segunda-feira, 25 de maio de 2009

NA BARBEARIA DO GENTIL E JUSTO TIRADENTES

«São seis da manhã. Que difícil é a vida de contribuinte. Paga e além disso tem de estar seis horas a preparar papéis para poder declarar o IRS. Felizmente há um sistema que permite fazer estas coisas de madrugada e, diga-se, até funciona bem, mas a preparação dos números é de vomitar.Brrhaaaa...».

Na barbearia do sr. Luís a luz teima em não se apagar, mas não se fazem barbas nem se aparam bigodes e muito menos manicures torneiam unhas. Dão-se, à luz das Edipianas e usurárias velas de ouro, horas extraordinárias ao Estado, horas desperdiçadas, não recebidas, mas bem pagas! Na barbearia do sr. Luís ao contrário, como há muitos séculos na barbearia dos pavorosos e temidos tiradentes, não se sangram as almas a corte de unhas como se extraíam dentes, para se alimentar as cortes de El-rei e agora os seguidores desta multi - indecente e estonteante república.

Barbeiro: há uns anos, em que tudo ainda não era Simplex, fui buscar um mix de economia e gestão. Hoje fui buscar uns mais temperados e subsidiários Estudos da Europa. Subsídios nem vê-los, que são como cogumelos pouco espontâneos, húmidos de indecências, em floresta alheia. Mas como o nosso amigo Barbeiro, magoo-me sempre no espelho ao escanhoar. Não apenas por mim, que me dói a lâmina metida nos outros, mas por todos aqueles milhões de pobres confrades ileteratas falsamente iletrados, porque muitos, mui dignos e sábios, pró-ratas da nossa ineficácia e estupidez, gente maltratada e digna a quem um burocrata dos não transaccionáveis, no seu afã de se fazer nobre e necessário, congemina pratos de complicado economês, fazendo ar de desprezo e de conhecida altivez, como quem diz: afinal eu sou o senhor e o master, tu és o povo, contrata se desconheces, trabalha e paga, qual mula que não merece o pouco feno, eu que eu sou a imagem da simplificada e Lusitana honradês!
Será, talvez, neste país de gente muito mais mal que "mala" - qual pobre criança lixo Angolana moradora e morredora de contentor - neste país de anti-cristos descidos à terra e de cristos retribuintes, escravos a já a darem a outra face, estando ainda a ser malhados e vergastados na outra!

Sem comentários:

Enviar um comentário