terça-feira, 29 de novembro de 2011

REPRESENTANTES DA PRIMAVERA ÁRABE

"No ano de 2011, o Prémio Sakharov foi atribuído a cinco representantes da Primavera Árabe: Asmaa Mahfouz (Egipto), Ahmed al-Zubair Ahmed al-Sanusi (Líbia), Razan Zaitouneh (Síria), Ali Farzat (Síria) e, a título póstumo, Mohamed Bouazizi (Tunísia).

Na altura da escolha do prémio o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek afirmou: "Estas pessoas contribuíram para mudanças históricas no mundo árabe. Este prémio reafirma a solidariedade e o apoio firme do Parlamento Europeu à sua luta pela liberdade, pela democracia e pelo fim dos regimes autoritários".

Asmaa Mahfouz

Asmaa Mahfouz é uma das fundadoras do movimento juvenil egípcio "6 de Abril", ao qual aderiu em 2008. A opressão de jornalistas e activistas pelo regime de Mubarak e o exemplo tunisino levou-a a organizar os seus próprios protestos. Os seus apelos à liberdade, colocados no YouTube, Facebook e Twitter, foram vistos por centenas de milhares de pessoas e levou-as à Praça Tahrir, para aí pedirem reformas democráticas, justiça social e respeito pelos direitos fundamentais. Asmaa Mahfouz foi detida sob a acusação de difamação dos dirigentes militares egípcios e presente a um tribunal militar, tendo sido libertada sob fiança devido às pressões de proeminentes activistas.

Ahmed al-Zubair Ahmed al-Sanusi

Ahmed al-Zubair Ahmed al-Sanusi foi o "prisioneiro de consciência" com mais tempo de detenção na Líbia. Em 1970, foi acusado de conspiração numa tentativa de golpe contra o Coronel Kadhafi e passou 31 anos na prisão, muitos deles em regime de isolamento. Membro do Conselho Nacional de Transição, está agora a trabalhar pela liberdade e pela democracia na era pós- Kadhafi.

Razan Zaitouneh

Razan Zaitouneh é uma activista dos direitos humanos na Síria. Fundou um blogue intitulado SHRIL, onde divulga regularmente as atrocidades cometidas no seu país. Através deste blogue, apela à comunidade internacional para pôr cobro à violência sofrida pelos manifestantes, mantendo igualmente contactos regulares com os meios de comunicação social internacionais para que estes dêem testemunho da situação na Síria. Razan Zaitouneh está actualmente escondida das autoridades, que a acusaram de ser uma agente estrangeira. O seu marido e o seu irmão encontram-se detidos.

Ali Farzat

Ali Farzat é um caricaturista político e um conhecido crítico do regime de Bashar al-Assad. Com o crescimento da actual revolta na Síria, iniciada em Março, Farzat tornou-se mais directo nas suas caricaturas anti-regime, visando especificamente al-Assad. Em Agosto, foi espancado pelas forças de segurança sírias, que fracturaram as mãos de Farzat e lhe confiscaram os desenhos, tendo-lhe depois dito: "Isto é apenas um aviso".

Mohamed Bouazizi

Mohamed Bouazizi era um vendedor ambulante tunisino, cuja auto-imolação, em Dezembro do ano passado, esteve na origem dos motins que despoletaram a revolução tunisina e o consequente derrube do Presidente Ben Ali. Esta revolta inspirou manifestações e revoluções noutros países árabes, como o Egipto e a Líbia, movimento que ficou conhecido pela designação de "Primavera árabe".

Numa altura em que a Europa parece esquecer o modelo social e o seu ADN solidário e de compromisso, Asmaa Mahfouz (Egipto), Ahmed al-Zubair al-Sanusi (Líbia), Razan Zaitouneh (Síria), Ali Farzat (Síria) e, postumamente, Mohamed Bouazizi (Tunísia), representam a denominada Primavera Árabe do Grande Magreb ao Sudoeste Asiático - a que ironicamente alguns podiam chamar de “grande Club Med Árabe Magrebiano da liberdade”. Se a Tunísia, a Líbia, o Egipto, ganharam já o primeiro round, a história do combatente pela liberdade Sírio, ainda se escreve a sangue de Damasco à fronteira da Turquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário