segunda-feira, 28 de novembro de 2011

25 ANOS COM BARÓN CRESPO E NICOLE FONTAINE

Hoje no congresso da UE a decorrer na Faculdade de Direito de Lisboa, foi bom de ver no primeiro painel Barón Crespo e Nicole Fontaine, dois ex presidentes do PE, darem uma lição de esperança aos Portugueses mau grado as nuvens que se abatem sobre a Europa e a desilusão mil vezes apregoada pelo moderador António Guerreiro. Foi também bom de ver na abertura a lucidez do professor Paz Ferreira e do reitor António Nóvoa.

Curioso foi verificar um auditório a pouco mais de um terço, o que significa que os cidadãos Europeus são responsáveis também por alguma descrença na Europa bem como também a afirmação de Nóvoa sobre a necessidade da Europa arregimentar uma nova democracia participativa. 

Como não há bela sem senão, a contradição destas elites à utilização de um painel fechado sem direito a questões colocadas pela audiência: será que não haverá aqui uma contradição entre a Europa das elites que apela a uma maior participação e a bondade de uma prática monopólica e açambarcadora que não envolve os cidadãos na ideia de Europa?

Sem comentários:

Enviar um comentário