado e dizer "eh pá, os nossos filhos e netos depois pagam" está a deixar de funcionar»
«Não admira que a esquerda esteja cada vez mais reduzida a palha na Europa . O problema é que a lei dos vasos comunicantes em política implica que muitos votantes se moverão para a extrema direita.
Dois excelentes comentários na Jugular sobre Umas informações para o Sr.Galamba. Números! essenciais para a vida apesar de a esquerda os odiar  excepto quando é para cobrar impostos ou atirar dinheiro para cima dos problemas e distribuir "dinheiro do estado, do PS" :
Os Portugueses nestes 3 primeiros meses de 2010 passaram a dever por via da Dívida Publica mais 320 Euros cada um, do mais novinho ao mais velho, não se esqueça que só metade produz... A somar aos 13270 que já deviam, também cada um. Isto dá um aumento na dívida de 2,4% em 3 meses. Julga que a economia cresceu a 2% em 3 meses? O retrato dos últimos anos tem sido aumento de dívida a 7-9% ao ano, enquanto o crescimento anda pelos 1% ao ano.
No entanto você julga que quem nos empresta dinheiro não deve ficar preocupado com semelhante panorama. Se eu fosse a S&P já há muito tinha colocado o Governo português em junk level, porque quem faz parte deste Governo(os outros não foram muito menos maus) ou é louco ou criminoso e esses não devem ter dinheiro emprestado. Sem esquecer ainda as ajudas Europeias.
Do exposto acima sobre a dívida publica, faltou falar sobre a dívida escondida em empresas publicas, parcerias publico privadas e municípios. Por isso o panorama ainda é mais negro e a dívida real maior.  Mas para quem acha que um País pode continuar a endividar-se sem crescer e a culpa é dos malvados especuladores certamente não o preocupará muito. A negação da realidade é composta por esta extraordinária frase: "precisa-se de política não de economia" só há uma coisa a dizer então: se a política não quer ter nada com a economia não lhe peça empréstimos.  Por uma vez estaria de acordo, um País decente é aquele que não tem défices.»

Sem comentários:

Enviar um comentário