quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DA BIELORRÚSSIA

«É comum dizer-se que a liberdade de um país pode medir-se pela liberdade e profissionalismo do seu jornalismo. Na Bielorrússia, se essa liberdade não é completamente desprovida de sentido muito se deve ao trabalho da Associação de Jornalistas da Bielorrússia (AJB).
A associação, que representa quase 1.000 trabalhadores dos meios de comunicação social de todo o país, tem enfrentado dificuldades extremas para defender os direitos legítimos dos jornalistas, e promover a liberdade de expressão e opinião naquele país.
Intimidação, assédio, processos criminais, ameaças de morte, são apenas alguns exemplos dos instrumentos utilizados para ameaçar os profissionais dos média, que não raras vezes se vêem forçados ao exílio. Em alguns casos, com a ajuda e a acção imediata da AJB, tem sido possível levar a tribunal os responsáveis por estes actos, todavia a maioria passa ainda impune.
Para além disso, a AJB tem desempenhado igualmente o papel de observador, documentando conflitos, aconselhando jornais e exortando as autoridades a tomarem medidas. Outra das componentes da associação, consiste em informar e sensibilizar os cidadãos para o direito constitucional à liberdade de informação.
Apesar das dificuldades e hostilidade do regime de Minsk, a Associação de Jornalistas da Bielorrússia continua ainda hoje firme no seu combate por um jornalismo livre e independente.
PRÉMIO SAKHAROV para a liberdade de pensamento - 2004»
A vida tornou-se existente e móvel com a informação. O espaço mundo alargou-se e a disseminação comprimiu o tempo. A simultaneidade da informação trouxe “o perigo do agente anónimo, com critérios desconhecidos, sob instruções ignoradas, com perspectivas incontroláveis”. Contra esse domínio da distorção da cenografia, batem-se jornalistas. A imagem tem de ser clara e custa vidas, como bem sabe a associação de jornalistas da Bielo – Rússia. A luta é contra a supressão de factos, acréscimo de versões, eliminação de referências, construção de biografias, o limite onde balança a ética.   

Sem comentários:

Enviar um comentário